publicidade
22/06/2011 19:06

Palavras de desabafo: a indignação de Claudio Drugovich

Fonte: Claudio Drugovich


Claudio Drugovich, tio do piloto Felipe Drugovich e manager e chefe de equipe de seu irmão Junior Drugovich na conquista do bicampeonato de Fórmula Truck na década de 90, escreveu as linhas abaixo, para demonstrar sua indignação com fatos que vem ocorrendo nas corridas de que seu sobrinho - e vários pilotos - têm participado na Super Cadete.

Deve ser ressaltado que é assegurado o direito de resposta a todos os citados.

Confira:

Há pouco tempo, assisti a uma palestra do Dr. Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, na qual ele dizia que o povo brasileiro deveria indignar-se com os absurdos deste país.

Falava ele ainda sobre um amigo chamado Stéphane Hessel, de 93 anos, que vive em Paris e que escreveu um livro cujo título é “Indignai-vos”, deixando como sugestão de leitura a todos que coadunam seu pensamento.

Pois a minha indignação neste momento é, pasmem, com uma criança de aproximadamente 11 anos, um piloto da Super Cadete, e principalmente, com seus pais, que não tomam nenhuma providência quanto às reiteradas atitudes agressivas que este menino vem tendo nas corridas de kart de que participa.

No entanto, o que seus pais não percebem é que tais atitudes não estão adequadas ao esporte que pratica e se desvirtuam, totalmente, dos objetivos e das características do automobilismo.

Tanto é assim que, em mais de uma oportunidade este piloto foi punido e até desclassificado das provas, o que, contudo, não tem sido suficiente para inibir a repetição das condutas agressivas que são, por todos, repudiadas.

Na 6ª etapa da Copa São Paulo da Granja Viana, ocorrida no dia 18 de junho próximo passado, indignados com as consequências de seu comportamento inadequado e pouco esportivo, que acabam por não ser remediadas pela desclassificação, todos os competidores, por meio de seus representantes, entregaram ao Diretor de Prova da competição uma carta de repúdio, na qual foram, inclusive, solicitadas providências mais severas com relação ao piloto.

Por isso, além de demonstrar minha indignação, eu pediria que a Federação Paulista ou a Confederação Brasileira de Automobilismo tomassem uma atitude mais rígida com relação a este piloto, como o banimento ou, pelo menos, a suspensão por dois ou três anos, não só para o bem do esporte e dos demais competidores, mas também e, principalmente, do próprio piloto que, de alguma forma, deve aprender a competir com honestidade e lealdade.

  • 22/06/2011 19:24 Mauro

    Infelismente as pessoas confundem mau caratismo com pilotagem agressiva.A gente vê os próprios preparadores e pais ensinando os pilotos a baterem, onde e como baterem. E o pior é que quando se pensa em entrar com recurso ou qualquer outra reclamatória somos desestimulados com aquele tradicional " não vai dar em nada". E assim estamos criando os "monstrinhos" que amanhã podem colocar em risco a vida de outros pilotos. Sou pai de piloto e já passei por isso mais de uma vez.

  • 22/06/2011 21:08 Carlos Souto

    Boa noite
    Queria relatar alguns fatos que ocorreram na decisão do campeonato sul brasileiro na super cadete. Vencemos a primeira bateria de forma brilhante lutando contra dois karts bem mais rapidos de reta, na segunda bateria no meio de uma curva de alta ¨pé em baixo¨o piloto da frente pisa no freio a causa um acidente acabando assim com a possibilidade de lutarmos pela vitoria e titulo. O mais espantoso disso é que o piloto Eduardo Souto prejudicado diretamente pelo ocorrido foi o punido. Parece que quem grita mais e age de forma anti ética neste esporte é quem leva vantagem. Concordo com o Senhor Claudio no seguinte aspecto o esporte deveria formar o caracter destes garotos mas na verdade parece que quem leva vantagem são aqueles que gritam batem e prejudicam o espetaculo. O Felipe venceu de forma brilhante e merecida o sul brasileiro mas se este piloto não tivesse prejudicado nossa corrida com certeza teríamos uma disputa mais bonita.Espero que a CBA analise de forma mais rigida e imparcial o que ocorre na pista e não prejudique quem tem talento e favoreçam os medíocres e os mal caracter.

  • 22/06/2011 21:21 Geovane Diniz Gonçalves

    PREZADO AMIGO CLAUDIO,PRIMEIRAMENTE QUERO DIZER QUE O TITULO DE CAMPEÃO SUL BRASILEIRO CONQUISTADO POR FELIPE FOI MERECIDO.POREM DEVO APROVEITAR PARA COLOCAR O QUANTO MEU FILHO SOFREU SEQÜENTES ATITUDES AGRESSIVAS E ANTI-DESPORTIVAS .PRIMEIRAMENTE EM CURITIBA,QUANDO LARGOU NA 2ª BATERIA NA POLI E FOI JOGADO NA PRIMEIRA CURVA PARA FORA E EM ALTA VELOCIDADE.SEGUNDO PELA FORTES ANTI DESPORTIVAS ATITUDES ACONTECIDAS NAS DUAS BATERIAS DE FLORIANÓPOLIS CONTRA JOÃO PEDRO,POR UM TERCEIRO COMPETIDOR AFOITO PELO TITULO.PODIAM TER SE MACHUCADO.ACREDITO QUE OS COMISSÁRIOS E A DIREÇÃO DE PROVA TEM UM POUCO DE CULPA NESTES FATOS.NÃO VEREM,ACHAREM QUE NADA ACONTECEU E DEPOIS SER TUDO CONFIRMADO VIA IMAGENS CONCRETAS.BOM,DEVEMOS TODOS LUTAR POR UM KARTISMO COMPETITIVO,DEVEMOS PREPARAR VERDADEIRAMENTE NOSSOS PILOTOS PARA CARROS DE CORRIDA,MONO`POSTOS DE ALTA VELOCIDADE,FORMULAS.DEVEMOS ENTENDER QUE TOQUES FORTES OU FRACOS EM MONOPOSTOS,CAUSAM DEMISSÃO DE PILOTOS,PREJUÍZOS NÃO ACEITOS POR EQUIPES DE PEQUENO OU GRANDE PORTE,MUNDO AFORA.ESTAMOS COM TEMPO SUFICIENTE PARA DARMOS UM NOVO RUMO AO KARTISMO BRASILEIRO,QUE SE FAÇA,NA MIRIM ATÉ A GRADUADOS,URGENTEMENTE.

  • 22/06/2011 22:32 Wagner

    Boa noite,
    Sou favoravel a um puchão de orelha apenas, pois esse piloto é extremamente competitivo e talentoso, " JAMAIS " , UMA PUNIÇÃO DE 2 OU 3 ANOS, tenho certeza que não existe influencia alguma de seus pais ou equipe, acho sim que, ele é as vezes um pouco afoito, apenas isso. Se trata de um garoto de 11 anos. dificil de ter essa maldade ( ? , ? ).

  • 23/06/2011 11:14 Luiz Sergio Ferraz Dos Santos.

    Caros amigos preparadores e pai de pilotos. Tomem cuidado com o que falam
    sobre orientação vinda da equipe! As atitudes do meu JR- vem sendo repreedidas por mim severamente!! Mas infelizmente demanda tempo uma mudança no piloto que começou o trabalho comigo à tão pouco tempo e já veio c/certa indisciplina.
    Peço que prestem atenção na mudança de conduta de João Pedro para que no futuro venham nos parabenizar.
    Grato
    Zé Bolão- chefe de Equipe da Quake2

  • 23/06/2011 12:03 Gabriel Robe

    Bom, inicialmente, eu queria falar como piloto que NUNCA teve nenhuma desclassificação por atitude anti-desportiva. Quem está olhando a corrida de fora das pistas, tem uma visão, mas que está sentado ali na hora tem outra totalmente diferente. Tem toques que são inevitáveis, pois voce vem em uma reta longa e logo em seguida tem uma curva travada, e nisso vem os 3 primeiros disputando o titulo um colado no outro, dai o primeiro colocado freia antes propositalmente, e então o segundo bate na sua traseira, e quem acaba sendo punido é o segundo que na verdade não tem culpa nenhuma. Acho que os comissários deviriam analisar mais esses aspectos principalmente nas categorias de base aonde o grid é bem mais compacto.
    Mas tambem há os toques maldosos e com vontade de prejudicar o outro competidor, como já ocorreu diversas vezes comigo. Ano passado na disputa do grande premio rbc, eu estava na sétima posição, derrepente começou uma chuva e eu fui pra segundo, na ultima volta, eu estava indo para ultrapassar o primeiro, e fui fazer uma manobra que eu iria freiar um pouco mais para ultrapassar na saida da curva, isso porque o terceiro colocado estava literalmente longe, e exatamente este veio em alta velocidade e bateu em mim, sem nem freiar em uma curva travada, muitos devem lembrar dessa cena, e a federação não tomou nenhuma atitude de punição. Tem pilotos que são extremamente maldosos e estes deveriam não apenas ser punido na prova, mas ser punido na forma de não poder competir por uns 4 ou 5 meses, mas não a única punição por tempo fora de provas é para pais que fazem papel de idiota brigando e chingando como se tivesse a máxima razão e autoriadade, mas não aos pilotos, os realmentes culpados de tudo. obrigado

  • 23/06/2011 15:12 Claudia Guim

    Estou chateata a tal ponto que não há espaço no mundo pra responder e expressar toda a minha dor, deixar respostas e comentários infrutíferos também não, mas vão tirar um poco de peso do meu coração. Então o que tenho a dizer e deixar claro aqui é que já procurei auxílio e VOU ATÉ O FIM para colocar por terra todas essas inverdades coroadas de inveja e rancor sobre meu filho e sua carreira.
    Vou deixar aqui uma frase pra refletirem:
    As competições não deveriam passar das pistas e nem deveriam ser mais importantes e necessárias para os pais do que para os próprios filhos e nem servir para pessoas se promoverem, destorcerem, levarem vantagens....
    as pessoas deveria fazer um esforço e analisar fatos como eles realmente aconteceram e principalmente tomando cuidado para não sujar uma criança que é SIM EDUCADA E TEM EM CASA ÓTIMO RELACIONAMENTO FAMILIAR, ESCOLAR DE AMIZADE e que acima de tudo é CRIANÇA E NÃO ESSE BANDIDO MALVADO, QUE DEVE SER "BANIDO", QUE DEVE SER EDUCADO AOS MODOS DE 19000 E NÃO SE QUANDO!!! E PENSE SE SUA VAIDADE E INDGNAÇÃO NÃO ESTÁ EMPORCALHANDO O QUE UM PAI E UMA MÃE LEVOU MUITOS ANOS EDUCANDO, AMANDO, E QUE TEM ORGULHO DA CRIANÇA MEIGA E AMÁVEL QUE SE TORNOU.
    VAMOS REFLETIR!!!

  • 23/06/2011 15:41 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    Em nenhum momento da manifestação do Sr. Claudio Drugovich ou na apresentação desta foram citados nomes. Em razão dos rumos que esta matéria está tomando, com comentários pesados e, em alguns momentos, ofensivos, tais comentários foram retirados do ar.

  • 23/06/2011 16:08 Geovane Diniz Gonçalves

    O PILOTO JOÃO PEDRO CUSTÓDIO FEZ UM BELO CODASUR,ESTEVE MUITO PERTO DA VITORIA,TODOS PRESENTES SÃO PROVA DE COMO ELE ANDOU FORTE O TEMPO TODO.NO SUL BRASILEIRO SE TIROU O PE,NÃO CONSIGO IMAGINAR QUE TEMPO VIRARIA,CORREU QUATRO BATERIAS ,DUAS NA CADETE E DUAS NA SUPER CADETE,TEVE MELHOR VOLTA NAS QUATRO BATERIAS.NA PRIMEIRA SUPER SOFREU TRÊS TOQUES FORTÍSSIMOS E UM QUASE CAUSOU CAPOTAMENTO( TUDO EM FILME E FOTOS,TUDO NARRADO PELO LOCUTOR OFICIAL,TUDO COMPROVADO POR OUTRO PILOTO QUE ESTAVA NA PISTA,OS COMISSÁRIOS NADA VIRAM,NA PRIMEIRA BATERIA ENTREI COM RECURSO E PERDI,NA SEGUNDA NOVAMENTE ENTREI COM RECURSO E GANHEI.TODOS SABEM QUEM FOI VERDADEIRAMENTE PREJUDICADO NO CAMPEONATO,INCLUSIVE OS PILOTOS QUE LÁ ESTAVAM.EM CURITIBA LARGANDO NA POLE JOÃO PEDRO FOI EMPURRADO PARA FORA NA PRIMEIRA CURVA,PELO PILOTO QUE ESTAVA EM TERCEIRO.FOMOS IMENSAMENTE PREJUDICADOS E AINDA PODERÍAMOS TER SIDO MAIS.A RAZÃO OBJETO DA INSATISFAÇÃO DO CLAUDIO DRUGOVICH SÃO EXATAMENTE FATOS ASSIM,ELE PRESENCIOU NO SUL BRASILEIRO E SOFREU PELAS MESMAS SITUAÇÕES NA GRANJA.TENHO CERTEZA QUE OS FATOS SERIAM DIFERENTES SE A DIREÇÃO E OS COMISSÁRIOS DE PROVA FOSSEM MELHOR ESCOLHIDOS E OU TREINADOS,MUITOS SÃO COMPETENTES,AS FALHAS VINDAS DE POUCOS ESTRAGAM UM EVENTO,UM CAMPEONATO COM MUITA FACILIDADE.NÃO ACREDITO QUE PAIS INCENTIVEM SEUS FILHOS PILOTOS A SE MACHUCAREM,SE EXISTEM OS QUE TORCEM POR TAL SITUAÇÃO,QUE MUDEM DE IDÉIA IMEDIATAMENTE,PODE SER OS FILHOS DELES OS QUE VÃO SE MACHUCAR DE VERDADE.ALGUNS PAIS NO ENSEJO DE SE MOSTRAREM CORRETOS ESTÃO SE COLOCANDO VERGONHOSAMENTE EM DESPRESTIGIO JUNTO A TODA A COMUNIDADE AO DEFENDEREM OS ERROS E OS ATOS DANOSOS COMETIDOS,A FALTA DE ÉTICA É BEM LOCALIZADA E OBSERVADA POR TODO O MEIO.FINALIZANDO,TENHO CERTEZA POR TUDO QUE PRESENCIEI NESTES SEIS ANOS QUE MEU FILHO COMPETE, E AINDA NESTES TRINTA ANOS FEITOS ESTE ANO, QUE EU MESMO TIVE A MINHA ESTRÉIA COMO PILOTO DE KART AQUI EM GOIÁS,QUE UMA BOA CONVERSA DA FAMÍLIA,COMISSÁRIOS DESPORTIVOS E DIRETOR DE PROVA,ANTES,DURANTE E DEPOIS DE CADA PROVA,CADA EVENTO,CADA CAMPEONATO,SOMADOS A RIGIDEZ EM PUNIR OS FALTOSOS,OS ANTI DESPORTIVOS,DARIA UM NOVO RUMO AO APRENDIZADO DE NOSSOS AMADOS FILHOS.GOSTARIA AQUI DE SALIENTAR QUE BANIMENTO É UMA PENA MUITO FORTE,DEIXAR MESES FORA DA PISTA IDEM,A DESCLASSIFICAÇÃO E UMA BOA CONVERSA JÁ RESOLVEM O PROBLEMA.ACREDITO QUE O ZÉ DIPLOMATICAMENTE VAI DAR UM JEITO NO EXTRAORDINÁRIO PILOTO QUE É O JOÃO PEDRO GUIM,SEI QUE TEM A COLABORAÇÃO DA CLAUDIA E DO CLAUFER.EXISTEM MUITOS OUTROS PILOTOS QUE TAMBÉM PRECISAM DE UM PREPARADOR COM JUÍZO E PAIS QUE RECONHEÇAM OS PREJUÍZOS QUE PODEM DAR E RECEBER.REAFIRMO QUE A CBA/CNK/FEDERAÇÕES DEVEM COLABORAR NESTA ÁRDUA TAREFA DE FORMARMOS VERDADEIROS PILOTOS DE COMPETIÇÃO.

  • 23/06/2011 19:16 Carlos Souto

    Boa noite
    Amanha estaremos colocando no you tube a filmagem, completa, da primeira e segunda bateria do sul brasileiro olhem avaliem e vejam como esta o esporte. Ao ver as imagens, agora pouco, cresce a minha indignação.

  • 23/06/2011 20:31 Marcio A.decezaris

    Esses acontecimentos/fatos pessoal que até podemos dizer assim "tornaram-se corriqueiros" já vem de tempos e devem continuar ou talvez serem protelados + uma vez...se atitudes e providencias imediatas não forem tomadas pela estirpe do kartismo nacional para coibir tais atos (impensados ou não)! Poderiam começar simplesmente com uma filmagem oficial completa, adequada e profissional das baterias dos campeonatos para dirimir e contrapor ditos acontecimentos, fora e dentro das pistas principalmente. Lembrem-se que o pior cego é aquele que não quer ver ou aquele outro que se faz de cegueta mesmo, capiche!

  • 24/06/2011 09:18 Zein Barakat

    PILOTO QUE SE PREZA TEM QUE SER AGRESSIVO DE MANEIRA ESPORTIVA, AGORA, QUERER CRUCIFICAR UMA CRIANÇA ISSO É INADMISSÍVEL. A PIOR PUNIÇAO PARA UM PILOTO É A DESCLASSIFIÇAO, QUEM VIU ESSE GAROTO CORRER O ULTIMO SKB EM INTERLAGOS ASSISTIU UMA CORRIDA BRILHANTE, TANTO QUE O RESULTADO DA PROVA DIZ TUDO. TOLERÂNCIA ACIMA DE TUDO. FORÇA JPG.

  • 24/06/2011 11:32 Albany

    tem certas pessoas que querem ganhar a qualquer custo, mas estou aqui para dizer que meu filho bruno bertonello pertence a equipe citada e eu como pai posso lhes garantir que em primeiro lugar os pilotos são aceitos mas tem uma conduta a ser seguida ou seja tem que serem bons na pista e fora dela, acontecem toques não tem como não acontecer. porque acontece....sem duvida acho eu que seja diferença do TALENTO e do tá-lento... sem duvida o piloto que está sendo citado sem sombra de duvidas é um TALENTO. A PESSOA QUE FEZ TODA ESTA TEMPESTADE DEVE TER TIRADO ESTA IDEIA DE PROTESTAR ESTA CRIANÇA,POIS REALMENTE AS ESCOLAS PARA SE PILOTAR UM KART PRIMEIRO ELE DEVERIA TER PILOTADO FORMULA UM , FORMULAS , STOCK CAR ,FORMULA TRUK ONDE NÃO ACONTECEM TOQUES... ADULTOS ERRAM, CRIANÇAS NÃO PODEM... CONHEÇO MUITO BEM O PAI DO PILOTO E SEI O QUANTO SEU FILHO É BEM EDUCADO.

  • 24/06/2011 14:19 Carlos Souto

    Caros amigos entrem no site da granja viana e vejam a filmagem e tirem suas conclusões, julgar uma criança de 11 anos deste jeito é uma temeridade e covardia. GPG Não deixe isso abalar vc no brasileiro acelere e mostre na pista o seu talento, que vc tem..

  • 24/06/2011 16:06 Sérgio Moraes Cardoso

    Pais e preparadores: Não podemos aceitar a inversão de responsabilidades que se referem a matéria que reflete a opinião de Claudio Drugovitch. Quem participa de esportes de competição, como atleta ou pai/mãe, precisa aceitar que regras e comportamentos esportivos existem para serem cumpridos, e quando descumpridos causam penalizações esportivas, que muitas vezes transcendem o próprio ambiente do esporte. Não acredito que esteja havendo nenhum tipo de perseguição ou tentativa de transformar o piloto em um piloto sem méritos. O que acredito é que o tamanho da repercussão dentre os que acompanham de perto, é um sinal de que algo deva ser modificado na maneira como conduz seu Kart. Inclusive na opimião de seu chefe de equipe, quem melhor para opinar? transcrevo aqui trecho do comentário do Zé Bolão: "Caros amigos preparadores e pai de pilotos. Tomem cuidado com o que falam sobre orientação vinda da equipe! As atitudes do meu JR- vem sendo REPREENDIDAS POR MIM SEVERAMENTE !! Mas infelizmente demanda tempo uma mudança no piloto que começou o trabalho comigo à tão pouco tempo e já veio c/certa INDISCIPLINA. Peço que prestem atenção na mudança de conduta de João Pedro para que no futuro venham nos parabenizar. Grato Zé Bolão- chefe de Equipe da Quake2.? Cabe apenas aos responsáveis analizar os sinais e tentar deles tirar o melhor proveito esportivo e educativo, os fatos são supervenientes e foram e vem sendo presenciados pelos concorrentes e demais que acompanham. Ademais nossa constituição garante o direito a opinião e nada que lí nos comentários à matéria ou na própria matéria, citam expressões como : Bandido ou Malvado. A tentativa de inverter a responsabilidade não colabora de forma alguma com a evolução real e necessária para todo o Kartismo. Peço a todos um pouco de reflexão para que possamos todos reavaliar nossos pontos de vista, para modificar-los ou nos certificarmos deles.

  • 24/06/2011 16:09 Luiz Sergio Santos

    Caro Cardoso,o garoto já foi punido! Não basta pra vocês? Ficam afomentando uma situação corriqueira no automobilismo para quê? Corridas de Kart tem toques sim!! E na maioria das vezes nessa idade não é na maldade. Cabe à direção de prova julgar certo ou errado e não aos pais de pilotos e agregados!
    Se quiser se isentar de certas situações de corrida é melhor comprar uma sapatilha de balet e mudar de esporte.

  • 24/06/2011 17:04 Rogério

    Estou acompanhando a injustiça que estão fazendo com esse garoto. Estou torcendo por você João Pedro Guim. Estão tentando diminuí-lo . Você é muito mais do que esses comentários sem pé nem cabeça. Esperamos pra te ver na pista de Interlagos dando um outro Show !! Vc não merece o que estão tentando fazer com vc ! Acelera garoto, vc tem muito talento e nada vai deter isso !!
    Boa sorte
    Conte conosco,
    Rogério Queiroz e toda a família de preparadores e mecas !!

  • 24/06/2011 19:22 Marcos Aurelio Coimbra

    Sou apaixonado por kart há muitos anos e sigo a trajetória de quase todos os pilotos que tem suas matérias noticiadas aqui neste site. Este garoto que as pessoas acima estão falando é um dos mais velozes, simpáticos e premiados da nova geração. Se não me engano já conquistou competições como Copa Centro-Oeste, GP RBC, foi campeão dos dois Super Kart Brasil e tem se destacado muito nas corridas da Granja Viana, onde atualmente é vice-líder. Quem realmente conhece e acompanha as corridas sabe que o kart é um esporte que muitas vezes tem contato e cabe, aos comissários e diretores da prova, analisarem cada um isoladamente. Ao que consta no resultado da corrida da Granja o referido piloto foi desclassificado da corrida. Sendo assim, eu pergunto: O que mais o senhor espera, distinto redator desta "carta" de indignação? Com que propriedade e qual embasamento desportivo o senhor acredita poder julgar as atitudes de um atleta? Qual o seu currículo como dirigente do automobilismo? Ah, esqueci.... Tio de piloto de kart e irmão de piloto de caminhão.... Suas palavras, proferidas por um adulto contra uma criança, soam como dor de cotovelo, talvez, pela falta de expressivos resultados do piloto que você apóia. Ao piloto agredido em sua mensagem, esteja certo, tem uma família exemplar e irá se fortalecer ainda mais para o Brasileiro que está por vir.