publicidade
06/04/2011 12:07

Paulista: 59 pilotos X Sul-Brasileiro: 60. Neste confronto todos perderam

Fonte: Portal Kart Gaúcho / Kart Motor - Erno Drehmer


No último final de semana tivemos – em São Paulo e em Curitiba, ao mesmo tempo – dois eventos importantes no kartismo brasileiro. Em Interlagos foi realizada a 2ª etapa do Campeonato Paulista, forte no momento por estar sendo realizado na pista que receberá a 1ª fase do Brasileiro este ano. No Raceland Internacional vivemos a abertura do Sul-Brasileiro, que iniciava também a disputa por uma vaga no Troféu Academia, da CIK/FIA, para pilotos da Sudam Júnior.

Paulista – 59 pilotos
Sul-Brasileiro – 60 pilotos

Na disputa entre quem tinha mais pilotos, ninguém ganhou e tampouco houve empate. TODOS PERDERAM!

E porque todos perderam? Porque as duas competições foram marcadas para a mesma data e, se fossem realizadas em dias diferentes e de forma isolada, poderiam ter reunido 80 ou 90 pilotos cada.

Faz muito tempo que o calendário do kartismo brasileiro como um todo tem falhas em seu planejamento e aqui vai a primeira constatação: São Paulo tem três campeonatos importantes, mas esse não é o grande problema, pelo contrário. Todos os kartistas gostariam que seu Estado tivesse UM campeonato forte, o que dizer de TRÊS? O problema, em nossa avaliação, são as muitas etapas que cada campeonato, principalmente o Light e Granja Viana, tem em seu calendário. Isso simplesmente faz com que outros campeonatos praticamente não tenham datas para elaborar seu calendário.

Tivessem esses dois campeonatos três ou quatro etapas a menos – o Light tem 10 e a Granja tem 11 – sobrariam seis ou oito datas durante o ano para que campeonatos como o Sul-Brasileiro, Centro-Oeste ou Sudeste pudessem marcar suas etapas sem que houvesse a danosa coincidência. E os custos para os pilotos baixariam um pouco, já que estes teriam menos etapas para correr.

Outra constatação: um campeonato como o Sul-Brasileiro não pode deixar para divulgar suas datas em fevereiro ou janeiro, como aconteceu este ano. As três federações do Sul, responsáveis pela competição, precisam se reunir de uma forma mais ágil e, na condição hierárquica de ser mais importante que os estaduais ou regionais paulistas, evitar coincidências ou discussões sobre mudar calendário para evitar tais coincidências.

Mais uma constatação: 1) a Copa Codasur e a 3ª etapa do Paulista coincidiam, ambas marcadas para o final de semana de 21 e 22 de maio. 2) A Copa Codasur trocou sua data e será realizada entre 2 e 5 de junho. 3) Até onde sabemos, um evento com a chancela da Confederacion Sudamericana de Automobilismo (Codasur) é muito maior que um evento realizado por uma federação, no caso a Paulista. Conclusão 1: A FASP poderia ter retribuído a “gentileza” e mudado a data do Paulista deste último sábado para um dia em que não houvesse coincidência com outra corrida, principalmente a etapa de abertura do Sul-Brasileiro, comandado por Rubens Gatti na condição de presidente de uma das federações envolvidas. Gatti é, também, e todos sabemos, presidente da Comissão Nacional de Kart da CBA. Conclusão 2: Ou a CBA e a Codasur poderiam ter exigido que a FASP mudasse a data do Paulista que coincidia com a Copa Codasur, simples assim, já que são mais importantes que a FASP, em razão de uma palavra simples, hierarquia.

Isso não aconteceu e as duas corridas foram realizadas juntas no último final de semana. Resultado: 59 pilotos no Paulista, 60 no Sul-Brasileiro. Vocês acham que alguém ganhou? Na nossa avaliação, não: TODOS PERDERAM, mais uma vez.

Por fim, um pedido, repetido por diversas vezes por quem quer um kartismo forte e sadio, sejam eles pilotos, preparadores, patrocinadores ou imprensa: senhores dirigentes, pensem mais no esporte como um todo. Deixem de lado rivalidades, deixem de lado pensamentos que não sejam o engrandecimento do nosso kartismo. Assim, teremos a oportunidade de escrever que TODOS GANHARAM. Um dia chegaremos lá, quem sabe....

  • 06/04/2011 13:12 Geovane Diniz Gonçalves

    INCLUSIVE PODERIAM TER ADIADO A ETAPA DO PAULISTA PARA ACONTECER EM CONJUNTO COM A PROVA DO SKB MARCADA PARA O PRÓXIMO FERIADO E DAI TERIAM REPETIDO O GRANDE NUMERO DE PILOTOS PRESENTES NA ABERTURA DA TEMPORADA 2011.PRECISO SALIENTAR QUE TIVE CONTATO COM O INTERLAGOS CLUBE E COLOQUEI AO PRESIDENTE DO CLUBE A POSSIBILIDADE DE ACONTECER O CODASUR E A DATA QUE ESTAVA PREVISTA PARA O IMPORTANTE EVENTO SOB RESPONSABILIDADE DA FEDERAÇÃO SUL AMERICANA DE AUTOMOBILISMO E ME FOI DITO QUE NO CASO SÃO PAULO MUDARIA A DATA,FATO NÃO OCORRIDO.PORTANTO CONCLUÍMOS QUE EXISTE GRANDE MÁ VONTADE POLÍTICA E DAI SOMOS IMENSAMENTE PREJUDICADOS,PILOTOS,EQUIPES E O AUTOMOBILISMO EM GERAL,NO PRESENTE E NO FUTURO.DEVERIAM NUM ATO ÉTICO AGRADECER PELO PAULISTA ESTAR DE VOLTA EM RAZÃO DE TER BRASILEIRO AGENDADO PELO CNK/CBA AO INVÉS DO ATO FEITO E SEM CHANCE DE CORREÇÃO.PARABÉNS SR.RUBENS GATTI POR TER FEITO A SUA PARTE NO INTUITO DE TER BONS EVENTOS.POR ALGUMAS VEZES COBREI FORTE DO CNK/CBA E SEMPRE O FAREI SE FOR O CASO,DESTA VEZ A MINHA CRITICA É PARA OS CLUBES E DIRIGENTES DE MEU ESTADO NATAL,SÃO PAULO.

  • 06/04/2011 13:24 Jorge Myasava

    Erno, seus comentários são sempre providenciais, parabéns.
    Realmente, lastimável a falta de entendimentos entre as Federações, gostariamos imensamente de ter participado dessa 2ª Etapa do Paulista, certamente haveriam no mínimo mais 2 pilotos na graduado do Paraná.
    A pessoa do Sr. Rubens Gatti encontra-se revestida de democracia, entretanto, na minha opinião, chegou a hora de impor algumas regras, como disse sabiamente o Erno, hierarquia é a palavra de ordem.

  • 06/04/2011 15:42 Marcos Peli

    Erno , sua análise é bem colocada , porem com todo o respeito creio não deveríamos fazê-la de forma tão simplificada sob o pretexto de torná-la bairrista.
    Se formos para um longínquo passado no kartismo paulista, onde não existiam muitas opções de campeonatos importantes , oficial mesmo somente o Paulista , tínhamos sim etapas com grids repletos , repescagens e etc... , e a falta de concorrência fez com que os dirigentes abusassem do autoritarismo e dos preços de inscrições ..De forma paralela , o aumento do profissionalismo e os custos de participação subiram, e principalmente para que corria de forma mais purista ou sem tanto poder aquisitivo para acompanhar esta evolução , viu-se o crescimento das famosas "corridinhas de rua" que por sua vez além de menos dispendiosas distribuíam muitos prêmios aos participantes. A coisa foi crescendo e em pouco tempo tínhamos campeonatos "paralelos" disputados dentro de kartódramos com mais participantes do que em provas oficiais como o Paulista .Com este crescimento , viu-se uma perseguição voraz por parte da federação a estes campeonatos e depois uma importante reavaliação das causas , com conseqüentemente realinhamento para baixo nos custos de participação em provas oficiais , com o surgimento inclusive do Light por ex.
    A Concorrência neste ponto (entre os diversos campeonatos realizados que surgiram em numa determinada região) é um fator muito importante neste equilíbrio de preços, óbvio que também tem suas conseqüências como as que vc. bem relata neste artigo se analisarmos a coisa fora da esfera da regionalidade.
    De outra forma , e analisando a diminuição de custos proposta pela diminuição de etapas , poderia ser vista paradoxalmente a diminuição dos dias em que seu carro pode circular em função do rodízio , sob pretexto de evitar congestionamentos. Economizar por não correr de kart me parece bem isso ! , mais fácil abandonar o Kart de vez , ou deixar o carro na garagem para sempre , assim não teríamos congestionamentos.
    Em minha humilde concepção , creio que valha muito mais , o título conquistado ao longo de toda uma temporada, do que o título conquistado em apenas um único final de semana ou em poucas etapas , que muitas vezes privilegia não o melhor piloto ou equipe , mas sim a sorte que se teve , ou deixou-se de ter naquele final de semana.
    Estes "títulos de final de semana" na maioria das vezes (por favor sem menospresos) valem mesmo para enriquecer currículos de candidatos a seguir carreira em. outra categoria
    A Análise quanto aos prós e contras de termos opções ou concorrência não pode ser apenas quantitativa! , ou em uma esfera maior do que sua própria regionalidade.
    Outra coisa que eu nunca consegui entender , e pegando o gancho do assunto (nacional x regional), é o fato de termos o Campeonato Nacional mais importante (Brasileiro) aberto a inscrições de qualquer piloto.
    Na minha opinião , os regionais disputados em todos os Estados deveriam servir de pré qualificação a quem deseja participar do Brasileiro , nos moldes do que acontece hj com o GP RBC. , assim um campeonato regional alavancaria um Nacional , e teríamos ao menos uma maior justiça de valor quanto aos participantes candidatos ao título nacional , além do fato que este procedimento poderia privilegiar o desenvolvimento do kartismo e do kartista regional , sem a necessidade de dispendiosos deslocamentos para competir em SP em busca de desenvolvimento.
    Sei lá , acho que a coisa é bem mais complexa do que só números e vagas no calendário , e merece muito mais atenção por parte de todos.
    Abs.
    Massa

  • 06/04/2011 17:09 Gustavo Ferreira

    Erno, parabéns pelos comentários. Creio também que se todos dirigentes, deixarem de lado suas vaidades e seus interesses pessoais, o esporte e todos que a ele se dedicam, so tem a ganhar.
    Um abraço a você.
    Gustavo.

  • 06/04/2011 21:00 Henrique Basso # 17

    E A ETAPA FINAL DO SUL-BRASILEIRO QUE VAI SER NO MESMO DIA DE UMA DAS MUITAS ETAPAS DO PAULISTA LIGHT???
    ALGUEM VAI TOMAR ALGUMA PROVIDENCIA??
    OU EU Q ESTOU FAZENDO O SUL-BRASILEIRO VOU FICAR SEM PREPARADOR, POIS ELE É DE SAO PAULO E TEM SEUS PILOTOS FAZENDO O LIGHT TAMBEM??

  • 07/04/2011 00:19 Roger Rieger

    Senhores,
    Nossas federações e confederação são muito burocráticas e pouco mercadológicas... são ruins de negócio. Pouco marketing, nenhuma integração e baixo resultado. Há pouco tempo atrás com a economia ruim o kartismo agonizava, agora com a economia bombando o kartismo titubeia! 60 karts num campeonato como um Sul-Brasileiro? ridículo! Esse pessoal não sabe fazer, só sabe cobrar!
    Concordo com uma organizaçào orquestrada, onde os regionais qualificariam um brasileiro de verdade! Concordo com um calendario integrado, pelo menos nos principais estados do kart... Na verdade penamos por maus gestores... conformados com o status quo da condição ou permissão do cargo e não com os resultados da gestão, com a responsabilidade e compromisso do cargo. É lamentável, é pobre, é brasileiro... infelizmente.
    Forte abraço a todos que gostam do kart como eu, forte abraço Erno, sua atuação é louvável e ajuda o que é ruin a não ficar pior, pelo menos a não ficar sem a crítica, primeiro passo para algo melhor.
    Roger Rieger K100-PR

  • 07/04/2011 01:05 Gianfranco Sampogna

    Creio que o pior não seja a quantidade de campeonatos, pois todas as regiões tem o direito de desenvolver o kartismo da melhor forma que lhe convier, mas as quantidades de regulamentos imcompativeis é o que dificulta, a CBA mandou todos os pilotos de 14 anos para a graduados agora todos vão para o codasur como sudan junior ai depois todos voltam para a sudam no brasileiro, a CBA deveria escolher que parametro seguir o internacional ou o nacional e isso vale para o calendario aproveitando a ideia acima, porque não qualificar para o brasileiro nos regionais, aí não teríamos que ficar vendo equipes e pilotos se matando de trabalhar em 3 corridas por mes em são paulo, é muito corrida para um estado que abastece o mercado de profissionais do mais alto gabarito, tá na hora da CBA dizer o que vale realmente, quais campeonatos oferecem seleção e qual regulamento devemos seguir, os que podem correr de chassis importado e relação livre ou os chassis nacionais com relação limitada, é muita variavel e o que podemos fazer nesta situção, investir e correr tudo para não ficar atrás, vejo que todos estão preocupados em correr tudo porque todo mundo fala em coinscidencia de datas sendo que o certo seria dizer qual o melhor campeonato preparatorio devemos correr, não temos mais a unanimidade do paulista de antigamente porque temos varios regulamentos em atividade, todo mundo quer se preparar para alguma coisa, ai eu entro na reflexão do Erno quem perdeu? Acho que vamos perder muito dinheiro por falta de direção num ambiente de competição de fabricas e campeonatos preparatórios para alguma competição que seja codasur ou brasileiro, isso virou um mercado que somos obrigados a participar, quem vai sobreviver o tudo isso? Tomara que seja os pilotos em suas respectivas carreiras.

  • 07/04/2011 10:27 Marcelo Pavão

    Erno, suas colocações são ótimas, porém não mostram a sua fidelidade e bairrismos que sempre atuou e por anos esteve envolvido no desenvolvimento de provas como membro e com cargo na Federação Gaúcha de Automobilismo, sendo Diretor de Provas da mesma.
    A relação de amizade, e cumplicidade prova, em provas, que o Sr. Gatti e turma limitada, podem estar "pasmos" com texto veiculado no Kart Gaucho.
    Certamente um conteúdo de ataque a FASP, para promover o "elefante branco" do Velopark e questionar o campeonato paulistano. Bem que em Minas, os pães de queijo também saem quente, manipulandos através da política regional, o recebimento da etapa do Brasileiro.
    Salve nossos pilotos, que acreditam competir em igualdade, no Velopark, no Raceland, na Aldeia da Serra ou na Granja Viana.
    Não deixo de incluir o diretório político de Itu, base de Paulos, Herculanos ou Jaimes. A grande realidade é que muitos perdem para poucos ganharem e muito!
    Através de provas questionadas, vagas deliberdadas, homologações explícitas e carteis de vendas - a sujeira é composta por todos os lados, os que se acham santos; são os piores!
    Não se esqueça que o seu passado mostra quem é você e o que você pretende.
    Obrigado, Marcelo Pavão.

  • 07/04/2011 10:43 Erno Drehmer - Kart Gaúcho / Kart Motor

    Desculpe, Sr. Pavão, que ninguém conhece no kartismo com esse nome. Talvez com outro? Mas eu não entendi a ideia de seus comentários. O que tem a ver meu envolvimento passado na FGA ? e digo que é ótimo que seja passado ? com o que foi escrito por mim aqui? O que tem a ver o que está escrito com promover o Velopark? Falei apenas de coincidência de datas e do nenhum esforço que a FASP fez para ajudar a resolver o problema. Identifique-se melhor e todos confirmaremos que é você quem está defendendo algo de uma forma muito particular, com interesses mais do que pessoais. Seja claro, seja corajoso e não use meias palavras, pois não tenho o que esconder, ao contrário do que parece você mesmo estar fazendo. Ah, o pessoal do Kart Brasil, no Orkut, já lhe excluiu, lembra, por seus interesses pessoais escondidos atrás de um nome falso.

  • 07/04/2011 13:39 Gustavo Ferreira


    Senhores,
    Concordo com o pensamento do amigo Roger. Sempre que esta turma se mete faz coisa errada, pois não tem competência nem sequer eficiência suficiente para organizar nada. Vejam os exemplos da TRUCK e da STOCK. Funcionam porque? Lá existem empreendedores que buscam seus lucros sem detrimento dos espetáculos e da organização. Funciona, e no final todos os envolvidos saem ganhando.
    Um abraço a todos.

  • 08/04/2011 06:56 Adilson Baldin

    nao conheço a banda podre do kart pois tenho soh 2 anos do mesmo, mas enfim alguem esta levando a culpa de tudo o que esta acontecendo hoje no kart e a culpa e sim dos pais de pilotos que nao pensam mais em formar um grande piloto e sim um campeao de final de semana talvez iludido pelo seu preparador que deve dizer para o garoto ser um bom piloto tem que participar de todos os campeonatos e aii é que a coisa pega muito dinheiro em jogo e pouco gride em seus campeonatos , sendo que o certo seria cada regiao fazer seus proprios campeonatos e mandar seus pricipais pilotos para disputar o brasileiro e sim ter um verdadeiro campeao seria mais justo , mas enfim onde no brasil soh manda o dinheiro fazer o que ,,ou vcs jah esqueceram o brasileiro de goias .abraços a todos brigar por emails nao levam a nada o certo e baixar a bola e fazer algo urgente para o kart nao voltar atra de novo.

  • 08/04/2011 23:04 Ruben Carrapatoso

    Fico muito triste com todos esses comentários e discussões.
    O pq?
    Porque se eu estivesse começando agora no kart e entrasse nesse site e visse tudo que eu estou vendo, eu compraria uma moto ou uma prancha ou um Skate, porque Kart certamente não seria o ambiente certo para mim ou para o meu filho.
    Pensem um pouco o pq esta vazio o kart, sera que um pai que esta pensando colocar o filho em algum esporte vendo isso iria optar pelo kart ?
    Acho que não, não estou defendendo ninguém, mas acho que a culpa não é somente das Entidades responsáveis e sim de TODOS, pois somos NOS (pilotos, pais, chefes de equipe) que fazemos deste esporte o que é. E não somente as entidades responsáveis.
    Vocês falam, o porque antigamente era cheio e agora não esta! Então talvez seja por causa disso, antes quando eu comecei era pura competição não tínhamos mil regras sobre isso ou aquilo, era peso redutor e PAU NA MAQUINA.
    As vezes o mais simples é o mais barato.
    Então reflita no que pode acontecer com o seu comentário antes de faze-lo.
    Muito Obrigado
    Ruben