O pódio do GP Brasil de F1 voltou a ter um Piquet na primeira posição pela primeira vez desde 1986. Aos 16 anos de idade, Pedro Piquet é o mais jovem vencedor da história da Porsche GT3 Cup Challenge, categoria que há uma década promove as preliminares da F1 em Interlagos. O campeão da F3 Brasil liderou todas as voltas da classe Challenge para conquistar a primeira vitória de sua carreira no autódromo paulistano. Na classe Cup o triunfo foi de Constantino Jr., que assumiu a liderança do campeonato.
"Estou muito contente pela vitória, minha primeira em São Paulo. Gostei muito de guiar o Porsche e do astral da categoria. Estão de parabéns pelo evento. Fico feliz por vencer na preliminar da Fórmula 1", disse o piloto do carro #5 depois de descer do pódio ensopado de champanhe.
A pista amanheceu molhada, obrigando a direção de prova a dar a largada da Challenge com safety-car. Mesmo comboiados, alguns carros tiveram dificuldades em permanecer na pista até a formação de um trilho seco. Quando a bandeira verde foi acionada, Pedro abriu vantagem sobre Henrique Assunção, que cruzou a linha de chegada em segundo lugar.
"Tentamos fazer o melhor. A pista estava um pouco complicada e secou praticamente nas últimas duas voltas. Não consegui acompanhar o ritmo do Pedro. Estava um pouco perigoso com o asfalto úmido e pneu slick. Consegui controlar a distância para o terceiro, e foi uma prova satisfatória", contou o competidor do carro #75.
O terceiro colocado foi Elias Azevedo, que saiu de Interlagos muito contente por ter cravado a volta mais rápida da prova, impedindo o "grand chelem" de Piquet. Líder do campeonato da Challenge, Fabio Alves terminou em quarto e ampliou em dois pontos sua vantagem para Kreis Jr. na tabela de classificação.
O catarinense foi um dos destaques da prova, depois de largar em nono e protagonizar as principais ultrapassagens na parte final da sétima etapa da temporada. "Foi uma prova atípica. Apesar do ambiente incrível da F1 tivemos problemas, inclusive com acidentes sob safety-car", avaliou o piloto do carro #71. "Mesmo largando atrás estava preocupado em ganhar terreno no pouco tempo que tivemos de bandeira verde e fico contente por ter passado quatro carros em sete minutos, o que me deu a condição de ir pro pódio. É um momento muito importante da minha carreira subir no pódio da Fórmula 1 e ouvir o Hino Nacional", acrescentou.