Pilotos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – que juntos somam mais de 15 títulos nacionais – se uniram e criaram um novo campeonato, a Copa TaG Sul. O evento foi criado com a proposta de custos baixos e equipamentos equilibrados e utilizará os motores TaG, utilizados também no Desafio das Estrelas e Skusa e que têm um Mundial específico.
Os TaG têm embreagem e partida elétrica de qualidade superior aos “velhos” X30 e desenvolvem 32hp, além de “aposentarem “os empurradores de kart e facilitarem a vida do piloto em treinos e corridas. Na Copa TaG Sul não será permitida nenhuma preparação, para incentivar a participação dos pilotos e oferecer equilíbrio, atraindo competidores distantes de São Paulo.
Em sua maioria, as etapas serão realizadas em regiões atrativas de lazer, como olitoral catarinense, Serra Gaúcha e Curitiba. Estarão em disputa, além do título de campeão sul-brasileiro da TaG, os campeonatos regionais da categoria no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A Copa TaG Sul terá divisão de categorias e conceito de campeonato regional – sem altos investimentos –, como, por exemplo, apenas um pernoite na cidade sede de cada etapa. A primeira etapa, marcada para 23 de fevereiro no Beto Carrero, integrará a Copa Sul, e assim será na Copa Pinhais, em Curitiba, quando uma de suas cinco etapas terá validade para a Copa TaG Sul. A mesma situação valerá para o Regional Catarinense e para o Regional da Serra, em Farroupilha (RS).
O regulamento desportivo prevê duas pré-finais de 15 voltas e uma final de 20 voltas a cada etapa, sendo as duas primeiras no sábado e a última no domingo. Cada bateria (pré-finais e final) atribuirá pontos e a segunda corrida terá grid invertido para os oito primeiros da primeira prova. Os pilotos serão divididos em duas categorias – TaG e Super TaG – e poderão ter qualquer idade. O peso total do equipamento e piloto será de 173 kg e serão oferecidos troféus aos cinco primeiros de cada rodada em cada categoria.
Na área técnica o regulamento prevê motores originais, sem qualquer preparação, e carburadores específicos para a categoria, das marcas P Racing ou Botto R1 ou V1, sem preparação. Os pneus serão os MG vermelhos, novos ou usados, um jogo por etapa. Os regulamentos – desportivo e técnico serão divulgados em breve.
Lançada com a parceria da RBC Preparações, P Racing, Raceland e Beto Carrero, a Copa TaG Sul já tem diversos pilotos – 45 para ser mais exato – com participação confirmada, dentre eles diversos campeões nacionais. Confira a lista:
TaG (23)
Daniel Rotta (RS)
David Mufatto (PR)
Doglas Pierosan (PR)
Fernando Pastro (RS)
Fernando Scotti (PR)
Francesco Ventre (RS)
Giorgio Ramos (PR)
Guilherme Fleischmann (SC)
Jandre Nunes (PR)
Juliano Rigon (SC)
Julio Pires (RS)
Leonardo Cruz (PR)
Leonardo Nienkotter (SC)
Luciano Karam (PR)
Luiz Henrique Bonatti (SC)
Marco Sarot (PR)
Markenson Marques (PR)
Nicolas Gatto (PR)
Rodrigo Kubiczewski (RS)
Roger Rieger (PR)
Saul Leite (RS)
Sergio Ramos (SC)
Thiago Bittencourt (PR)
Super TaG (22)
Alexandre Steffenon (RS)
André Platt (SC)
Coral (SC)
Fábio Postiglione (SC)
Fabrício (SC)
Fernando Faraco (SC)
Giovani Dalmina (RS)
Jeferson Abel (RS)
Jorge Garcia (SC)
Josias Souza (SC)
Maikon da Costa (SC)
Marcos Prestes (SC)
Marcos Rubin (SC)
Marlo Binsfeld (RS)
Milton Zili (RS)
Paulo Doro (PR)
Rodney Perez (SC)
Rodrigo Costa (SC)
Rui Perin (RS)
Saulo Ramos Filho (RS)
Sérgio Botto (PR)
Valdir Germiniani (SC)
Os contatos da Copa TaG Sul em cada Estado são Marcos Rubin (Florianópolis/SC - marcosrubin@gmail.com), Jeferson Abel (Farroupilha/RS - jefersonvendas@faeli.com.br) e Markenson Marques (Curitiba/PR - markenson@cargolift.com.br).
Confira o calendário da Copa TaG Sul:
1ª etapa – 22 e 23 de fevereiro – Beto Carrero (SC)
2ª etapa – 17 e 18 de maio – Raceland (PR)
3ª etapa – 28 e 29 de setembro – Farroupilha (RS)