A rodada tripla do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3, que foi disputada no último final de semana, nas ruas de Santa Fé, na Argentina, foi de emoções distintas para o mineiro Clemente Faria Júnior (Oi / Banco Rural / Barbosa Mello / RM Sistemas). Pilotando pela primeira vez em circuitos de rua, o piloto da equipe Cesário Fórmula vivenciou todos os riscos deste tipo de prova e também a emoção de conquistar seu primeiro pódio no automobilismo. Nas três corridas disputadas Clemente conquistou um 3º, um 6º e um 8º lugares. “Foram corridas muito difíceis e desafiadoras. Fiquei feliz pelo meu primeiro pódio no automobilismo”, comentou o piloto mineiro de 18 anos de idade.
Na primeira prova da programação, disputada na sexta-feira Clemente largou na 10ª colocação e, tendo como maior desafio desviar dos acidentes, chegou na 3ª colocação. “Muita gente bateu. É impressionante como é fácil bater nesse tipo de corrida”, afirmou Clemente, aliviado, ao final da prova.
Porém, na tomada de tempos para a 2ª corrida, aconteceu o que Clemente mais temia. Em uma das suas voltas, ele chocou-se contra o muro e danificou seu Dallara / Bertta. Com a batida, sua equipe não teve tempo para reparar o seu fórmula para a continuação do treino e o treino classificatório seguinte. “Infelizmente em circuitos de rua estes riscos existem. A equipe trabalhou muito e ainda conseguiu aprontar o carro para as corridas”, descreveu o mineiro.
Com o carro refeito para as duas provas seguintes, Clemente Faria Junior teve que partir da ultima colocação (por não ter participado dos treinos classificatórios). Fazendo duas provas bem cuidadosas, o mineiro conquistou um 6º e um 8º lugares. “O meu carro não ficou o mesmo de antes da batida. Estava desequilibrado. Mas valeu pelo esforço da equipe e por termos marcado mais alguns pontinhos importantes no campeonato”, avaliou Clemente, que agora soma 15 pontos no campeonato e ocupa a 5ª colocação na tabela. As três provas foram vencidas pelo paulista Mário Moraes, o novo líder da tabela de classificação.