Terminou no último fim de semana, em São Paulo, a temporada de estreia no kartismo do piloto mineiro Rafael Araújo (Estratégia Engenharia | Center Kart). Atualmente com 10 anos, o garoto de Belo Horizonte começou a competir em março deste ano e, de maneira impressionante, conquistou um título e um vice-campeonato em provas nacionais.
Após ter seu primeiro contato com o kartismo através de atividades do kart amador infantil no Kartódromo RBC Racing, na Grande BH, Rafael se destacou e foi convidado pela equipe Center Kart, comandada pelo experiente preparador Davi Oliveira, para fazer parte de seu time nas competições oficiais.
Com a natural ansiedade de quem nunca havia disputado uma competição, Rafael foi para a pista na primeira etapa do Mineiro e, para espanto de todos, andou muito bem logo de cara. Sem se intimidar pelos concorrentes mais experientes, o garoto, que encerrou neste mês a quarta série do ensino fundamental, conquistou a terceira posição nas duas provas que compuseram a rodada dupla e já saiu da pista com seus dois primeiros troféus.
Com dedicação, empenho e total apoio dos pais Edson e Patrícia, o piloto seguiu então um rigoroso cronograma de treinos e passou a planejar sua agenda de competições para o ano. Campeonato Mineiro, Fórmula Minas, Copa Brasil e alguma competição em São Paulo foram incluídas no calendário.
O Campeonato Mineiro contou com 14 corridas em sete rodadas duplas. Araújo, crescendo em resultados e principalmente desempenho, foi ao pódio em 12 dessas provas sendo que em quatro delas na segunda posição. Pela soma de seus resultados na temporada ele finalizou o Mineiro no terceiro lugar, resultado bastante comemorado.
No mês de outubro o Kartódromo RBC Racing recebeu a Copa Brasil, primeira competição nacional disputada por Rafael. Após ter competido na Fórmula Minas, evento preparatório para o nacional, Araújo mostrou de forma definitiva tudo o que aprendeu. Em um campeonato composto por três baterias, ele enfrentou os principais concorrentes de sua classe e, depois de muitas disputas, conseguiu levantar a taça de campeão.
Muito feliz e disposto a seguir seu crescimento no esporte, Rafael e sua equipe decidiram então ir à São Paulo para as disputas da final da Copa São Paulo Light e do Grande Prêmio RBC, este último, por sua vez, uma espécie de campeonato nacional onde participam somente pilotos classificados em provas regionais ao redor do país. Em uma rápida adaptação ao Kartódromo de Interlagos, maior templo do kartismo brasileiro, Rafael logo conseguiu registrar os mesmos tempos de voltas dos principais concorrentes.
As corridas do Light foram no último sábado, dia sete, e as do GP RBC, no domingo, oito. No Light, após um acidente na primeira bateria, Rafael teve de abandonar e largar em último na segunda prova. Nesta corrida, por sua vez, ele conseguiu uma boa recuperação e terminou no Top 10.
No domingo, então, com o traçado da pista no sentido oposto, o piloto seguiu para o desafio do GP RBC. Com uma adaptação impressionante, ele registrou o quarto tempo diante de um grid com 15 concorrentes. Na primeira prova, após muitas disputas, ele não se intimidou, levou seu kart até a primeira posição e venceu a prova. Na segunda bateria Araújo ficou na segunda posição por boa parte da prova, mas, no final, acabou sendo superado e finalizou a bateria no sétimo posto. Mesmo assim, pela soma de seus resultados, o piloto mineiro ficou com o vice-campeonato em sua segunda competição nacional do ano.
"Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento do Rafael. Começamos a competir no mês de março sem pretensões de resultados. Hoje temos um piloto campeão nacional, vice do GP RBC e a maior revelação do ano em Minas Gerais. Sei que o automobilismo é um esporte que demanda grande investimento, mas, diante do talento que o Rafa já apresentou, vamos buscar apoio junto a empresas para que ele possa dar prosseguimento à sua carreira", comentou Edson Araújo, pai do piloto.
Curta a Fan-Page de Rafael no Facebook: www.facebook.com/rafaelaraujopiloto