A temporada 2015 foi muito marcante para o piloto mineiro Rafael Araujo (Estratégia Engenharia | Colégio Batista Mineiro), de 11 anos. Pela primeira vez, em sua ainda recente carreira, ele competiu na categoria Júnior Menor e, após dois vitoriosos anos disputando as provas da classe Cadete, o piloto enfrentou um ano de grandes desafios.
A primeira barreira a ser superada foi a troca do equipamento. Rafael, que competia com karts pequenos e motores quatro tempos, passou de uma vez para o equipamento grande, com os fortes motores dois tempos, de cerca de 25 hp’s. Sempre com o apoio da família e de sua dedicada equipe técnica, o piloto foi se adaptando ao novo kart e, principalmente, à nova maneira de pilotar um equipamento que nas principais retas pode chegar a 120 km/h.
Animado, ele e seu time planejaram um calendário de competições visando, principalmente, as corridas na Grande Belo Horizonte, local onde vive com sua família. Acontece, porém, que as provas da Júnior Menor não aconteceram no Campeonato Mineiro e, com isso, Araújo foi obrigado a refazer toda a agenda da temporada.
Sem o apoio de um patrocinador forte, que pudesse suportar uma temporada inteira em São Paulo, Rafael disputou no primeiro semestre três corridas isoladas com o objetivo específico de se preparar para o Brasileiro. Neste campeonato, realizado em etapa única no mês de julho, no Rio Grande do Sul, o mineirinho deu verdadeiro show de pilotagem. Diante dos mais velozes e experientes concorrentes do país, ele conseguiu se superar. Saiu de uma situação completamente desfavorável nos treinos livres para crescer a cada entrada na pista e, ao final, receber a bandeirada como o sétimo melhor piloto do Brasil sendo que, dos estreantes na Júnior Menor, ele foi o mais bem colocado.
Copa Brasil de Kart foi disputada em casa - Mesmo sem que o Campeonato Mineiro tivesse a classe de Rafael, o piloto seguiu determinado em seus treinamentos depois do Brasileiro. A Copa Brasil seria disputada no Kartódromo de Vespasiano e, buscar um resultado diante da torcida é sempre muito especial. Com o suporte e atenção de Hueber Cimini Júnior, ex-piloto e renomado preparador, Araújo se desenvolveu nos dois meses que antecederam a Copa e seguiu confiante para o segundo mais importante nacional de 2015.
Diante de mais de 20 concorrentes, o piloto mais uma vez mostrou todo o seu talento na pista. Detentor dos títulos da Copa Brasil de 2013 e do Top Kart Brasil de 2014, Araújo se mostrou um piloto pronto para a Júnior Menor. Foram três corridas extremamente disputadas, alguns inevitáveis toques, várias trocas de posição e, ao final, um recompensador lugar no pódio, na quinta posição. Assim como no Brasileiro, Rafael foi o melhor estreante do campeonato e segue para 2016 como uma das grandes esperanças de títulos para Minas Gerais.
"Foi um ano muito difícil para o Rafael. Além da dificuldade de não ter a sua categoria nas corridas por aqui, a falta de patrocínio nos obrigou a ficar de fora dos campeonatos estaduais regulares, o que oferece uma grande bagagem em termos de experiência. Tentamos compensar esta deficiência com muitos treinos e, ao final, podemos dizer que a garra e determinação do Rafael fizeram toda a diferença nos resultados. Estamos animados para 2016 e vamos atrás de apoio financeiro para viabilizar a sua participação na temporada completa", comentou Edson Araújo, pai do piloto.