O Brasil conquistou nesta sexta-feira (11) a primeira pole position da temporada 2008 no automobilismo internacional. O paulista Rafael Suzuki (SVLabs/ MeuCarro.jp/ Shutt) foi o mais rápido no treino classificatório para a quinta etapa da Fórmula 3 Asiática, no circuito de Batangas, nas Filipinas. “Foi muito legal. É sempre bom começar o ano literalmente com o pé direito. Tomara que esse seja apenas o primeiro de muitos excelentes resultados para todos os brasileiros este ano”, exclama o piloto. As duas primeiras corridas da rodada quádrupla acontecem neste sábado (12). A programação continua com mais duas corridas no domingo.
Após figurar entre os dois primeiros colocados em todas as sessões de treinos livres, Rafael Suzuki manteve o bom desempenho e liderou praticamente toda a classificação. “Eu fiquei em primeiro desde a minha volta inicial e só perdi a liderança para o (Fredéric) Vervisch quando faltavam uns cinco minutos para acabar a sessão”, afirma o representante da SVLabs/MeuCarro.jp/Shutt.
O final do treino teve requintes de emoção. Nas duas voltas finais o brasileiro do Team Goddard baixou seu tempo e ultrapassou o companheiro de equipe para garantir a primeira pole position do automobilismo em 2008. “Foi emocionante. Buscar a pole depois de quase ter perdido no final é sensacional”, comemora o piloto, que anotou o tempo de 1min26s902 e, para não deixar dúvidas de sua velocidade e empenho, ainda ficou também com a segunda melhor marca do treino classificatório. A segunda colocação ficou com o belga Fredéric Vervisch, líder do campeonato, enquanto o irlandês Niall Quinn foi o terceiro.
Apesar de largar na pole position pela segunda vez consecutiva na Fórmula 3 Asiática, Suzuki espera novamente por disputas acirradas durante as corridas. “É difícil não esperar brigar pela vitória ou mesmo chegar ao pódio largando em primeiro, mas não vai ser fácil. O nível dos primeiros colocados está muito igual. Os pilotos das duas primeiras filas estão separados por apenas três décimos de segundo. Vamos ter ótimas disputas durante todo o fim de semana”, aposta Rafael, terceiro colocado no certame, atrás de Hamad Al Fardan (Bahrein), o vice-líder.
O que também pode trazer mais dificuldades aos pilotos é o forte calor da região. “Está muito quente e bastante abafado por causa da alta umidade do ar”, revela Suzuki, que apontou o circuito de 3,7 km de Batangas muito difícil, por causa de duas curvas de raio longo e com ondulações. Não há previsão de chuvas para o fim de semana.
O estreante brasileiro, que tem apenas 11 corridas de carro na carreira, acredita que a cada nova etapa está evoluindo na categoria. “Estou muito contente. Sou um dos menos experientes, mas a cada corrida estou mais perto e até na frente do Vervisch, que eu considero o grande favorito ao título”, explica. O companheiro de Suzuki no Team Goddard já corre em monopostos há mais de cinco anos e tem mais de 60 corridas na carreira, incluindo passagens pela Fórmula 3 Alemã e pela World Series.
Confira os cinco primeiros colocados no treino de classificação nesta sexta-feira:
1- Rafael Suzuki (BRASIL), 1min26s902 (Team Goddard)
2- Frederic Vervisch (Bélgica), 1min27s023 (Team Goddard)
3- Niall Quinn (Irlanda), 1min27s212 (Aran Racing)
4- Hamad Al Fardan (Bahrein), 1min27s215 (Team GFH Bahrain)
5- Matt Howson (Inglaterra), 1min27s932 (PTRS Racing)
Está é a programação do fim de semana em Batangas (horário local, 10 horas à frente de Brasília)
Sábado 12/01
11h30: Largada para a 5ª etapa
14h30: Largada para a 6ª etapa
Domingo 13/02
11h30: Largada para a 7ª etapa
14h00: Largada para a 8ª etapa