Vice-líder e recordista absoluto nas estatísticas da temporada de 2006 da Fórmula 3 Sul-Americana, o brasileiro Luiz Razia (Razia Sports / Cia Athletica) precisou de apenas dois treinos classificatórios para mostrar talento na F-3000 Masters, campeonato europeu da categoria que, até a criação da GP2, era considerado a porta de entrada para a Fórmula 1. Nesta sexta-feira, ele teve seu primeiro contato com o Lola de 450 hp da Charouz Racing Team nos treinos livres e de classificação para a última rodada dupla da temporada, e foi o mais rápido entre os pilotos que competem pela equipe.
De quebra, ainda conquistou vaga na primeira fila para a prova de domingo no Autódromo do Estoril, em Portugal, e vai sair em terceiro na corrida que abre a programação deste sábado – devido ao cancelamento da etapa prevista para o início do mês na Espanha, haverá uma rodada dupla e quatro corridas neste fim de semana
“Foi muito bom ter começado com o pé direito”, declarou o piloto. “Fiquei até um pouco surpreso com o resultado porque este é um carro que exige um pouco de experiência do piloto. Vim para a Europa ainda neste fim de temporada com o único objetivo de aprender, mas agora acho que dá para sonhar com pelo menos um pódio no fim de semana. Também gostei bastante do traçado do Estoril e acredito que tenho condições de fazer boas corridas nesta minha estréia na F-3000”, declarou Razia.
Vice-líder do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 deste ano, Razia tem apenas três pontos de desvantagem para o líder, Mario Moraes, mas lidera todas as estatísticas da temporada. Em 11 provas, conquistou 6 vitórias, 5 pole positions e 7 melhores voltas.
Os grids de largada completos para as primeiras corridas deste sábado e domingo da F-3000 Masters em Portugal são:
Domingo
1) Luca Persiani – ADM - 1'31”609
2) Luiz Razia – Charouz - 1'31”770
3) Davide Di Benedetto – ProMotorsport - 1'32”197
4) Giovanni Tedeschi – ProMotorsport - 1'32”500
5) Emilio De Villota Jr – ProM Fortuna - 1'32”636
6) Jean De Pourtales – Famà - 1'32”748
7) Dominik Schraml – ADM - 1'32”899
8) Marcello Puglisi – ProMotorsport – 1'33”047
9) Jan Charouz – Charouz - 1'33”261
10) Tor Graves – ADM - 1'33”685
11) Michele Merendino – Famà - 1'33”831
12) Massimo Torre – Bigazzi - 1'34”042
13) Giovanni Faraonio – Famà - 1'35”174
14) Kristian Ghedina – Bigazzi - 1'36”673
Sábado
1) Giovanni Tedeschi – ProMotorsport - 1'33”046
2) Luca Persiani – ADM - 1'33”210
3) Luiz Razia – Charouz - 1'33”282
4) Emilio De Villota Jr – ProM Fortuna - 1'33”306
5) Jean De Pourtales – Famà - 1'33”354
6) Davide Di Benedetto – ProMotorsport - 1'33”466
7) Marcello Puglisi – ProMotorsport – 1'33”703
8) Dominik Schraml – ADM - 1'34”001
9) Jan Charouz – Charouz - 1'34”085
10) Michele Merendino – Famà - 1'34”331
11) Massimo Torre – Bigazzi - 1'34”705
12) Tor Graves – ADM - 1'35”847
13) Giandomenico Sposito – Famà - 1'35”847
14) Kristian Ghedina – Bigazzi - 1'38”304
Na segunda corrida de cada um dos dias, o grid será formado pelo resultado da primeira, mas com os oito primeiros colocados em posição invertida (assim como acontece na GP2).