A última prova do automobilismo nacional na temporada 2005 foi realizada no último sábado na Kartódromo Waltinho Ferrari, em Brasília-DF. A segunda edição da festiva prova 6 Horas de Brasília contou com a participação de 36 times, que protagonizaram uma competição de altíssimo nível técnico e contou com a participação de grandes nomes do kartismo nacional como Clemente Faria Jr., Rafael Suzuki, Gabriel Dias, Felipe Guimarães entre outros, e os dois maiores ícones do automobilismo brasiliense na atualidade: Vitor Meira (IRL) e Nelsinho Piquet (GP2 e A1 GP).
Outro fato que contribui muito para o elevado nível de competitividade da prova foram os motores. Sorteados pela experiente empresa mineira RBC Preparações, todos os propulsores foram equalizados em dinamômetro e mesmo com a forte chuva que caiu sobre o Kartódromo durante o aquecimento e a tomada de tempos, o índice de troca foi praticamente nulo.
Apesar de programada para as 20 horas a competição teve sua largada por volta das 21 horas, porém, por ser um evento festivo e principalmente uma confraternização, tal atraso não diminuiu em nada o brilho do evento.
A equipe Dibo Team I largou da pole-position mas, largando da terceira posição sob o comando do tetra-campeão brasileiro de kart Clemente Faria Júnior, o kart 188 da equipe Birel II pulou na frente sofrendo forte pressão das equipes Pará Competições, Ferrari Kart, e Birel I. Poucas voltas se passaram e a equipe Ferrari Kart já assumia a ponta, mas, com o kart da equipe Birel II logo atrás, quase sem diferença. Enquanto isso, nas posições que se seguiam, a disputa vinha muito acirrada. Nesse momento merecia destaque a belíssima prova de recuperação que fazia o kart 18 do time VM Racing. Sob o comando de Vitor Meira, a equipe foi penalizada na tomada de tempos e foi obrigada a largar da última posição. Vitor, guiando de forma muito agressiva ultrapassava seus adversários por todos os pontos da pista e imprimia um ritmo realmente impressionante com apenas 20 minutos de prova ele já ocupava a nona posição.
Aos poucos os karts foram se distanciando na pista e então era chegada a hora de se preparar para a primeira troca de pilotos e reabastecimento. A essa altura o kart da equipe Ferrari Kart já abria quase dez segundos de vantagem para seus adversários mas, muita coisa ainda estava por acontecer.
Com duas horas de prova todas as equipes já haviam feito pelo menos um pit-stop e a Ferrari Kart continuava na ponta mas sob forte pressão das equipes birel II, Dibo Team I e Dibo Team II. Assim a disputa permaneceu por mais uma centena de voltas com liderança sempre revezando nas mãos dessas equipes, que já abriam mais de duas voltas em relação aos demais concorrentes. Então, faltando pouco mais de uma hora para o final da prova, no último pit-stop, a equipe Dibo Team I assumiu a liderança sob o comando de Luiz Felipe Nasr. Nasr, que recebeu o kart das mãos de Felipe Guimarães, seguia firme na liderança com a Ferrari kart em segundo e a Birel II em terceiro. Porém, no último pit da Birel II, quando Clementinho passaria o kart para Nelsinho terminar a prova, eles foram penalizados com um “time-penalty” de dois minutos e assim perderam a chance de brigar pela vitória.
Assim, as equipes Dibo Team I e Ferrari Kart, separadas por pouco mais de uma volta, seguiram firmes até a bandeirada final, que foi agitada as 3h10m. da manhã para a equipe Dibo Team I em primeiro, Ferrari Kart em segundo e Dibo Team II em terceiro. A equipe Birel II ainda conseguiu chegar na sétima posição.
Contudo, como se diz numa máxima do automobilismo onde a corrida só termina no Parque Fechado, a equipe Ferrari Kart foi desclassificada da prova e assim deixou a equipe Dibo Racing com o primeiro e segundo lugares na prova.
O resultado final da competição encontra-se sub-júdice em virtude de recurso impetrado pela equipe Ferrari kart. Tão logo ele seja divulgado o site da RBC trará a classificação completa da prova.