O piloto brasileiro Ricardo Favoretto enfrentou problemas elétricos na corrida de abertura da Fórmula BMW Norte Americana no GP do Canadá, válida pelo terceiro round da competição. Um defeito no Master Switch, que nada mais é que um dispositivo de segurança usado em caso de acidentes para cortar a força geral do carro, tirou todas as chances que o brasileiro tinha de fazer uma boa corrida. Favoretto, quando estava na volta de aquecimento, viu repentinamente seu motor apagar, o que o deixou de fora da corrida antes mesmo que a largada fosse dada, ficando assim com a 18º posição final.
Na corrida válida pelo quarto round da temporada, o piloto brasileiro fez uma boa largada, onde conquistou duas posições. Ainda na mesma volta, fez uma boa ultrapassagem na freada da segunda chicane, o que já lhe rendia a nona posição. Porém, na terceira volta, acabou quase se envolvendo em um acidente. Ao tentar se desviar de um choque entre dois carros a sua frente na curva 5, que é muito veloz, feita em quinta marcha, o piloto foi obrigado a jogar seu carro para a parte externa da curva, que estava muito suja, o que o fez perder a traseira do carro e tocar no muro, conseqüentemente danificando sua suspensão traseira esquerda. Ricardo ainda conseguiu levar seu carro até o final da corrida, onde cruzou a linha de chegada na 11º posição.
"Foi um fim de semana que contrariou totalmente tanto as minhas expectativas quanto as da equipe. As corridas que acontecem junto com os Grand Prix são talvez as mais esperadas por todos, já que ficam sob os holofotes da F1. Porém o espaço dado a nós é muito pequeno. Para se ter idéia, temos somente um treino de meia hora antes da tomada de tempos. Para piorar a situação, tive problemas neste único treino, o que me custou a perda de quase metade da sessão. Assim, já sabia que minha classificação seria prejudicada, já que ao sair com os pneus novos não conseguiria aproveitá-los 100% no momento adequado. O que aconteceu foi que minhas duas melhores voltas foram as duas últimas antes do término da sessão, e não foram suficientes para render uma posição de partida entre os dez primeiros. Na primeira corrida abandonei antes da largarda, assim ficando com a última posição geral. Já na segunda corrida, quando vinha com um bom ritmo, tive minha suspensão danificada após um toque no muro, me tirando qualquer poder de reação. Somente levei meu carro até o final da corrida, o que me garantiu poucos, porém importantes pontos. Já conversei muito com a equipe sobre o ocorrido durante este fim de semana. Tenho certeza que em Indianápolis seremos novamente competitivos e teremos um fim de semana muito mais agradável”, disse Favoretto, que agora ocupa a 8ª colocação no campeonato e é o 3º no campeonato dos “rookies”, os novatos da categoria.
A próxima etapa do Campeonato Norte Americano de Fórmula BMW volta a acontecer junto com o Grande Prêmio de Fórmula 1 dos Estados Unidos, em Indianápolis, nesta mesma semana nos dias 16 e 17 de junho.