O goiano Rodolpho Santos, de 18 anos, segue cumprindo seu planejamento de pré-temporada para a edição 2007 do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, torneio que terá sua primeira rodada dupla disputada nos dias 24 e 25 de março, em Interlagos (São Paulo).
Nesta sexta-feira (16), Santos encerrará a semana de treinos nos 5.475 metros do traçado de Brasília (DF), em um período iniciado na segunda-feira (12). “É muito bom ter Brasília como a pista-sede da nossa equipe, pois o traçado é atualmente o mais difícil do Brasil e ensina muita coisa”, diz Rodolpho, que fará sua estréia na F-3 com a equipe Amir Nasr Racing – time tradicional da categoria que retorna ao Campeonato Sul-Americano depois de dois anos de ausência para se dedicar exclusivamente à Stock Car V8.
O principal objetivo do jovem goiano da cidade de Anápolis é aprender as diferenças da técnica de pilotagem entre o Fórmula Renault – carro que utilizou na temporada 2006 – e o Fórmula 3. “O F-Renault usa o chassi italiano Tatuus bem menos sofisticado do que o Dallara F309 (também italiano) que terei à disposição em 2007”, diz ele. “O F-3 tem muito mais regulagens e exige uma pilotagem bem mais evoluída. O motor também é bem diferente. Na F-Renault, usávamos um dois litros derivado da unidade empregada no Renault Clio RS. Preparado, ele chegava a 193 cv de potência. Já no F-3 contamos com o motor Ford Duratec 2.3 preparado pela empresa especializada argentina Oreste Berta, a mais tradicional do continente. É uma unidade que chega a 260 cv de potência, com melhor faixa de utilização e respostas mais agressivas. Então, se você somar tudo isso, há muito o que aprender em relação ao carro. Os pontos de reaceleração e de frenagem, por exemplo, são totalmente diferentes”, detalha o goiano Rodolpho Santos.
O piloto e a equipe Amir Nasr farão uma pausa no Carnaval e retomarão os trabalhos na próxima semana, com mais três dias de testes a partir da quarta-feira.