Sara Sánchez voltou em bom estilo à atividade desportiva no kart na Venezuela, com apoio das empresas uruguaias Uruckor e Mr. Bricolage. Competindo na categoria ICA 100 c.c., com karts refrigerados à água, ela conquistou a pole, duas vitórias e os dois recordes de volta mais rápida.
Após um longo recesso, Sara Sánchez voltou ao kart como maneira de preparar-se para o próximo ano, quando entrará no automobilismo europeu com monopostos, e visará futuros patrocinadores na Venezuela e Uruguai.
Nesta prova, Sara Sánchez voltou com todo sucesso na categoria 100 c.c. ICA da Venezuela. Esta categoria compete com motores 100 c.c. com mais de 34 cv de potência e, por serem refrigerados à água, são mais velozes que os por ar. Atualmente, não somente na Venezuela, se consideram estes karts os mais velozes.
Sánchez estava dois anos fora das pistas e não conhecia o traçado onde a prova estava sendo realizada. Além disso, era seu primeiro contato com este tipo de kart refrigerado por água.
Sara veio para prova com pouco tempo de testes, já que foi uma decisão tomada muito em cima da hora, devido ao grande interesse do preparador Cicconetti, que viu que tinha um piloto (Sara) em condições de vencer em qualquer categoria e campeonato. Nenhum dos pilotos que já competem ou conhecem a pista chegou perto dos tempos que Sara fez tanto nos treinos como na corrida.
Cabe destacar que, com esta atuação, Sara Sanchez recebeu um convite para correr em outubro na Europa o Campeonato Mundial de Kart de uma categoria que vem crescendo e é promovida pelo ex kartista Pablo Montoya, pai de Juan Pablo Montoya, que utiliza chassis Birel-Montoya desenvolvidos para esta categoria e motores Parilla-Montoya, que também são desenvolvidos para tal.
Esta etapa que Sara participou aconteceu no Kartódromo El Viboral, na cidade de Maturinm que é a capital do Estado Monagas, distante 520 km de Caracas. A cidade tem 320 mil habitantes, com clima quente em torno de 40°C de calor.
Entre os competidores havia pilotos do México, Argentina e Sara Sánchez pelo Uruguay. Sara já participou da Fórmula Renault na Argentina, mas nesta ocasião não foi a única representante feminina, já que haviam mais quatro na categoria, que já chegou a ter seis mulheres.
Tecnicamente todos os preparadores foram muito contundentes ao elogiar a capacidade técnica e de manejo limpo sem cometer erros de Sara nesta prova.
Se os treinos haviam sido bons, o melhor estava por vir e as expectativas se converteram em realidade, com o desenrolar das etapas.
A primeira surpresa, veio na tomada de tempos no circuito El Viboral de 1.120 metros, com piso muito bom onde após a chuva ter parado Sara partiu com pneus slick apesar da água acumulada em alguns setores da pista. Sara ficou com o melhor tempo e a pole da primeira prova.
Logo, veio a vitória na segunda prova, obtendo mais um recorde da volta.
Resultados
Classificatório
1ª 3 Sara Sánchez 49”913/1000
2º 4 Antonio Apizella 50”420
3º 19 Raúl Hernández 50”896
4º 7 Yann Alleman 50”912
5º 5 Walter Colatosti 50”962
Baterias
1ª prova
1º 3 Sara Sánchez Urug. 17:25.484 - 21 voltas
2º 4 Antonio Apizella Ven. a 0.531
3º 9 Anina Rivapalacio Méx. a 8.264
4º 20 José López Ven a 12.262
5º 5 Walter Colatosti Ven. a 15.615
6º 7 Yann Alleman Ven. a 18.535
Mejor vuelta: Sara Sánchez com 49”407 na 10º volta
2ª Carrera
1º 3 Sara Sánchez Urug. 17:31.746 - 21 voltas
2º 20 José López Ven. a 4.743
3º 5 Walter Colatosti Ven. a 9.514
4º 9 Anina Rivapalacio Ven. a 9.722
5º 7 Yann Alleman Ven. a 14.353
6º 1 Jaime Bonini Ven a 33.167 (este piloto foi
o campeão 2005)
Melhor volta: Sara Sánchez com 49.842 na 17º volta