Um dos grandes apaixonados pelo kartismo no Brasil, o argentino Estebam Romanello faleceu neste domingo em Buenos Aires. Ele era, em resumo, um homem de muitos feitos e de muitas histórias para contar em sua passagem por nosso esporte.
Pai de Gustavo e Gabriela e avô de Gabriel, Estebam chegou ao Brasil na década de 80, vindo para administrar uma empresa de ônibus argentina que se estabelecia aqui. E não conhecia nada de kart.
A paixão pelo kartismo lhe foi despertada quando seu filho Gustavo começou a competir. A partir daí ele começou a se interessar pelo esporte e passou a fabricar diversos componentes, especialmente o chassi Roma, com o qual Rubens Barrichello conquistou muitos de seus títulos e com o qual Gustavo Romanello e Renato Russo se sagrariam campeões brasileiros.
Estebam Romanello fabricou chassis, carburadores, rodas, escapamentos e uma infinidade de peças destinadas ao kartismo brasileiro e argentino, mas também teve equipe, onde correram, além de Gustavo, Cristina Rosito e Filipe Savi, campeão pan-americano em 1997.
Segundo informações que obtivemos com seu neto Gabriel, a causa da morte de Estebam Romanello, aos 73 anos, passa por falência múltipla de órgãos vitais. Ele será sepultado nesta segunda-feira em Buenos Aires.
O Portal Kart Motor presta suas homenagens a Estebam Romanello e se solidariza com a família, enviando-lhe suas condolências e seu abraço.