Considerado um verdadeiro superkartista no Brasil, o paulista Sergio Jimenez embarca hoje (4/4) para o início de uma temporada que, segundo ele mesmo reconhece, vai decidir seu futuro no automobilismo. Nesta terça-feira Jimenez segue para Valência, onde será disputada a primeira rodada dupla do Campeonato Espanhol de Fórmula 3, certame no qual o piloto brasileiro defenderá a equipe Racing Engineering – tendo como parceiro o francês Nicolas Prost, filho de Alain Prost. As corridas estão marcadas para os dias 8 e 9 de abril, no próximo final de semana. “Se eu quiser ser piloto profissional, tenho que terminar este ano com um bom resultado, mesmo sendo estreante”, diz o piloto. “A verdade é uma só: em 2006, será tudo ou nada para a minha carreira”.
Nove vezes campeão paulista e cinco vezes campeão brasileiro de kart, Sérgio não tem patrocínio e ingressou na F-3 Espanhola após vencer uma seletiva promovida pela multinacional do ramo de combustíveis Repsol, enfrentando candidatos de diversas nacionalidades. O brasileiro, porém, enfrentou uma pré-temporada na F-3 Espanhola com momentos de euforia e ansiedade. “Meu carro 2006 ficou pronto apenas para o último treino coletivo. É muito tarde se você quer fazer um bom acerto”, lembra ele. “Nos demais treinos, eu usei um chassi da classe B, enquanto o restante do grid já acertava o Dallara 2006”. Com equipamento defasado, Sergio conseguiu colocar-se sempre entre os cinco ou seis mais rápidos, chegando inclusive a fazer o inesperado – foi o mais rápido dos treinos realizados em Jerez de la Frontera. “Pelo menos neste início de preparação, eu e meu engenheiro – o catalão Segi Borrull – conseguimos nos entender muito bem. Logo de cara o trabalho fluiu como se nos conhecêssemos há tempos”, explica o brasileiro.
O Campeonato Espanhol de Fórmula 3 contará com oito rodadas duplas, totalizando 16 corridas. Nos últimos anos, com o crescimento do esporte impulsionado pela “Alonsomania” (verdadeira idolatria pelo campeão mundial de F-1 Fernando Alonso) e o interesse de empresas locais em patrocinar o automobilismo, técnicos e pilotos de vários países afluíram para o torneio. Assim, o campeonato ganhou prestígio para cruzar as fronteiras espanholas e realizar quatro de suas corridas na França e em Portugal. “As principais equipes não devem nada aos times de qualquer campeonato de Fórmula 3 do mundo. Vou aprender muito aqui”, observa Jimenez.