No que ele próprio considerou a melhor corrida de sua carreira com automóveis, o brasileiro Sérgio Jimenez (Cia Athlética) foi o grande destaque da 16ª e última prova do Campeonato Espanhol de Fórmula 3, realizada neste domingo no Circuito da Catalunha, sede do GP de F-1 da Espanha. Após largar apenas do 14º lugar devido a problemas causados por um pneu furado, Jimenez empreendeu uma espetacular corrida de recuperação e terminou em terceiro, cravando a volta mais rápida da prova ao longo do processo. O resultado foi importante para que o estreante brasileiro da F-3 terminasse em alta a temporada 2007, já que seu empresário, Alexander Lopes, negocia sua provável ida para uma categoria de desempenho mais próximo ao da Fórmula 1.
O brasileiro da equipe Racing Engineering completou a primeira volta já no 10º lugar, após praticamente parar o carro para escapar de uma confusão na largada causada pelo espanhol Máximo Cortés (equipe TEC Auto). Depois, o brasileiro iniciou a corrida de recuperação que foi marcada pela melhor volta da prova (no quinto giro) e por algumas ultrapassagens de destaque, como a aplicada sobre o espanhol Roldán Rodríguez (piloto de ponta da categoria, Campos F3 Team) logo no começo da prova.
Faltando apenas três voltas, Jimenez estava em sexto e ainda superou o francês Nicolas Prost e, depois, o espanhol Javier Villa (seus dois companheiros na equipe Racing Engineering). Por último, Sérgio ultrapassou o argentino Ricardo Risatti, por dentro, no final da reta dos boxes, na que foi considerada a manobra mais bonita da corrida: “Usei uma tática dos tempos do kart. Fiquei 'embaixo' a reta inteira e pouco antes da freada, quando ele já não achava que eu tentaria passar, eu mergulhei por dentro e 'pendurei' no freio para contornar a curva a frente do Risatti”. Vale lembrar que a reta da pista catalã tem um quilômetro de extensão e é no seu final onde os carros de F-3 atingem a sua maior velocidade em toda a temporada – beirando os 250 km/h.
A prova foi vencida pelo Miguel Molina, catalão que é companheiro de equipe de Jimenez. Com o resultado dos dois pilotos, a Racing Engineering confirmou o título de campeã entre as equipes da F-3 Espanhola em 2006. O campeão de 2006 entre os pilotos foi o argentino Ricardo Risatti, que já está na categoria há três anos. Sobre sua temporada, o brasileiro comentou: “Tenho muito o que agradecer à Racing Engineering por ter me proporcionado esta volta ao automobilismo internacional. Aprendi muito dentro e fora das pistas aqui na Espanha e fico muito feliz por ter participado deste título de equipes com um time tão especial. Agora sigo trabalhando na Europa para avançar na carreira. Há muitas possibilidades em aberto: GP2, na qual fiz um ótimo teste até a quebra do carro; World Series, que é uma categoria muito competitiva, e até uma nova temporada de F-3, na Espanha ou na Euroseries. Até dezembro as coisas devem se definir, ainda é um pouco cedo para saber”.
Ao final da corrida, Jimenez foi muito cumprimentado pelo príncipe espanhol Alfonso de Orleans-Bourbon, dono de sua equipe. Na corrida de sábado, Sérgio largou em quarto, mas teve um pneu furado, sendo forçado a parar para a troca. O tempo de entrar nos boxes, fazer a substituição do pneu e voltar para a pista o relegou ao último lugar, mas ele ainda conseguiu recuperar posições e terminar em 14º – posição que determinou sua colocação no grid de largada da prova de domingo, como determina o regulamento.