Na condição de vice-líder e estreante com maior moral do momento, o brasileiro Sérgio Jimenez entra na pista nesta sexta-feira (23) para os treinos livres oficiais que antecederão a sétima e a oitava etapas do Campeonato Espanhol de Fórmula 3. Depois de já ter realizado uma rodada dupla em Magny-Cours (local do GP da França de F-1), o torneio agora cruzará a fronteira para competir no Estoril, antiga sede de outro tradicional GP. A pista portuguesa consta do calendário da F-3 Espanhola desde o surgimento deste jovem e já muito prestigioso campeonato, em 2001.
“É um traçado bem conhecido por todas as equipes, e isso trará mais equilíbrio ainda às corridas”, prevê Jimenez, vencedor de uma das duas provas da rodada dupla anterior, realizada no circuito de Jarama, justamente a pista de testes de seu principal rival, o experiente argentino Ricardo Risatti, atual líder do torneio. “Até o momento, neste campeonato os resultados têm sido imprevisíveis. Há muitos bons pilotos e equipes fortes. Acho que teremos vários candidatos à vitória no Estoril, e nossa equipe está trabalhando para que estejamos entre eles”, completou o brasileiro da Racing Engineering. Risatti foi o vencedor da outra prova da rodada dupla de Jarama. O argentino soma 51 pontos na liderança, oito a mais que Jimenez.
Vitória especial – Na rodada dupla anterior, Nicolas Prost (Racing Engineering), filho do tetracampeão de F-1 Alain Prost, chegou a Jarama como líder do torneio. Mas o piloto francês saiu da pista madrilena sem coletar pontos, apesar de contar com o mesmo equipamento de Jimenez, seu parceiro de equipe, sucumbindo ao forte desempenho do brasileiro e de Risatti. Sérgio, aliás, surpreendeu, pois foi capaz de derrotar o experiente argentino na pista que sua equipe, a TEC Auto, melhor conhece. “Foi uma vitória especial, sim”, admite Jimenez. “Na verdade, pela experiência do Risatti e o conhecimento que a TEC Auto tem do traçado, todos os consideravam imbatíveis ali. Mas, como se diz no futebol, ‘treino é treino, jogo é jogo’”, compara o brasileiro, cuja atuação foi muito elogiada pela imprensa especializada.
Dentro do cenário do automobilismo europeu, o destaque que vem sendo dado ao trabalho de Jimenez pode ser importante para seus planos de carreira. Afinal, hoje, a F-3 da Espanha não deve nada às similares de grandes centros do esporte, como Alemanha, França e Inglaterra. Nos cinco anos de sua ainda breve história, o torneio firmou-se esportiva e economicamente, oferecendo sinais de muita saúde, como a presença de pilotos e técnicos de vários países, carros de última geração e equipes associadas ou administradas por organizações da GP2 ou ainda com projetos de chegar à Fórmula 1.
Confira a classificação do Campeonato Espanhol após seis etapas:
1) Ricardo Risatti (ARG), 51 pontos; 2) Sérgio Jimenez (BRA), 43; 3) Nicolas Prost (FRA), 30; 4) Máximo Cortés (ESP), 27; 5) Marco Barba (ESP), 25; 6) Manuel Saez Merino (ESP), 24; 7) Carlos Iaconelli (BRA) e Roldan Rodríguez (ESP), 23; 9) Marcos Martinez (ESP), 22; 10) Miguel Molina (ESP), 8.