No linguajar dos adolescentes de hoje, o paulista
Como os carros da classe B são de 0s5 a 1 segundo mais lentos que os da classe principal, ficou evidente que Jimenez – um superkartista brasileiro de 21 anos – foi à Espanha com a intenção de se candidatar ao título. “Eu e meu engenheiro nos concentramos no desenvolvimento do acerto dos amortecedores, já que a suspensão do classe A e do classe B são iguais. Acho que fizemos um bom trabalho”, comentou Jimenez. “Estamos ansiosos por ter o carro novo nas mãos, o que só deve acontecer para os treinos de Jarama, nos dias 27 e 28 de fevereiro”. Jimenez conquistou uma vaga na equipe Racing Engineering após ser o mais rápido em uma seletiva patrocinada pela Repsol, multinacional espanhola da área de combustíveis.
O treino de ontem foi especialmente representativo pelo fato de as três grandes equipes da categoria (Racing Engineering, Campos Racing e GTA) estarem na pista com sua esquadra completa: “Foi bom para ver como andam os nossos principais rivais”, comentou
O treino também foi importante pelo fato de o brasileiro ter sido o mais rápido entre os pilotos de sua equipe – entre eles, o francês Nicolas Prost, filho do tetracampeão mundial francês. Todos eles já utilizavam a versão 2006 do chassi Dallara: “O valor disso é grande, pois a equipe pode começar a acreditar em mim como alguém em quem apostar para fazer algo de relevante na temporada”, diz Jimenez. “No automobilismo, há uma regra: o maior rival de um piloto é sempre aquele que usa o mesmo box que ele – ou seja, seu companheiro de equipe. Afinal, ele usa os mesmos recursos e equipamentos que você. Então, se você tem alguma pretensão séria, é melhor começar tendo a supremacia dentro da equipe como um objetivo vital. Senão, vai perder dentro de sua própria casa.”
Jimenez passou perto de fazer o melhor tempo do dia: quando colocou pneus novos, faltavam cinco minutos para o encerramento da prática e houve tempo para apenas três voltas – no frio de Albacete, os pneus atingiam seu máximo desempenho da quarta volta
A equipe Racing Engineering volta à pista na próxima quinta-feira, no circuito português do Estoril, para mais treinos de preparação. Depois, nos dias 27 e 28, o time espanhol estará em Jarama, onde o brasileiro Jimenez experimentará pela primeira vez seu Dallara/Toyota na especificação 2006.
Confira os dez primeiros do treino desta segunda-feira:
1) Marco Barba (ESP) – 1min22s124 – equipe Campos Racing
2) Saez Merino (ESP) – 1min22s275 – GTA
3) Roldan Rodrigues (ESP) – 1min22s275 – Campos Racing
4)
5) Arturo Llobell (ESP) – 1min22s904 – GTA
6) Miguel Molina (ESP) – 1min23s011 – Racing Engineering
7) Marcos
8) Nicolas Prost (FRA) – 1min23s377 – Racing Engineering
9) Manel Cerqueda (ROM) – 1min23s404 – GTA