Uma reunião, realizada na última terça-feira (25/1) entre o Kart Clube Metropolitano (leia-se Kartódromo de Tarumã), o Farroupilha Kart e Clube e o Kartódromo de Paverama, definiu a criação do Campeonato Serra/Capital de Kart. Participaram da reunião Jhonny Bonilla (Tarumã), Renato Biondo (Farroupilha) e Gustavo Romanello (Paverama), além de outros apoiadores do campeonato.
O Serra/Capital será realizado em seis etapas de rodadas duplas, sendo duas em cada kartódromo. As três primeiras etapas terão pontuação simples e as três últimas receberão pontuação dobrada. De cada uma das duas fases o piloto deverá descartar um resultado. Ao todo serão doze baterias, sendo dez delas válidas como pontuação. As prova realizadas em Tarumã terão validade também para o Citadino.
Uma das primeiras providências tomadas na reunião foi definir que os regulamentos dos campeonatos citadinos de cada um dos kartódromos sede deverão ser iguais ao do Serra/Capital, para que os pilotos estejam prontos para competir nos dois campeonatos.
Outra novidade será o baixo custo da inscrição, talvez um dos menores do kartismo brasileiro. Apostando no sucesso do evento, que deverá se pagar pela quantidade de inscritos e não pelo alto custo de uma inscrição, a taxa foi estabelecida em R$ 135,00 por etapa. Nesta valor, logicamente não estão incluídos combustível e pneus.
O combustível será fornecido pelos clubes organizadores e cobrado separadamente, bem como os pneus, que serão MG ou Gold, de tarja vermelha. Os organizadores exigirão dos fornecedores que estes depositem no Parque Fechado para sorteio tantos jogos de pneus quanto inscritos a prova tiver.
Serão quatro as categorias que competirão no Serra/Capital: Cadete, Speed Kart (com marcha), Pró 400 (4 tempos) e 125cc.
Na Cadete, para pilotos com idade até 12 anos, será utilizado motor Honda 5,5hp, entregue ao piloto em sistema de sorteio e chassi homologado.
A Speed Kart será dividida em duas categorias, a Sprinter e a Master, que deverão obedecer o peso mínimo de 160 e 180 kg, respectivamente.
Na Pró 400, também teremos duas divisões, a CBA e a Master. Esta última deverá utilizar chassi Moro e pesar 190 kg.
E, por fim, a categoria 125cc igualmente será dividida em duas, a Sprinter e Master, que terão peso mínimo de 140 e 160 kg, respectivamente. Ambas receberão motores através do já tradicional sistema de sorteio.
Os regulamentos destas categorias e do campeonato serão divulgados após o Carnaval, mas desde á se pode adiantar algumas peculiaridades.
* As categoria Speed Kart, Pró 400 e Cadete começarão o campeonato com pneus novos, que serão sorteados e lacrados no Parque Fechado. Desta forma serão utilizados na próxima etapa obrigatoriamente, sendo que será exigido o lacre da primeira prova (Tarumã). Na segunda etapa (Farroupilha) eles receberão um segundo lacre e se o pneu estiver em condições, o piloto poderá utilizá-lo na terceira etapa. Na 125 cc, o procedimento será o mesmo, mas o pneu poderá ser utilizado em apenas duas etapas.
* Na categoria 125cc, a Sprinter teve seu peso mínimo reduzido, para que pilotos das categorias Juniores possam participar sem serem penalizados pelo fato de serem obrigado a colocar mais peso em seu kart. O peso desta categoria será de 140 kg.
* O Campeonato Serra Capital trabalhará com um sistema de custo operacional fechado, calculado em 50 karts, sendo que o valor excedente das inscrições será colocado em uma conta poupança e será utilizado para retribuição no final do ano
* Na categoria Speed 135cc, tanto na Sprinter como na Master, será exigido o uso de silenciador em todos os Kartódromos, inclusive nos eventos menores e o modelo será o 2229 da marca IDM.
Confira o calendário:
1ª etapa - 19/03 - Tarumã (Serra/Capital e Citadino)
2ª etapa - 30/04 - Farroupilha (Serra/Capital)
3ª etapa - 21/05 - Paverama (Serra/Capital)
4ª etapa - 25/06 - Tarumã (Serra/Capital e Citadino)
5ª etapa - 20/08 - Paverama (Serra/Capital)
6ª etapa - 29/10 - Farroupilha (Serra/Capital)
As outras datas do Citadino de Tarumã serão:
3ª etapa - 06/08
4ª etapa - 01/10
5ª etapa - 26/11