A Raízen, por meio da marca Shell, terá a partir deste mês um programa de desenvolvimento de jovens talentos no automobilismo brasileiro. A "Academia de Pilotos Shell Racing" vai garantir apoio a jovens revelações do kart, de 12 a 15 anos, e também auxiliar nos primeiros passos da carreira em monopostos, com a parceria com a equipe Cesario de F-3, e também no Brasileiro de Turismo, no time chefiado por William Lube.
Inspirado em programas que conseguiram levar jovens kartistas para a F-1, esta iniciativa é inédito no Brasil. Serão quatro categorias contempladas e seis pilotos ao todo: Gianluca Petecof (o mais novo do grupo, com 12 anos), Yurik Carvalho (kart), Pedro Cardoso (F-3), Dennis Dirani (Brasileiro de Turismo), além da dupla da Stock Car, Valdeno Brito e Ricardo Zonta.
Outra iniciativa do programa é o patrocínio ao SKB Shell V-Power, um dos principais campeonatos do país, que terá seis etapas em 2015 e começa no próximo dia 24 no Kartódromo Aldeia da Serra, na Grande São Paulo.
"O objetivo do programa é simples: garantir que o talento brasileiro continue sendo uma referência no automobilismo. Sabemos que o esporte a motor passa por uma atual fase de dificuldade de apoio na base e a Raízen, por meio da marca Shell, quer dar suporte e patrocínio aos jovens talentos em um momento que é crucial para a carreira de um piloto. Estamos com um formato de programa de desenvolvimentos que é inédito no Brasil, com base no que vemos ser feito na Europa e Estados Unidos", diz Vicente Sfeir, gerente de Patrocínios e Motorsport da Raízen.
O objetivo é selecionar os pilotos por meio de seletivas em competições oficiais da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), como o Brasileiro de Kart, e auxiliar na transição da carreira para os passos seguintes no automobilismo.
"Além das categorias de kart, buscamos selecionar duas portas de entrada para a fase seguinte da carreira, como a F-3, para quem quer a Indy ou a F-1, ou o Brasileiro de Turismo, para quem sonha com Stock Car, Nascar etc", explica Sfeir.
A Birel Art Brasil, do campeão mundial de kart Rubens Carrapatoso, é uma das empresas já anunciadas no programa da Shell Racing. "O programa está apenas começando em 2015 mas sabemos que hoje a F-1 está buscando talentos cada vez mais precoces nas categorias de base e é por isso que faremos de tudo para que haja o melhor intercâmbio entre nossos planos e o das equipes do automobilismo de ponta", diz Sfeir.
Como parte da nova estratégia de investimento para 2015 da Academia de Pilotos Shell Racing, a Raízen muda seu foco de atuação na Stock Car, passando a patrocinar um carro na categoria de acesso e ampliando a parceria com a equipe Shell Racing, que terá em 2015 novidades como a presença do ex-F1 Ricardo Zonta.
Confira as declarações de alguns dos integrantes da "Academia de Pilotos Shell Racing":
Pedro Cardoso (F-3) - "Estou muito feliz em participar deste primeiro ano da Academia de Pilotos Shell Racing, ainda mais em uma temporada tão especial para mim, com minha participação na F-3. A transição do kart para os fórmulas é um dos momentos mais cruciais para um jovem piloto e fico contente em ter este apoio em uma hora tão decisiva em minha carreira".
Dennis Dirani (Brasileiro de Turismo) - "O programa da Academia de Pilotos Shell Racing será uma revolução no automobilismo brasileiro, por atuar em diversas categorias, do kart às principais do País, como a Stock Car e F-3. Minha participação no Brasileiro de Turismo será uma ótima oportunidade para viabilizar minha carreira e lutar por uma vaga na Stock Car nos próximos anos".
Yurik Carvalho (Kart) - "É cada vez mais comum na Europa vermos pilotos já ligados a programas de jovens talentos e o Brasil precisava de uma iniciativa como esta. Agradeço a Shell por esta chance e vou lutar para seguir meu sonho de competir em categorias internacionais, como a Indy e a F-1, ou mesmo nas categorias top do Brasil, como a Stock Car" .
Gianluca Petecof (Kart) - "Sou o caçula da Academia de Pilotos Shell Racing e quero aprender muito com todos os pilotos e também com a possibilidade de poder conviver com as equipes de kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e F-3 apoiadas pelo programa. Como todo garoto de minha idade (12 anos), sonho em chegar na F-1 e vou me dedicar bastante para conseguir destaque nas categorias de base e ter sempre a Shell me apoiando ao longo de minha carreira".