Duas iniciativas de sucesso se unem para uma nova fase do
kartismo regional e nacional. A Super Karts! Sul e Sudeste (SKS) e a Associação
de Pilotos Amadores de Kart (APA Kart) anunciam oficialmente a fusão entre os
dois campeonatos e as duas estruturas, com o objetivo de se tornar um dos
maiores campeonatos itinerantes de kart do país.
Para Pedro Giulliano, organizador da SKS, a união é um marco
na história do kartismo regional. 'Nossas duas iniciativas têm muito em
comum. Apreço pelo esporte de base, ideal de um kartismo mais justo e
igualitário, além de termos uma bandeira de acessibilidade que faz parte da
nossa raiz. Temos muito a agregar um com o outro e muito a trabalhar em
conjunto', afirmou.
A APA mudará radicalmente sua atuação ao se adaptar
desportivamente a um novo pacote técnico de corridas e mudar sua frente
institucional de atuação.
Thiago Fuck, presidente da Associação, explica quais os
novos rumos. 'A parte social sempre foi muito forte na APA e agora ela
mergulhará de cabeça nisso, de forma a captar e centralizar recursos para fazer
o esporte ser mais gentil, conhecido e humano', disse.
A lista de novidades é enorme. Vários itens estão sendo
repensados e remodelados, a começar pela parte visual da categoria, que receberá
uma nova roupagem, além de investimentos em novos meios de comunicação com os
fãs e com os pilotos.
Em termos de corrida, a principal mudança está na
motorização. A APA, há quatro anos, anda com motores Fortex, em um modelo em
que cada piloto era dono do seu próprio motor, equalizado pelo mecânico oficial
da categoria.
De 2021 em diante, SKS e APA migrarão para os novos motores
locados da Mano's Kart, que renovou toda sua frota antiga por 55 novos motores
Honda GX390 ao fim de 2020, todos com equalização semelhante à RBC.
Por conta do grande fluxo de competições oficiais na região
sul, SKS e APA darão maleabilidade em seus calendários ao fazerem cinco etapas
neste ano: Rio Negro (27/3), Beto Carrero (15/5), Registro (12/6), Guarapuava (21/8)
e final no Beto Carrero (23/10), semanas antes do Brasileiro na mesma pista.
O formato de corrida dividido em classificatórias e Final,
que deu certo em 2020 na SKS, será mantido como formato padrão. A mudança fica
por conta de uma pontuação mais substancial e distribuída entre as
classificatórias, além dos pontos extras por melhores voltas e pole position nas
várias categorias, que também passarão por reformulações e ampliações, a serem
divulgadas nos próximos dias.
Respeitando a filosofia de baixo custo para os pilotos, as
categorias exigirão apenas um jogo de pneus lacrados para as corridas
compreendidas entre a 2ª e a 4ª etapa, atitude esta que impõe um teto de
gastos, entre outros cortes de custos e incentivos que serão construídos para
que o piloto economize o máximo possível.
Ainda de acordo com a organização, regulamento, preços,
condições técnicas e administrativas serão publicadas no decorrer dos próximos
dias.
Mais informações sobre o campeonato podem ser obtidas com
Pedro Giulliano no (41) 99844-7799 e Michele Pessoa no (041) 99810-5945.