O automobilismo é reconhecido como um dos esportes que gera
maior fascínio e interesse das pessoas. A adrenalina, alta velocidade e a emoção
das disputas mexem com os sentimentos e, de forma ainda mais intensa, de
crianças e adolescentes.
Atualmente um dos ícones do esporte no país, o piloto
mineiro Sergio Sette Câmara, de apenas 23 anos, disputa as provas do Campeonato
Mundial da Fórmula E. Desde que iniciou sua carreira nas provas de kart nas
pistas da região metropolitana de Belo Horizonte, o piloto sempre se questionou
pelo motivo do esporte ter ídolos e eventos tão glamurosos e, por outro lado,
não oferecer nenhum tipo de suporte à iniciação de cada vez mais jovens nesse
esporte.
“Sempre me questionei por que na maioria dos esportes as
crianças que apresentavam interesse podiam praticar as suas atividades várias
vezes por semana e, principalmente, em diferentes locais. Pensando nos valores
e questões de segurança que envolvem o automobilismo, o que poderia ser feito
para, de forma ampla, incluir mais jovens e crianças na prática do esporte que
se tornou a minha profissão”, comentou Sérgio Sette.
Nesse sentido, contando com os benefícios da Lei Federal de
Incentivo ao Esporte e, posteriormente, de sólidas empresas que acreditaram na
ideia de tornar o automobilismo também um esporte inclusivo, nasceu o projeto
AUTOMOBILISMO EDUCACIONAL.
A aula inaugural do Projeto foi realizada nesta segunda-feira (4) em um evento que contou com a presença do próprio piloto Sérgio Sette Câmara, de autoridades e da imprensa. A solenidade foi realizada no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte.
AUTOMOBILISMO EDUCACIONAL – O projeto Automobilismo
Educacional foi aprovado e teve seus recursos captados por meio da Lei Federal
de Incentivo ao Esporte. Seu objetivo principal é oferecer atividades
esportivas 100% gratuitas e apoio educacional como instrumento de formação
integral de jovens estudantes em condições de vulnerabilidade social
contribuindo para a construção da cidadania.
OBJETIVOS
a) Oferecer atividades esportivas como complemento à formação dos alunos de
escolas públicas;
b) Melhorar o desempenho escolar das crianças e adolescentes participantes;
c) Promover a integração completa entre os alunos do Projeto;
d) Desenvolver atividades esportivas compatíveis com as faixas etárias dos
participantes;
e) Oferecer a prática do kartismo para crianças e jovens de famílias
socialmente desfavorecidas;
f) Difundir a cidade de Vespasiano e o estado de Minas Gerais como formadores
de novos talentos do esporte.
Crianças atendidas nos primeiros 12 meses
20 crianças | 11 e 12 anos -> Categoria: Cadete
20 crianças | 13 e 14 anos -> Categoria: Júnior
SELEÇÃO DAS CRIANÇAS – Por meio de uma parceria inédita com
a Prefeitura Municipal de Vespasiano, o Instituto Sérgio Sette Câmara chegou a
uma equação que foi capaz de selecionar as primeiras crianças que seriam
atendidas pelo projeto AUTOMOBILISMO EDUCACIONAL.
Através da participação direta da Secretaria Municipal de
Educação e dos diretores de 10 escolas municipais, foram selecionados alunos
levando-se em conta o desempenho escolar, a frequência às aulas e, por fim, a
vulnerabilidade social (todos os alunos participam do programa Bolsa Família do
Governo Federal).
KARTÓDROMO RBC RACING – O Kartódromo RBC Racing, desde a
fase de estudos do Projeto, foi idealizado como a “casa” do AUTOMOBILISMO
EDUCACIONAL. Sediado às margens de uma importante rodovia da região
metropolitana de Belo Horizonte, o kartódromo conta com área de 65.000 m2
e abriga a melhor infraestrutura para a prática do kartismo em Minas Gerais.
Além da pista homologada pela CBA com 1.200 metros de
extensão, o RBC Racing conta com ampla sala de aulas, confortáveis vestiários,
karts novos e regularmente revisados, além de um experiente grupo de
professores e monitores para a iniciação das crianças e adolescentes no
esporte.
Antes de ser convidado a sediar o projeto AUTOMOBILISMO
EDUCACIONAL, o Kartódromo RBC Racing já é sede permanente, há alguns anos, das
aulas regulares do Projeto Piloto do Futuro e também é uma das sedes da Escola
Brasileira de Kart.
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS – Para as aulas práticas do projeto,
os alunos do AUTOMOBILISMO EDUCACIONAL receberam um kit contendo macacão,
capacete e sapatilhas. Além disso, de forma rotacional, o RBC Racing oferece
luvas, protetores de pescoço e balaclavas descartáveis de modo que as crianças
estejam 100% protegidas e dentro das normas que regem o automobilismo.
As aulas práticas serão realizadas em karts especialmente
preparados pela equipe técnica do kartódromo. As crianças de 11 e 12 anos
utilizaram os karts modelo Cadete – Indoor, equipados com motor de 5,5 Hp’s. Já
os adolescentes de 13 e 14 anos utilizarão os karts modelo Indoor – padrão, com
motores de 13 Hp’s e flange restritora de potência.
METODOLOGIA OPERACIONAL – Através do projeto AUTOMOBILISMO
EDUCACIONAL as crianças e jovens receberão aulas regulares de kart, modalidade
de entrada do automobilismo. As escolinhas e treinamentos são ministradas duas
vezes por semana às segundas e quartas-feiras sempre no Kartódromo RBC Racing.
As aulas teóricas e práticas de kart terão 30 minutos de
duração e acontecem simultaneamente. Ou seja, enquanto uma parte dos alunos
está nas aulas teóricas, os demais estão envolvidos nas aulas práticas. Ao fim
desta primeira atividade, as aulas são invertidas, ou seja, os alunos que
estavam nas aulas práticas vão para as aulas teóricas e vice-versa.
No intervalo entre as aulas os alunos recebem um reforçado
lanche. Desta maneira, cada aluno tem um total de 5 horas semanais de atividades
(2 horas de aula prática/atendimento psicossocial + 2 horas de aula teórica + 1
hora de lanche).
O conteúdo das aulas é adequado de acordo com a teoria do
automobilismo para cada faixa etária atendida, visando possibilitar uma prática
saudável, condizente com as necessidades e capacidades específicas de cada
idade.
METAS
a) Estimular a capacidade física, motora e técnica dos participantes do
projeto.
b) Orientar os jovens a respeito dos temas: drogas, violência, inclusão social
e preconceito racial.
c) Manter a frequência de participação no projeto em 50%.
d) Manter a assiduidade dos alunos do projeto nas escolas em 70%.
e) Criar novos pilotos para representarem a cidade de Vespasiano e o Estado de
Minas Gerais no automobilismo.
CONTINUIDADE DO PROJETO – O Instituto Sérgio Sette Câmara,
por meio de seu departamento de projetos de renúncia fiscal, já tem aprovado
junto à Lei Federal de Incentivo ao Esporte a continuidade do projeto para os
períodos subsequentes dos meses 13 ao 24 e, também, dos meses 25 ao 36. Ou
seja, o Projeto Automobilismo Educacional já começa com uma existência, mínima,
de três anos.
“Realmente quero com este projeto mostrar que o
automobilismo pode, independente de foco no alto rendimento, incluir pessoas em
vulnerabilidade social e de baixa renda na sua prática cotidiana. O esporte que
eu sempre amei e hoje se tornou minha profissão, assim como o futebol, volley
ou basquete tem a mágica de reunir pessoas, famílias e construir laços importantíssimos
na formação do caráter dos adultos do futuro. Não é porque o automobilismo é um
esporte caro que, de alguma forma, uma criança ou adolescente jamais poderá
sentir a experiência desta prática na sua vida”, explicou Serginho.
“Nesse primeiro momento, sinceramente, não estamos
buscando um novo Ayrton Senna, Lewis Hamilton ou Schumacher. Queremos sobretudo
apresentar o esporte para um novo público e dar a oportunidade diferente para
crianças e jovens que, certamente, não teriam a chance de conhecer o
automobilismo”, concluiu o piloto da equipe Dragon Penske Autosport na
Fórmula E.
ASSINATURA – O projeto AUTOMOBILISMO EDUCACIONAL é uma
realização do Instituto Sérgio Sette Câmara por meio da Lei Federal de
Incentivo ao Esporte. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de
Vespasiano, Kartódromo RBC Racing e da MG Pneus e patrocínio de MRV Engenharia,
Banco BMG, Multimarcas Consórcio, Gasmig e Cedro Mineradora.