Aconteceu nesta sexta-feira a 3ª etapa da Copa Agraupe de Endurance, com a realização da 5 Horas KART IN/ APKA de Indoor. Como já é praxe, junto com a parte desportiva a APKA (Associação Paulista de Kart Amador) visa também a parte social, e desta vez a pole para esta prova seria conquistada através da doação de brinquedos para CEI Lar de Criança Ananda Marga - Associação Beneficente de Amurt Amurtel.
O piloto que arrebatou a pole (social) foi o multicampeão Agnaldo Pombo, que doou mais de 1000 peças. A pole na tomada de tempos, com direito a largar em segundo para o enduro foi obtida por Maurício Pereira, que correu em dupla com a bela piloto Carol, com o tempo de 52s860. Além da Carol, representando o “sexo frágil” na disputa com os marmanjos, também esteve presente a piloto Elena Deyama, uma das grandes feras do Rally Cross Country.
Outra equipe que não poderia de deixar de ser citada, foi a formada pelos jornalista Geraldo Tite Simões, Décio Ribeiro e João Vasconcelos. A largada se deu pontualmente às 23:00 da sexta-feira para maratona das 5 horas de competição.
Pombo largou com 20 segundos de vantagem, devido sua pole social, logo depois partia em seu encalço todo bando de insanos pilotos. A primeira janela de parada obrigatória, se deu com 40 minutos de competição, e já se via que Pombo e seu companheiro, Dionisio Grangeiro, um dos fundadores da APKA e afastado a quase um ano das pistas, teriam um árduo trabalho para ficarem na ponta.
Aos poucos o trio do kart 19 (Rogério/ César /Marcos), a custa de um trabalho excepcional, foi encostando no líder, até assumir a ponta. Os pilotos andavam em blocos bastante compactos, mas durante toda prova não se viu sequer uma manobra desleal. Aos poucos o trio do kart 19 foi consolidando sua vitória, apesar da tocada constante dos pilotos do kart 15 (P./ Angelo/ Saraiva), que cruzaram a bandeirada a três voltas dos vencedores. O pódio foi completado pela dupla Erick/ J. Pattaro, que ficou a uma volta do segundo lugar.
Destaque ainda para vertiginosa batalha de Tutty e Rodnei nos instantes finais da prova, pela décima colocação. A dupla Dionisio/ Pombo, às voltas com problemas, acabou em um distante 13º lugar.
Pior só o trio formado pelo jornalistas especializados, que acabou na última colocação, com vinte voltas de desvantagem para os vencedores. Mas isso não entristeceu os valentes pilotos, que, com galhardia, seguiram até o final da prova.
Décio fez questão de no final da corrida entregar o macacão com o qual competiu, e pertenceu a Roberval Andrade (F-Truck) para ser leiloado e ter o fundo revertido para as obras assistenciais da APKA.
A premiação ocorreu após a prova, com homenagens especiais a Agnaldo Pombo pelo seu recorde em participações na APKA, ao carioca Chico Inglês com um prêmio que leva seu nome, para melhor equipe “estrangeira”, neste caso a dos cariocas.
Não poderia esquecer o principal troféu da noite o “Turnip Gold”, mais conhecido como Nabo de Ouro. Honraria esta somente concedida as maiores feras da APKA, e que foi passada à equipe de imprensa, pelas mãos de Cláudio Souza, seu último detentor.
Resultado das 5 Horas KART IN/ APKA:
1 Rogerio/ Cesar/ Marcos, 333 voltas
2 P./ Angelo C/ Saraiva, 330
3 Erick/ J. Pattaro, 329
4 Dedo/ Adriano, 329
5 Carol/ Maurício, 328
6 Seba/ Bruno/ Regis, 327
7 PEP/ Chapolin, 327
8 Claudio/ Almir/ Helena, 327
9 Tutty/ Silvio, 326
10 Fausto/ Giorgio/ Rodnei, 325
11 Leo/ Thiago 325
12 Lucas/ Navid/ Edson, 324
13 Dionisio/ A. Pombo, 324
14 Adauto/ Jerson/ Papito, 323
15 Chico Inglês/ Carlos, 323
16 Otavio/ Sergio/ Fernando, 320
17 Andre M./ Marcos/ Thiago, 318
18 Tite/ Decio/ João, 313
Melhor volta da prova: Maurício/ Carol em 51s500