O Kartódromo Internacional Serra Verde, em Belo Horizonte, recebeu no último sábado, dia 20, a primeira etapa do Troféu Minas Info2 de Kart. Com a participação de quase trinta pilotos a prova contou com as categorias Mini, Júnior e Fórmula 400.
Apesar de previstas no regulamento a primeira etapa não contou com a participação das categorias Master, Sênior e Sprinter. Essas categorias utilizam os tradicionais motores 125cc, refrigerados a ar. Para Rafael Cançado, promotor do Campeonato, essa ausência de pilotos é muito motivada pela atual situação do kartismo no Brasil e principalmente em Minas Gerais. “Os custos do kartismo de competição estão cada vez mais altos o que, de certa forma, inibem a participação de novos competidores. Por outro lado, temos conseguido uma evolução muito grande nos motores Honda 400cc, que equipam os karts da categoria F-400 e, dessa forma, muitos pilotos migraram de categoria. Apesar de mais lentos, os equipamentos da F-400 estão também muito competitivos e, além do custo de aquisição, o custo de manutenção é várias vezes mais barato que os convencionais 125cc.”, analisou o empresário.
As provas deste sábado foram extremamente competitivas e prenderam por todo o tempo a atenção do bom público presente no kartódromo. A categoria Mini foi a primeira a vir a pista e teve como vencedor o piloto Pedro Mesquita, seguido por Gabriel Lopes e Helder Granata. Pedro dominou os treinos, a tomada e durante a prova teve um desempenho exemplar terminando com quase quatro segundos de vantagem para o segundo colocado.
Na prova da categoria Júnior apesar de ter feito a pole-position o piloto Fernando Filho foi desclassificado e largou da última posição, deixando a ponta para Guilherme Silva. Na largada Guilherme manteve-se na ponta sob forte pressão de Jean Claude, que vinha em segundo. Os dois travaram uma bela disputa nas voltas iniciais, que apresentava em outro ponto do pelotão uma espetacular recuperação de Daniel Cançado, que havia largado da quinta posição. Mais ou menos no meio da prova Daniel já estava junto aos líderes e a partir daí entrou na disputa com Jean pelo terceiro posto e alcançou a posição. Daí foi em busca de Guilherme e, com sucesso fez a ultrapassagem na curva da vitória para seguir na ponta até a bandeirada final.
A categoria Fórmula 400 correu em duas baterias sendo que a segunda teve seu grid definido pela chegada da primeira bateria de forma invertida. Largando da pole-position o piloto Flávio Costa Martins largou bem e manteve-se na ponta sob forte pressão de Max Aurélio, que vinha em segundo. Os dois travaram um belo duelo até as cinco voltas finais quando, com problemas, o kart de Flávio começou a perder rendimento e este não conseguiu terminar a prova, que foi vencida por Max Aurélio tendo em segundo Ian Martins e em terceiro, Marcelo Menezes.
A segunda bateria foi extremamente interessante em virtude do grande número de ultrapassagens pois, com o grid invertido, os pilotos de ponta largaram das última posições e assim, a prova tornou-se competitiva. Andando muito rápido Flávio Costa não teve problemas dessa vez e venceu com quase sete segundos de vantagem para Marcelo Peloso, o segundo colocado e Adriano Sérgio, o terceiro.
A segundo etapa do Troféu Minas Info2 acontece no dia 23 de setembro, também no Kartódromo Internacional Serra Verde.