publicidade
16/01/2013 11:05

Temporada 2013 apresenta Júnior Menor como novo desafio para Enzo Gianfratti

Fonte: MasterMidia


Foto: Divulgação

Enzo Gianfratti em treinos com o novo kart


Atual bicampeão da Copa Noturna da Amizade e vice-campeão do Campeonato Nova Schin na categoria Cadete, o paulista Enzo Gianfratti (TNT Energy Drink/ 72 Sports/ Flash) foi promovido para a Júnior Menor.

"Eu fiquei muito contente por poder experimentar um kart mais rápido. O Júnior Menor é mais difícil de guiar, mas é muito mais gostoso, porque é bem rápido", comentou o garoto, que completou apenas 10 anos de idade em dezembro.

O kartismo nacional é dividido em várias categorias - Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos e Graduados, nesta ordem -, de acordo com a idade e a experiência dos praticantes. Para passar para a Júnior Menor em 2013 o piloto tem que ter nascido entre 2001 e 2003. E a cada graduação o kart fica mais rápido, com maior estabilidade, melhor freada e mais pesado.

"Comparando o Cadete com o kart da Júnior Menor, o chassi é mais largo, mais comprido, mais pesado e o motor que era de quatro tempos passa a ser de dois tempos. O Cadete chega a uns 90 km/h, enquanto na categoria imediatamente superior os pilotinhos já atingem cerca de 120 km/h", explica Wagner Alves Oliveira, chefe da equipe Speed Racing. "E na Cadete o peso mínimo é de 106 quilos (kart mais o piloto), enquanto que na Júnior Menor o regulamento obriga a ter pelo menos 135 quilos, deixando a direção do kart mais pesada e exigindo mais preparo físico da garotada", complementa o preparador.

"Na Cadete eu fazia a maioria das curvas quase de pé embaixo, só tirava um pouquinho de aceleração na entrada das curvas. Como o kart da Júnior Menor é mais rápido, tenho que frear forte antes de contornar as curvas", emendou o pequeno piloto, que é apoiado por TNT Energy Drink/ 72 Sports/ Flash.

Segundo Daniel Gianfratti, pai do piloto, este será um ano de aprendizado para o seu filho. "Ele vai correr contra pilotos que já tem um e até dois anos de experiência na Júnior Menor. E isto faz uma diferença grande quando se está disputando a ponta. Então, esta será uma temporada de aprendizado. Apesar da vontade e da preparação que ele irá fazer, vai ser uma boa surpresa se já no primeiro semestre ele estiver andando entre os primeiros", encerrou o ex-piloto de Protótipos e Fórmula Truck.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!