Foi realizada no último domingo, dia 28 de agosto, no Kartódromo Waltinho Ferrari, em Brasília (DF), a terceira etapa do Campeonato Brasiliense de Kart 2005.
A exemplo das competições que aconteceram nas etapas anteriores, realizadas no final do mês de junho e início de agosto, o que se viu foi uma intensa briga por posições nas três categorias que participaram das competições: Cadete, Master 400 e Sprinter 400.
Na Cadete, após largar da pole-position, Philipe Pinheiro não teve muitas dificuldades para manter-se na ponta até o final da prova. Apesar disso a etapa foi extremamente disputada e os outros pilotos mantiveram uma grande briga pela segunda e terceira posições. Felipe Fernandes e Victor Guimarães chegaram a quase se tocar nas primeiras voltas e mantiveram uma grande disputa até a última volta quando Victor cruzou em segundo e Felipe em terceiro.
Na prova que reuniu as categorias Master e Sprinter 400, a competitividade teve início logo na tomada de tempos que foi definida por vantagem mínima, de seis milésimos, entre Fábio Oliveira, pole-position e Rodrigo Dorey, segundo colocado. Entre os demais pilotos a diferença entre os 16 melhores colocados no grid de largada foi de quatro décimos e todos os vinte e dois karts estiveram dentro do mesmo segundo.
“Procuramos equalizar os motores de forma a deixá-los com o rendimento o mais próximo possível. Os propulsores a quatro tempos tem inúmeras variáveis onde é possível extrair mais velocidade, porém, mantemos sempre o mesmo padrão na preparação o que nos deixa a certeza de aumentarmos a competitividade a cada prova”, afirma Rafael Cançado, promotor do Campeonato.
A prova em si foi repleta de emoção com destaque total para o vencedor, Felipe Neira. Após largar da nona posição, Neira veio fazendo uma espetacular prova de recuperação, onde foi superando um a um todos os seus adversários. Apesar da sua superioridade, nessa etapa as disputas foram muito intensas e Willian di Paula, Luiz Cordeiro, Fábio Oliveira e Renato Mendes não deram um minuto sequer de descanso para ele. Ao final, com apenas 72 milésimos de diferença para o segundo colocado, Felipe Neira venceu a etapa. Na segunda colocação chegou Renato Mendes e em terceiro, Fábio Oliveira.
Esse resultado aumentou ainda mais a competitividade do campeonato na categoria Sprinter, que terminou o primeiro turno com Felipe Neira na ponta com 40 pontos válidos, seguido por Fábio Oliveira em segundo com o mesmo número de pontos e Renato Mendes em terceiro, somando 37.
A Master traz Willian di Paula liderando com 41 pontos contra 40 de Márcio Montenegro em segundo e 37 de Flávio Alecastro, em terceiro.
O Campeonato Brasiliense de Kart, que é uma realização da Federação Brasiliense de Automobilismo, com organização do Race Control e promoção da RBC Preparações, dá um tempo até o final de semana dos dias 10 e 11 de setembro, quando será realizada a quarta etapa da competição, que valerá pontos como a abertura do segundo turno. As provas serão realizadas no Kartódromo Waltinho Ferrari, no complexo do Autódromo Nélson Piquet, em Brasília – DF.
Confira o resultado final da terceira etapa:
Cadete
1) Philipe Pinheiro
2) Victor Guimarães
3) Felipe Fernandes
4) Ítalo Leão
5) Dinho Telles
Sprinter e Master 400
1) Felipe Neira
2) Renato Mendes
3) Fábio Oliveira
4) Luiz Cordeiro
5) Willian di Paula
6) Rogério Mesquita
7) Dudu Guerra
8) Marcelo Peres
9) Flávio Alecastro
10) Clodoaldo Pinto
11) Márcio Montenegro
12) Cezar Aidar
13) Luiz Antônio
14) Rodrigo Villas Boas
15) Rodrigo Garrido
16) Beatriz Pooz
17) Diego Taquez
18) Rodrigo Dorey
19) Diogo Broka
20) Ítalo Colares
21) Leonardo Aristides
22) Chico Vianna