Guardada a “sete chaves”, mas liberada hoje, uma notícia promete mexer bastante com o kartismo brasileiro.
Falamos do Super Kart Brasil, uma espécie de associação entre grandes nomes do kartismo brasileiro, mais especificamente sete grandes feras: Paulo Carcasci, Renato Russo, André Nicastro, Sérgio Jimenez, Ruben Carrapatoso e os irmãos Danilo e Dennis Dirani.
E o primeiro grande passo será uma corrida da Shifter no Velopark, no dia 30 de outubro, quando deverão competir mais de 40 pilotos, principalmente os que já andam na categoria na Granja Viana. Nomes como os próprios integrantes da direção do Super Kart Brasil, acrescidos de muitas outras feras da categoria e, talvez, Nelsinho Piquet.
“Queremos criar um evento diferenciado, com organização primorosa e não cair na mesmice”, diz Renato Russo, um dos idealizadores do projeto. “Teremos vistoria técnica impecável, como por exemplo, um aparelho para medir a octanagem do combustível”, cita Russo.
O Super Kart Brasil tem apoio de grandes empresas (Dolly, Kart Mini, Techspeed, Thunder) e do piloto Guilherme Jacob, e terá como uma das premissas a valorização de quem é, efetivamente, o dono do espetáculo: os pilotos. “Teremos uma premiação diferenciada também, ofertada pelos apoiadores. E estamos em busca de um patrocinador forte, que nos possibilitará oferecer premiação em dinheiro”, revela o heptacampeão brasileiro Renato Russo
Segundo Renato Russo, em 2010 os pilotos do Super Kart Brasil disputarão apenas esta prova no Velopark em outubro. “Em 2011 deveremos ter um campeonato com quatro etapas, sendo a última uma super final. Mas estas corridas serão realizadas apenas em kartódromos ‘top’, escolhidos por nós”, revela Russo. “De maneira alguma competiremos em kartódromos que não nos agradem ou não nos passem segurança. Ficaremos pelo Velopark, Granja, Raceland, Interlagos, kartódromos com esta linha”, avisa.
André Nicastro, outro piloto de excepcionais resultados na história do kartismo brasileiro, deverá estrear um modelo Shifter da Techspeed nesta corrida. “Ainda não passamos da conversa, pois hoje estamos muito focados no Sul-Americano. Mas já está definido que a Techspeed terá um chassi específico para a Shifter nesta estreia do Super Kart Brasil em outubro no Velopark”, revela Nicastro.
O carioca, que fará sua quarta corrida na Shifter, entende que o Super Kart Brasil poderá ser um marco na história do nosso kartismo. “Queremos estabelecer uma nova opção para o kartista brasileiro, um novo campeonato, com premiação forte, que agrade e atenda ao pedido do próprio piloto”, explica Nicastro. “Buscaremos de forma muito forte o melhor retorno de mídia possível. Nosso retorno atual é quase zero e resume-se aos sites especializados, que fazem um belo trabalho. Mas precisamos de mais, muito mais, e buscaremos isto”, completa.
Ruben Carrapatoso é outro piloto de destaque que integra o projeto. Campeão mundial em 1998, ele confirma também a estreia de um chassi Shifter da Thunder, do qual é piloto oficial. “Vamos estrear, sim, um Shifter da Thunder nesta prova do Velopark”, confirma.
E ele aposta no sucesso da proposta do Super Kart Brasil. “Queremos algo que siga padrões rígidos e que transmita para o kartismo o profissionalismo de outras categorias do automobilismo. A idéia é tirar o kartismo do amadorismo em que nos encontramos”, aposta Carrapatoso. “Queremos ajudar o kartismo enquanto esporte e em 2011 o Super Kart Brasil deverá ter outras categorias além da Shifter”, emenda.
O regulamento técnico para a prova de estreia do Super Kart Brasil terá por base o da Copa São Paulo Granja Viana, de onde sairão a maioria dos 40 pilotos que competirão no Velopark. “Quem tiver um motor até o K9C está convidado”, diz Paulo Carcasci, também heptacampeão brasileiro de kart.
Ainda hoje deverão estar no ar o Twitter e o Facebook do Super Kart Brasil.