Após três temporadas de muita dedicação, conquistas e aprendizado nas pistas potiguares, o piloto Victor Uchôa (Livraria Câmara Cascudo/ Sacolão/ Gama Italy/ Lápis de Cor/ Hotel Sombra e Água Fresca) está deixando as competições regionais para correr na Europa. Depois de completar nove anos no dia 1º de janeiro, o presente de Natal do jovem kartista veio com a confirmação de um apoio para o início de sua carreira internacional.
“A equipe entende que é o momento para o Victor sair do país, já que chegou a liderança do ranking brasileiro e precisa buscar novos objetivos na carreira. Ele sabe que vai encontrar dificuldades, mas está confiante”, explicou Gláucio Uchôa, pai e empresário de Victor.
A mudança de ares só será possível pela ajuda do empresário espanhol do setor automobilístico, Eric Rodrigues. Ao todo, já estão confirmadas seis viagens para a Europa, onde o piloto correrá em Portugal, Espanha e França, a partir de abril. Até lá, Victor passará por uma preparação física, psicológica e nutricional nos meses de janeiro, fevereiro e março, ainda no Brasil, para pisar fundo no acelerador e arrancar com sucesso nas pistas européias.
Porém, apesar das boas notícias e das novas metas na carreira, o kartista Victor Uchôa ainda esbarra na falta de patrocínio dos órgãos públicos, o que para o pai do piloto acaba dificultando o desempenho do atleta e se torna uma falta de estimulo para o surgimento de nomes no esporte potiguar.
“Victor tem o apoio privado, mas ainda carece muito do apoio público das secretarias do município e do estado. Seria fundamental que elas investissem mais nele nessa nova fase da carreira. Com o apoio das secretarias novos caminhos seriam abertos e tudo se tornaria mais fácil. Espero que essa realidade mude, até para que não se percam talentos do esporte”, declarou Gláucio.
Em 2009, foram mais de 40 corridas em terras potiguares e em outros estados como São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco e Bahia. No Pernambucano, o jovem kartista deu show e depois de ultrapassagens emocionantes terminou a prova da última bateria na 1ª colocação das categorias Mirim e Cadete. Já no potiguar, Victor venceu 12 etapas das 13 disputadas, garantindo o tricampeonato e a liderança do ranking nacional de pilotos da sua categoria.
“Agradeço o apoio de todos que participaram de alguma maneira da vida do meu filho. O Victor ficou triste por se afastar das competições potiguares, mas sabe da importância de iniciar uma nova fase para crescer ainda mais no esporte”, disse Gláucio.
Além da preocupação com os resultados na pista, o empresário já negocia a participação do filho em um reality show de jovens pilotos, em Valência, na Espanha. No programa, os kartistas ficarão cerca de três meses disputando provas e treinando diante das câmeras, além de também dos momentos de bastidores.