O automobilismo potiguar ganhará mais destaque a partir de janeiro de 2011, quando começam as aulas na Escola de Pilotagem Victor Uchôa. Garotos a partir dos seis anos de idade, que tenham a autorização dos pais, poderão ingressar no kartismo, amparados por conhecimentos técnicos e instrutores altamente qualificados.
O campeão brasileiro de kart na categoria Mirim, Victor Uchôa, que dá nome à escola, servirá de exemplo para os futuros kartistas potiguares. Uchôa, que já tem em seu currículo mais de 160 corridas em 22 kartódromos diferentes, participará das aulas falando de seu início no automobilismo e de suas mais importantes conquistas na carreira no Brasil e no exterior, como a participação em campeonatos em Portugal e na Espanha.
Aos nove anos de idade, Uchôa vai conciliar os campeonatos no continente europeu com os cursos para os alunos na Escola de kart e faz questão de participar das corridas de iniciação dos alunos novatos no automobilismo.
“Este é um dos momentos mais importantes do kart, quando se entra na pista pela primeira vez. Sempre acompanhei as corridas do meu pai, mas a primeira vez que pilotei foi inesquecível”, disse o piloto.
O curso é reconhecido pela Federação Potiguar de Automobilismo (FPA) e vai ensinar aos alunos o regulamento do kart, as sinalizações do automobilismo, quais os equipamentos de segurança necessários em corridas, os componentes do kart, a posição de pilotagem e instruções sobre o controle do kart (aceleração e frenagem).
As aulas serão realizadas no Kurt Kart e os treinos práticos na pista de 27.000m² do Kartódromo Geraldo Melo, onde acontecem treinos e corridas oficiais, como o Campeonato Potiguar de Kart.