Pela primeira vez na temporada, a Fórmula BMW Americana adotará o formato de três corridas por fim de semana, realizando a sétima, a oitava e a nona etapas do campeonato em dois dias, nesta sexta-feira (11) e no sábado (12), no Lime Rock Park, que fica na cidade de Lakeville, em Connecticut, nos Estados Unidos. O sistema ainda não foi testado, mas desde já recebe a aprovação principalmente dos estreantes, como o brasileiro Giancarlo Vilarinho, de 16 anos, que faz sua primeira temporada no automobilismo. “Por ser meu primeiro ano, quanto mais corridas, melhor”, afirma.
“Meu objetivo nesta temporada é aprender o máximo possível. Ganhamos três corridas a mais no calendário com a adoção de algumas rodadas triplas. Isto é bastante positivo para todos na categoria e principalmente para quem está começando”, revela Giancarlo Vilarinho, quarto colocado no campeonato. Ele também participa de uma disputa paralela pelo título de Estreante do Ano – bastante valorizado por render ao vencedor um contrato de piloto oficial da BMW. Nesta briga, ele ocupa a vice-liderança, atrás apenas do canadense Gianmarco Raimondo.
Como tem sido normal nesta sua primeira temporada, o Lime
Nesta temporada, ele já soma duas aparições entre os primeiros colocados. A primeira foi com um segundo lugar, em Montreal, no Canadá. A outra veio com a terceira posição, em Mid-Ohio, nos Estados Unidos, onde largou na primeira fila. No fim de semana que passou, ele disputou duas provas na preliminar do GP da Inglaterra de Fórmula 1, em Silverstone, numa participação especial dentro da Fórmula BMW Européia. Conseguiu boas posições de largada (a melhor delas um 8º lugar num grid de 30 carros), mas uma punição o fez largar mais atrás e atrapalhou os planos.
O campeonato após 6 etapas:
1) Alexander Rossi, 91 pontos; 2)
A classificação entre os novatos:
1) Gianmarco Raimondo, 63 pontos; 2) Giancarlo Vilarinho, 48; 3) Alexandre Ruiz, 44; 4) Mikael Grenier, 37; 5) Vilabor Jovanovic, 20; 6) David Ostella, 13.