O paulista Giuliano Raucci, da equipe RR Racing Team, viveu um final de semana marcante em sua jovem carreira: em Curitiba, o piloto de apenas 16 anos fez pela primeira vez uma corrida em carros de fórmula, após uma trajetória de sucesso e conquistas no kart, incluindo títulos paulistas, brasileiros e a melhor colocação de um piloto do País no Mundial de Kart.
Mesmo sem nunca ter pilotado um F-3 na pista de Curitiba, Raucci conquistou dois importantes resultados em seu final de semana de estreia no automobilismo: oitavo lugar na corrida de ontem e um quinto lugar na de hoje - que foi ainda mais impressionante pelo fato de o piloto ter que largar dos boxes, após uma falha no acelerador do seu carro.
"Foi um final de semana que ficará marcado para sempre para mim, afinal foi a minha estreia em carros de corrida. Fiquei satisfeito em conseguir evoluir bastante na curta programação de treinos e com as duas corridas. O começo foi difícil, pois nunca pilotei nesta pista. Agora, no final da corrida 2, já estava muito mais à vontade com o carro e também buscando mais o limite do circuito e tenho certeza de que vamos ser ainda mais competitivos na próxima etapa", diz Raucci, que corre com o apoio de Dolly Guaraná, TW Steel Watches, Ferramentas Beta, Carnes del Sur, Everlast, Bell Helmets e Queijos Tirolez.
Com os resultados deste final de semana, Giuliano é o quinto colocado no campeonato, com oito pontos. A liderança é de Matheus Ioro, com 24.
O chefe da equipe, Sergio Burger, também destacou a evolução da jovem estrela do kartismo nacional em seu primeiro final de semana competindo na F-3. "A gente sabia que seria uma etapa desafiadora para ele, porque a pista de Curitiba é muito técnica e o carro da F-3 tem muito downforce (arrasto aerodinâmico) e muita potência (cerca de 270 cavalos). Mesmo assim, ele teve maturidade suficiente para conseguir evoluir mesmo com pouco tempo de treino e, nas corridas, já imprimia um ritmo forte, sobretudo na prova de hoje", diz Burger.
Para os outros pilotos da RR Racing Team, no entanto, o final de semana teve algumas adversidades. Além de Raucci em oitavo, a primeira corrida teve Nicholas Silva na nona colocação. Já os pilotos da categoria Light, Andreas Viscardi e Felipe Ortiz, não completaram as provas.
Ontem, Viscardi sofreu um forte acidente na saída do S de alta, a mais de 180 km/h - o piloto nada sofreu, mas o carro não pôde ser recuperado a tempo da prova deste domingo. "Foi uma pena, estava bem empolgado com esta etapa. Já era o segundo na minha categoria (Light) quando sofri o acidente. Mas corridas são assim mesmo, o importante é que sai ileso e vamos estar no grid na próxima etapa", diz Viscardi, que foi vice-campeão da Copa São Paulo de Kart KGV em 2014 e já foi campeão de Super Kart Brasil disputando a categoria Shifter.
Felipe Ortiz, que em 2014 foi vice-campeão da F-4 Sul-americana e faturou o Capacete de Bronze como revelação do ano, não completou nenhuma das duas provas de Curitiba. "Foi de fato uma infelicidade, porque a gente tinha a certeza de que o Felipe (Ortiz) teria chance de vitória, mas infelizmente tivemos um problema elétrico na primeira corrida e um mecânico na segunda", explicou Rogério Raucci, sócio-diretor da RR Racing Team. "Em todo caso, o balanço é positivo pela evolução do Giuliano (Raucci) e temos certeza de que seremos bastante competitivos na próxima etapa", completou.
A segunda rodada dupla da F-3 Brasil será no dia 25 e 26 de abril, prevista para o Autódromo de Brasília.
Veja como terminou a primeira prova do final de semana:
1. Pedro Piquet (Cesário F3) - 19 voltas em 27min21s193
2. Rodrigo Baptista (Prop Car Racing) - a 6.682
3. Matheus Iorio (Cesário F3) - a 10.218
4. Guilherme Samaia* (Cesário F3) - a 18.343
5. Matheus Muniz* (Prop Car Racing) - a 25.433
6. Leonardo de Souza (EMB Racing) - a 25.675
7. Fernando Croce (Hitech Racing) - a 29.393
8. Giuliano Raucci (RR Racing) - a 1 Lp.
9. Nicholas Silva (RR Racing) - a 3 Lp.
10. Carlos Cunha (CF3) - a 3 Lp.
11. Pedro Cardoso* (Cesário F3) - a 4 Lp.
Não completaram 75% da prova
12. Andreas Visnardi* (RR Racing)
13. Igor Fraga* (Prop Car Racing)
14. Dario Lintz* (EMB Racing)
15. Artur Fortunato (Fortunato F3 Racing)
16. Christian Hahn (Hitech Racing)
17. Felipe Ortiz* (RR Racing)
Veja como terminou a prova 2:
1. Matheus Iorio (Cesário F3) - 23 voltas em 31min34s542
2. Artur Fortunato (Fortunato F3 Racing) - a 6.153
3. Rodrigo Baptista (PropCar Racing) - a 8.896
4. Christian Hahn (Hitech Racing) - a 15.091
5. Giuliano Raucci (RR Racing) - a 17.365
6. Pedro Piquet (Cesário F3) - a 5 voltas
Não completaram 75% da prova
7. Fernando Croce
8. Carlos Cunha
9. Leonardo de Souza
10. Matheus Muniz*
11. Guilherme Samaia*
12. Nicholas Silva
13. Pedro Cardoso*
14. Andreas Visnardi*
15. Igor Fraga*
16. Dario Lintz*
17. Felipe Ortiz*
Resultado sujeito a verificações técnicas e desportivas
*Pilotos da F-3 Light
Campeonato da F-3 após duas corridas:
1. Matheus Iorio - 24
2. Rodrigo Baptista - 21
3. Pedro Piquet - 18
4. Artur Fortunato - 12
5. Giuliano Raucci - 8
6. Christian Hahn - 7
7. Leonardo de Souza - 7
8. Fernando Croce - 5
9. Nicholas Silva - 2
10. Carlos Cunha - 1
Campeonato F-3 Light:
1. Guilherme Samaia - 15
2. Matheus Muniz - 12
3. Pedro Cardoso - 9
4. Andreas Visnardi - 0
5. Dario Lintz - 0
6. Felipe Ortiz - 0
7. Igor Fraga - 0