A dois dias do início oficial da 6ª Copa Centro-Oeste de Kart, várias equipes já chegaram em Palmas, capital do estado do Tocantins, e começaram a se instalar no Kartódromo Rubens Barrichello.
De hoje até domingo a pista sediará a primeira etapa da competição e os organizadores esperam cerca de 70 pilotos. Antônio Vieira, presidente da Federação Tocantinense de Automobilismo - FTA, destacou nesta manhã a importância do evento para o estado. "Por estarmos distantes dos grandes centros as vezes sofremos pela falta de incentivo ao nosso kartismo regional. Temos excelentes pilotos aqui e, para a nossa modalidade, seria de suma importância que todos os anos tivéssemos um evento de grande porte como a Copa Centro-Oeste. Fizemos uma reforma geral no kartódromo e temos certeza que os pilotos e equipes estarão desfrutando das acomodações de uma das pistas mais modernas do país", analisou.
O Kartódromo Rubens Barrichello foi inaugurado no princípio desta década e já recebeu, dentre outras competições, a Copa Brasil de Kart 2003. Naquela ocasião a pista foi completamente estruturada e teve implantadas áreas de Estacionamento de Caminhões, Parque Fechado, Salas de Imprensa, Comissários e Torre de Cronometragem.
A pista, bastante técnica e veloz é simétrica e seletiva. Dentro de seus 1.150 metros de extensão por dez de largura, o traçado principal conta com sete curvas para direita, sete para a esquerda e quatro retas bem definidas. O tempo recorde de volta em competições pertence ao paulista Sérgio Jimenez. Na ocasião, competindo pela categoria Graduados "A", o piloto marcou o tempo de 44s803.
Segundo Rafael Cançado, promotor da Copa Centro-Oeste, este tempo não deve ser batido. "A competição que realizaremos aqui no final de semana utiliza motores sorteados e visa, principalmente, a igualdade entre os competidores. Naquela ocasião em que Jimenez registrou o recorde, a competição era com motores preparados ao máximo e os pneus eram mais aderentes que os que utilizaremos", finalizou.
Hoje passaram pelo kartódromo cerca de 50 pilotos que já deram início à sua preparação para a prova. Além das feras de Goiás, Minas, Bahia e Distrito Federal, merecem destaque alguns pilotos da casa como Felipe Fraga, Marcos Vieira e Marco Túlio. Os três já são conhecidos no cenário do kart nacional por participarem regularmente das competições em outros estados e prometem brigar muito para conquistarem esta importante vitória em Palmas.