No último final de semana, dias 28 de fevereiro e 1º de março, teve início no Kartódromo Ricardo dos Santos, em Goiânia (GO), a 7ª edição da Copa Centro-Oeste de Kart.
O evento, realizado pela RBC Preparações de Motores sob a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo e das federações automobilísticas de Distrito Federal, Goiás e Tocantins,contou com a presença de 51 pilotos que estiveram divididos entre oito categorias.
Após o sucesso dos três últimos anos, quando o evento passou a ser realizado com motores sorteados, o regulamento da competição deste ano foi permeado por várias mudanças que tinham como principal objetivo a redução de custos e o conseqüente aumento no número de competidores.
A programação do evento contou com treinos livres na quinta e na sexta-feira, tomadas de tempos e primeira etapa no sábado e, no domingo, as baterias da segunda etapa.
As primeiras provas foram da categoria Mirim. Pilotos que já estão em seu terceiro ano na classe dividiram a pista com jovens estreantes no kartismo. Um destes pilotos, que começou neste ano, foi Nathan William. O garoto surpreendeu a todos após duas corridas muito disputadas onde ele mostrou técnica e capacidade para segurar os ataques de João Pedro Custódio. Os dois fizeram das duas etapas corridas à parte onde deram um verdadeiro show. William venceu as duas com Custódio em segundo. Andrei Bringel, também estreando, terminou em terceiro na primeira prova. João Pedro Guim foi o terceiro na etapa de domingo.
Mais surpresas também foram vistas na corrida da Cadete. Esta classe, que recebeu alguns pilotos promovidos da Mirim, se mostrou muito competitiva desde os primeiros treinos e teve, em determinados momentos, oito garotos dentro do mesmo décimo. Pedro Piquet marcou a pole-position, mas, os destaques ficaram por conta dos primos Luiz Felipe e João Vitor Branquinho. Após duas corridas muito disputadas João Vitor venceu a primeira corrida e Luiz Felipe, em sua estréia na Cadete, venceu a segunda. Na primeira etapa Piquet terminou em segundo e Augusto Pereira, em terceiro. Na corrida de domingo João Vitor foi o segundo e Pereira, novamente, o terceiro.
Na prova que reuniu as categorias Júnior e Júnior Menor os gêmeos Yago e Yuri Cesário mostraram-se extremamente preparados para seu segundo ano na categoria Menor. Mesmo com equipamento mais lento que o da Júnior, os dois fizeram duas provas muito consistentes e venceram, com certa facilidade. Na corrida de sábado Yuri venceu com Yago em segundo e Victor Guimarães em Terceiro. No domingo foi a vez de Yago vencer com Yuri em segundo e Guimarães, novamente, em terceiro. Pela Júnior João Sérgio Câmara venceu as duas seguido por Marco Túlio e Lucas Palhares.
Outro piloto que mudou de categoria nesta temporada e já se mostrou pronto para grandes desafios foi Matheus Vieira. O piloto, vindo da Júnior, venceu a primeira corrida da Graduados B após uma bela disputa com Rodrigo Piquet, da Sênior, que competiram juntos. Dentre os Graduados João Gontijo terminou em segundo e Rafael Reis, em terceiro. Na Sênior o segundo foi Sérgio Simão e o terceiro, Nuri Dirani. Os Novatos também fizeram parte deste prova e tiveram Rafael Almeida como vencedor seguido por Egon Otto Júnior. No domingo o Campeão Brasileiro de Graduados Gabriel Navarrete participou da prova e, com isso, os pilotos da categoria Sênior solicitaram que fossem disputadas provas distintas. Assim, mesmo largando em último dentre os Graduados e Novatos, Navarrete precisou de uma volta para assumir a liderança e, daí por diante, abriu confortável vantagem até a bandeirada da vitória. Matheus Vieira chegou em segundo e Rafael Reis, em terceiro. Dentre os Novatos o vencedor foi Egon Otto Jr. Rafael Almeida, com problemas em seu kart, não conseguiu largar.
Na prova da categoria Sênior o experiente piloto Rodrigo Piquet não tomou conhecimento de seus adversários e, com mais de 13 segundos de vantagem, venceu a prova seguido por Fábio Oliveira e Nuri Dirani.
A maior mudança em termos de corrida nesta etapa da Copa Centro-Oeste foi na categoria Fórmula 400. A partir desta etapa a disputa das provas desta categoria conta com troca de pilotos e pesagem durante as provas. Apesar de ter sido a primeira experiência com esta inovação, as duas etapas aconteceram sem nenhum problema e todos aprovaram a mudança. A primeira corrida foi vencida por Weldey Neves, que correu sozinho, seguido pela dupla Igor Layuta/Rivas Filho. Na terceira posição chegou o kart de Thiago e Rodrigo Rappa. Na corrida de domingo a vitória ficou com Veberley Carneiro, seguido por Hiroji Okano e Elon Cesário. Todos três competindo sozinhos.
“Apesar de termos contado com a presença de menos competidores do que esperávamos, as corridas foram muito boas e extremamente disputadas. Talvez tenhamos perdido alguns competidores para o Carnaval. Porém, tenho certeza que na próxima prova já teremos um grande salto no número de pilotos para o campeonato”, finalizou Rafael Cançado, promotor do campeonato.
A segunda rodada da Copa Centro-Oeste de Kart, com as provas válidas pela terceira e quarta etapas do Certame, será realizada entre os dias 3 e 4 de abril no Distrito Federal.