Neste domingo, dia dos pais, o Kartódromo Ayrton Senna, no Guará (DF), recebeu num dia ensolarado e quente as disputas da 11ª e 12ª etapas da Copa Centro-Oeste de Kart 2008. Os pilotos se enfrentaram em provas muito competitivas onde, diferente das etapas anteriores, o clima esteve quente também dentro da pista. Vários toques e rodadas apimentaram os pegas em praticamente em todas as categorias.
A rodada de corridas começou com as baterias da Mirim. Em ambas as apresentações as disputas foram eletrizantes e se estenderam até a bandeirada final. Na primeira corrida, após largar da ponta, Luiz Branquinho se envolveu em um toque e caiu para a última posição, deixando a liderança nas mãos de Fernando Mattos. Este, por sua vez, mesmo com um equipamento visivelmente mais lento, conseguiu segurar a pressão de todo o pelotão, que se aglomerou atrás dele, e conseguiu vencer. Pedro Cardoso terminou em segundo e José Pereira, em terceiro. Na segunda bateria a competitividade se repetiu, porém, desta vez, Cardoso foi quem venceu seguido por Pereira e Mattos.
Assim como visto na Mirim, nas baterias da Cadete os pilotos provaram que realmente velocidade não tem idade e deram uma verdadeira aula. Foram duas apresentações repletas de grandes lances, ultrapassagens e recuperações de levantar o público. Na primeira prova a vitória ficou com João Vieira que, até a metade da prova, duelou com Pedro Fortes a liderança da prova. Fortes chegou em segundo e João Cerrato em terceiro. Na segunda corrida, após largar da última posição, Pedro Piquet escalou o pelotão e, em uma recuperação impressionante, venceu a prova com Breno César, em segundo e Rafael Osório, em terceiro.
Reunindo as categorias Júnior e Júnior Menor, a terceira rodada de corridas foi marcada por dois duelos. O primeiro deles, na Júnior, foi vencido por Matheus Vieira, na primeira bateria e Diogo Ribas, na segunda. Na Júnior Menor, por sua vez, as disputas ficaram polarizadas entre Phillipe Pinheiro e Yuri Cesário. Pinheiro venceu a primeira e Yuri a segunda.
As duas provas da Master 400 reuniram nove pilotos e, assim como na disputa da categoria anterior, foi polarizada por dois pilotos na disputa pela liderança. Cesar Aidar marcou a pole position e segurou a liderança por quase toda a primeira bateria. Porém, na última volta, foi superado por Rogério Mesquita, que venceu. Aidar chegou em segundo. Na segunda bateria, após muita pressão nas primeiras voltas, Mesquita conseguiu abrir na segunda parte da prova e novamente venceu, com Aidar em segundo. Destaque para a prova de Murilo Mori que, após cair para a última posição, fez grandes ultrapassagens e chegou em terceiro.
Dentre os pilotos da Sênior A e B as provas também foram bastante movimentadas. Já na tomada de tempos ficou claro que as disputas seriam apertadas quando Marco Bernardes marcou a pole com apenas 81 milésimos entre ele e o terceiro colocado. Na primeira bateria, porém, quem se destacou foi Anderson Faita que, após assumir a liderança, foi abrindo distância volta a volta, para vencer com quase oito segundos de vantagem para Fábio Oliveira. Na segunda prova, Oliveira assumiu a liderança ainda na primeira curva para não mais perdê-la até a bandeirada final. Destaque para Rodrigo Piquet, que após ter tido problemas na primeira bateria, largou da última posição e após se recuperar chegou em segundo. Faita foi o terceiro. Na Sênior B mais uma etapa de domínio absoluto de Luiz Cordeiro Filho, atual vice-campeão Brasileiro. O piloto marcou a pole e venceu as duas baterias, mesmo após ter tido problemas e ter que buscar a liderança na segunda prova.
Finalizando as atividades, pilotos Novatos e Graduados B fizeram suas baterias. Na B, Lucas Foresti foi quem se destacou na primeira prova e, após largar da terceira posição, superou sem muita dificuldade seus adversários para vencer. Pedro Barbosa chegou em segundo. Na segunda prova, porém, Lucas acabou se chocando com Barbosa e quem venceu a sua primeira corrida foi Luciana Alves. Barbosa chegou novamente em segundo. Dentre os Novatos, Vinícius Perdigão venceu a primeira corrida e Eric Durão a segunda. Nas duas provas Raphael Reis ficou com a segunda posição.
Mudança para a próxima etapa
Apesar de divulgada desde o início do ano para o Kartódromo de Anápolis, a Federação Goiana de Automobilismo – FAUGO – informou que a próxima rodada da 6ª Copa Centro-Oeste de Kart será realizada no Kartódromo Dr. Henrique Santillo, em Itumbiara (GO).
Segundo Nei Lins, presidente de entidade, a mudança foi efetuada para ajudar aos pilotos da região a se prepararem para a Copa Brasil, que será realizada naquele kartódromo entre os dias 14 e 18 de outubro.