publicidade
02/12/2008 09:34

Festa em Goiânia e novos campeões do Centro-Oeste já são conhecidos

Fonte: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Pedro Piquet ficou com o vice na Cadete, sob os olhares atentos do pai, Nélson


Neste sábado e domingo, dias 29 e 30 de novembro, o Kartódromo Ricardo dos Santos, em Goiânia (GO), recebeu a nona e última rodada da 6ª Copa Centro-Oeste de Kart. Quase 60 pilotos de Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e até Rio Grande do Norte participaram das disputas.

 

Assim como na maioria dos eventos desta temporada, as atividades de sábado foram ocupadas apenas pelos treinos livres e pelas tomadas de tempo e, no domingo, efetivamente, as baterias.

 

Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK), esteve em Goiânia, onde prestigiou as provas. “Os pilotos da região central do país estão de parabéns. Este é o segundo ano que a CNK efetua diretamente a supervisão das provas e estamos muito satisfeitos com o salto de qualidade das disputas e dos eventos. Alguns detalhes precisam ser melhorados, mas, em sua essência, a competição é muito boa e está formando grandes atletas que se destacaram, neste ano, nas principais competições do país”.

 

As primeiras competições reuniram os pequenos velozes da categoria Mirim. Luiz Felipe Branquinho, correndo em casa, marcou a pole position e venceu sem dificuldades a primeira bateria, quando abriu mais de sete segundos de vantagem para João Pedro Guim, o segundo colocado. José Pereira chegou em terceiro. Na segunda prova do dia Branquinho e Pereira travaram um emocionante duelo até a bandeirada. Pereira, desta vez, levou a melhor e venceu a bateria com menos de três décimos de vantagem para Branquinho. João Pedro Guim, desta vez, chegou em terceiro. Nesta classe o brasiliense Fernando Mattos já havia garantido o título por antecipação e nem mesmo participou da rodada.

 

Duas corridas de arrepiar. Assim podem ser consideradas as duas baterias da categoria Cadete. Com pegas do começo ao fim e muitas ultrapassagens, os pilotos mostraram que realmente têm um grande futuro pela frente. Pedro Piquet, após marcar a pole position, venceu a primeira prova beneficiando-se de um acidente com seu principal rival na luta pelo título, João Vieira. Este, por sua vez, após cair para o final do pelotão na largada, fez grande prova de recuperação e terminou em segundo. Jorge Neto foi o terceiro. Na segunda e decisiva prova do campeonato, Vieira novamente perdeu posições na largada e caiu para o meio do pelotão enquanto que Piquet mantinha-se na ponta. Focado na conquista do título, Vieira fez belas ultrapassagens até chegar à disputa pela liderança. Junto consigo ele trouxe Rafael Osório, que também esteve muito rápido. Após ultrapassar Piquet, Vieira ainda recebeu o troco e caiu novamente para a segunda posição, mas ele novamente o ultrapassou, não mais perdendo a liderança até a bandeirada final. Osório chegou em segundo e Piquet em terceiro. Com este resultado Vieira conquistou o título da Copa Centro-Oeste e, também, o dos Campeonatos Goiano e Brasiliense.

 

Com a adrenalina um pouco mais baixa, os pilotos da Master 400 foram para a pista e viram uma grande apresentação de Weldey Neves que, após marcar a pole position, venceu a primeira prova sem grandes dificuldades. Pablo Alves chegou em segundo e Glaucinei Souza, em terceiro. Na segunda bateria, após uma corrida bastante movimentada e que teve, inclusive, uma pequena garoa em seu começo, Olimpio José Abrão venceu seguido por José Maria Reis e Weldey Neves. Mesmo não tendo participado desta rodada o título desta classe ficou com o brasiliense Murilo Mori.

 

Pelas categorias Júnior e Júnior Menor as corridas também foram bastante movimentadas e reuniram 11 pilotos. Em um final de semana de bastante dedicação Diogo Ribas foi insuperável nas duas corridas e venceu sem dificuldades na Júnior. Na sua classe ele foi seguido por Matheus Vieira e João Câmara, na primeira bateria e Ítalo Leão e João Marcos, na segunda prova. Pela Júnior Menor, após uma empolgante disputa na primeira bateria, Yuri Cesário venceu a prova seguido por seu irmão Yago e por Victor Guimarães. Na segunda corrida, Guimarães foi o vencedor com Yuri em segundo e Yago em terceiro. Com estes resultados os títulos da Copa Centro-Oeste ficaram com Diogo Ribas, na Júnior e Phillipe Pinheiro, na Júnior Menor.

 

As penúltimas baterias foram das categorias Sênior A e B. Com 100% de suas atenções voltadas à conquista do título o brasiliense Rodrigo Piquet não deu espaço para a aproximação de nenhum de seus adversários e garantiu duas vitórias tranqüilas na A, onde em nenhum momento perdeu sua liderança. Na corrida da 17ª etapa ele foi seguido por Bruno Lawrence e Fernando Leme. Na corrida seguinte Bruno novamente foi o segundo e Fábio Oliveira, o terceiro. Pela categoria B Luiz Cordeiro Filho venceu a primeira seguido por Jerry Alexandre e Juliano Costa. Na segunda bateria Jerry venceu com Luiz em segundo e Célio Leal pela terceira posição. Com estes resultados os títulos ficaram então com Piquet e Cordeiro.

 

Finalizando o dia de competições e, assim, a 6ª edição da Copa Centro-Oeste de Kart, as categorias Graduados B e Novatos entraram na pista. Foram duas corridas diferentes. Pela Graduados, na primeira bateria, após largar da pole position Lucas Foresti abriu confortável vantagem aproveitando-se de uma escapada de Gabriel Navarrete, que vinha em segundo. Assim, o piloto brasiliense administrou a vantagem na segunda metade da prova e venceu com Navarrete em segundo e Igor Veras, em terceiro. Na segunda prova, sob uma fina chuva e com pneus slick, foi a vez de Gabriel Navarrete mostrar porque é o atual Campeão Brasileiro e vencer a corrida. Foresti foi o segundo e Veras, novamente o terceiro. Com o resultado Lucas garantiu o título da Copa Centro-Oeste assim como dos Campeonatos Goiano e Brasiliense. Pela Novatos, Vinícius Perdigão venceu a 17ª etapa seguido por Matheus Laba e Eric Durão. Na segunda bateria, após andar por várias voltas na frente dos Graduados, Laba venceu com Perdigão em segundo e Durão, novamente em terceiro. Na soma dos resultados Perdigão foi mais um que confirmou o título dos três Campeonatos.

 

Após a bandeirada final um grande clima de confraternização tomou conta do kartódromo e todos já se perguntavam sobre datas e mudanças do campeonato para 2009. A 6ª edição da Copa Centro-Oeste de Kart foi uma realização das federações de Automobilismo de Distrito Federal (FADF), Goiás (FAUGO) e Tocantins com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e promoção da RBC Preparações de Motores. Patrocínio de Honda Produtos de Força, MG Tires, Mega Kart, Techspeed, Birel Sudam e Dimetil.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!