publicidade
02/12/2008 17:12

Gabriel Navarrete brilhou na final da Copa Centro-Oeste

Fonte: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Gabriel Navarrete


Após se destacar como o piloto revelação da Seletiva de Kart Petrobras, realizada no meio da semana passada no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), o piloto goiano Gabriel Navarrete (Nil Racing) voltou para Goiânia (GO), sua cidade natal, onde disputou no Kartódromo Ricardo dos Santos a última rodada da Copa Centro-Oeste de Kart.

 

Navarrete, que nesta temporada disputou apenas uma prova desta Copa, resolveu disputar esta prova por ser na sua cidade e, principalmente, na pista que ele até hoje acumula a maior quilometragem de treinos.

 

Assim, disposto a conquistar as duas vitórias do final de semana, o piloto participou dos treinos livres na sexta-feira e na manhã de sábado. Sábado à tarde, já com o equipamento acertado, ele partiu para a tomada de tempos e, mesmo com problemas no motor de seu kart ,conquistou a segunda posição do grid, a exatos 25 milésimos de diferença de Lucas Foresti, o pole position.

 

“Apesar de meu kart não ter parado na pista, senti nos dois últimos minutos da tomada um ruído estranho e a queda de rendimento. Falei com o pessoal da RBC, empresa fornecedora dos motores. Eles abriram o motor para analisar e encontraram na câmara de combustão um objeto metálico que provavelmente foi aspirado pelo carburador. Assim, eles trocaram o propulsor de meu kart fazendo com que eu fosse para a corrida, meio que às escuras”, comentou o piloto de 14 anos.

 

Determinado a fazer uma boa corrida Gabriel partiu para a primeira bateria. Porém, largando na parte suja da pista, acabou sendo prejudicado na largada e caiu para quinta posição. Com a garra dos grandes campeões Gabriel passou a impor um forte ritmo em uma empolgante prova de recuperação. Na metade da bateria já ocupava a segunda colocação, mas, neste momento, o líder Lucas Foresti já havia aberto confortável vantagem e, assim, Navarrete terminou em segundo.

 

Na segunda bateria, após largar novamente da primeira fila, Gabriel e os demais concorrentes enfrentaram uma fina chuva, que não foi suficiente para que os pilotos trocassem os pneus, mas deixou a pista bastante escorregadia. Após uma pequena escapada na largada Navarrete partiu em busca da liderança e, em condições de pista quase sem aderência, conseguiu fazer belas ultrapassagens até assumir a liderança. Uma vez na primeira posição o piloto manteve-se na ponta até a bandeirada quando, junto com sua equipe, comemorou bastante a vitória.

 

“Estou realmente muito feliz. Apesar de não ter participado de toda a temporada do Centro-Oeste sei que este campeonato é muito difícil e tive que superar pilotos muito rápidos. Valeu demais”, finalizou o representante da equipe Nil Racing.

 

Mais duas corridas pela frente

Passado o eufórico momento da vitória, Navarrete partirá neste final de semana para seus dois últimos compromissos do ano em território paulista. No sábado, dia seis, ele participará da última etapa da Copa São Paulo Light de Kart. Ao lado dos principais pilotos da modalidade no país ele, que atualmente lidera a competição na categoria Sprinter A, tentará buscar um dos principais títulos do kartismo nacional.

 

No domingo, no mesmo kartódromo, Navarrete disputará então a primeira edição do Grande Prêmio RBC de Kart. Esta competição, realizada pela empresa que fornece os motores do Light e da Copa Centro-Oeste, premiará o vencedor da categoria Sprinter A, principal do torneio, com dois dias de treino de F-3 com a categoria Amir Nasr Racing. Gabriel pretende conquistar este prêmio, porém, caso ganhe, somente poderá usufruir dele a partir de abril, uma vez que pela legislação desportiva brasileira somente podem treinar de fórmula pilotos com no mínimo 15 anos.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!