Após vencer de forma inconteste as provas de abertura do Campeonato Paulista de Kart, da Copa São Paulo Light de Kart, além de ter liderado as duas corridas da abertura da Copa Centro-Oeste de Kart 2009, o piloto brasiliense João Pedro Guim (Buba Competições) disputou, no último final de semana (4 e 5) a terceira e a quarta etapas da Copa Centro-Oeste.
Apesar de não concordar com a decisão da Federação de Automobilismo do Distrito Federal (FADF) em marcar a prova para o Kartódromo Waltinho Ferrari, localizado no plano piloto da Capital Federal, a equipe de Guim não encontrou saída a não ser participar da prova. “A pista do Waltinho Ferrari foi criada no estacionamento do Autódromo de Brasília. Ela é completamente delimitada por pneus e não acredito que apresente as condições mínimas de segurança para uma prova de kart que envolve, inclusive, crianças a partir de seis anos de idade. Por outro lado, como nos propusemos a participar do campeonato, a ausência nesta corrida implicaria praticamente em abrir mão da disputa pelo título. Se um piloto fizesse todos os pontos possíveis na rodada ele estaria acumulando neste final de semana 25 pontos. Pontuação que, em condições normais, seria praticamente impossível de se recuperar”, explicou Claufer Machado, pai do piloto.
Resignado com a situação instaurada, Claufer e a Buba Competições partiram então para a preparação de João Pedro Guim para a corrida. Apesar dos desafios do traçado o piloto se dedicou bastante aos treinos livres e, ao final das sessões de sexta-feira, já acreditava estar pronto para as disputas do final de semana.
Após um rápido treino de aquecimento, realizado na manhã de sábado, Guim e os demais concorrentes da categoria Mirim partiram para a tomada de tempos. Com a marca de 59s284 o representante da Buba Competições ficou com a segunda posição do grid de largada.
Em virtude da forte chuva que assolou Brasília no final da tarde de sábado, as duas baterias da categoria Mirim foram transferidas para a manhã de domingo. Na primeira corrida, válida pela terceira etapa do campeonato, Guim manteve-se na segunda posição enquanto que, Nathan Wiliam pulou na ponta. Duas voltas se passaram e, na entrada da reta dos boxes, João Pedro Custódio posicionou seu kart para tentar a ultrapassagem e os dois acabaram se tocando. Custódio continuou, mas Guim bateu na barreira de pneus. Com muita garra e determinação, mesmo aparentando dores na região lombar, Guim voltou à disputa. O piloto perdeu muito tempo e não mais conseguiu recolocar seu kart na briga pelas primeiras posições, terminando a prova com o quarto lugar.
Depois de ter sido atendido e medicado na ambulância da prova, João Pedro Guim foi liberado para que pudesse participar das demais atividades do dia. Após uma excelente participação no treino de aquecimento, onde conquistou a volta mais rápida, Guim alinhou seu kart para a segunda corrida do domingo.
Após uma excelente largada o piloto pulou para a segunda posição e, na volta seguinte, já cruzava a reta no primeiro lugar, com Wiliam e Custódio “colados” em seu kart. Os três pilotos passaram a prova inteira juntos se revezando nos três primeiros postos. Na penúltima volta, porém, o kart de Nathan e o de Guim se enroscaram na reta oposto enquanto que Custódio, que vinha em terceiro, assumia a liderança. Guim, mais uma vez, conseguiu voltar para a disputa, mas terminou apenas na terceira posição. Custódio venceu.
“Estou realmente perplexo com tudo isso que aconteceu. É no mínimo uma falta de respeito com os garotos e conosco, pais, que investimos para que nossos filhos participem de um esporte sério e saudável. O primeiro e maior erro foi o de marcarem esta corrida para uma pista que não apresentava condições de segurança. Depois, na corrida, os comissários e fiscais de pista não foram enérgicos o suficiente para tomarem atitudes como desclassificação ou, no mínimo, time penalty em virtude dos toques e batidas envolvendo os meninos. Não podemos esquecer que estamos lidando com crianças, todas elas com menos de 10 anos de idade. Estamos construindo o caráter de uma geração futura. Enquanto adultos que estamos trabalhando este desenvolvimento, temos a obrigação de elogiar, mas também reprimir quando for necessário”, desabafou Claufer.
Ainda comentando os fatos desta etapa, Claufer continuou: “Tem várias situações que estão acontecendo nas provas do Centro-Oeste que nos deixam sem parâmetros para realmente saber o que pretendem os dirigentes do esporte aqui na nossa região. A alta direção da Federação participa de eventos ligados a equipes e, na corrida do final de semana, vai buscar informações com os próprios membros desta equipe sobre situações e acontecimentos de pista. Em etapas anteriores, quando aconteceram incidentes envolvendo pilotos da categoria Mirim, as provas foram imediatamente suspensas com bandeira vermelha. Neste domingo, na pista mais perigosa do campeonato, meu filho bateu forte contra a barreira de pneus e nada foi feito neste sentido. Na segunda bateria meu filho largou na quarta posição e assumiu a liderança já na segunda volta. Fez uma bela corrida, mostrando garra e coragem (mesmo machucado e sentindo dores) até que na penúltima volta foi tocado na traseira por um concorrente. Este mesmo garoto continuou forçando passagem em um local onde não há possibilidade de ultrapassar e meu filho, novamente, perdeu a corrida em virtude de atitudes repreensíveis de seus concorrentes. Mesmo assim, este piloto sequer foi advertido. Outro fato que me intriga é que a Petrobras tem feito análise dos combustíveis nas provas e, até hoje, nunca foi divulgado nenhum laudo destes testes. Sendo assim, diante de tantas injustiças e situações escusas envolvendo a competição, estamos hoje abandonando a Copa Centro-Oeste de Kart e nos dedicaremos aos campeonatos que acreditamos serem sérios, como Copa São Paulo Light, Paulista, Sul-Brasileiro e os nacionais”, finalizou muito decepcionado o pai de João Pedro Guim.