publicidade
18/08/2009 12:41

Kartódromo do Guará recebeu disputas de arrepiar na Copa Centro-Oeste

Fonte: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Fabíola Cadar

Chegada da Cadete


A Copa Centro-Oeste de kart abriu, neste final de semana, o segundo semestre de competições no Guará (DF). As disputas aconteceram pela primeira vez este ano no Kartódromo Ayrton Senna, no último sábado e domingo. A quinta rodada dupla do ano somou pontos para nona e 10ª etapas da competição. As atividades da programação de sábado (15) começaram com o sorteio de motores para todas as categorias. Em seguida os pilotos puderam fazer treinos de aquecimento e a categoria F400 show fez a primeira e a última disputa do dia, completando assim suas duas corridas.

Vale lembrar que a classe tem um formato de disputa diferente das demais. A duração da prova é de 40 minutos e, após 15 minutos decorridos de prova, é aberto um período de dez minutos para que os pilotos entrem nos boxes. A parada é feita para pesagem obrigatória dos karts. Desde a tomada de tempos a disputa foi grande entre os três melhores classificados. Melhor para Thiago Rappa que fez a pole. Ele, Veberlei Carneiro e César Aidar ficaram separados por milésimos. Na primeira prova, válida pela nona etapa, Rappa e Veberlei duelaram tanto pela ponta que acabaram se encostando e deixando o caminho livre para César Aidar vencer. Veberlei ainda se manteve com o segundo posto seguido de Jóbis Ferreira que havia largado na sexta posição e terminou em terceiro.

Na segunda prova da rodada, o nome da vez foi de César Aidar. Ele dominou durante todo o tempo fazendo as voltas mais rápidas da pista. Foi seguido de perto por Thiago Rappa, que se recuperou após largar da sexta posição e finalizou no segundo posto. Veberley Carneiro estava logo atrás cruzando no terceiro posto.

A categoria Mirim mais uma vez demonstrou que a rivalidade entre os pilotos começa cedo na pista. Na tomada de tempos a pole ficou com João Victor Coqueiro. Durante a primeira bateria ele e Samuel Gontijo abriram larga vantagem dos demais, com mais de 15 segundos. Fizeram um prova à parte e Coqueiro demonstrou muita maturidade ao suportar os constantes ataques de Gontijo. João Pedro Custódio até tentou acompanhar o grupo, mas um pneu furado lhe tirou a chance. Melhor para Gustavo Araújo que partiu da última posição e fez uma corrida de recuperação. Coqueiro venceu seguido de Gontijo. Araújo cruzou no terceiro posto.

Mesmo com os bons resultados anteriores nem tudo estava ganho para o pole João Victor Coqueiro. Ele liderou durante boa parte da prova, mas o recém chegado Nathan Wiliam desequilibrou sua predominância. Mesmo sem ter participado da corrida anterior ele partiu da última posição no grid e logo nas primeiras voltas estava brigando pela ponta. Desta vez a disputa entre os dois não permitiu que abrissem grande vantagem sobre os demais. Nathan venceu, seguido de Coqueiro e João Pedro Custódio.

O grid da categoria Cadete já sinalizava belas disputas entre os 13 pilotos alinhados. A pole ficou Luiz Felipe Branquinho, que largou sabendo da responsabilidade de manter seu posto. Contudo, após a bandeirada inicial, João Vieira que vinha em seguida pulou em sua frente. Logo na primeira curva vários competidores se envolveram em uma batida, mas todos voltaram à pista. Daniel Badra saiu da quinta posição e chegou a liderar por algumas voltas. Contudo, perdeu sua chance ao escapar da pista. Melhor para José Pereira, que largou do sexto posto e vinha acompanhando o ritmo de Badra. Pereira chegou em primeiro seguido de João Vieira em segundo e Augusto Pereira, que havia largado do 11º posto.

Na segunda corrida da etapa João Vieira aproveitou seu segundo posto no grid para pular rapidamente para a primeira posição. A manobra durou poucas voltas quando Luiz Felipe Branquinho assumiu a ponta. Branquinho liderou durante quase todo o tempo, mas a três voltas do fim foi ultrapassado. A disputa foi tamanha que até o final ninguém arriscava o nome do vencedor, pois os três chegaram praticamente juntos. Desta vez João Vieira recebeu a quadriculada em primeiro seguido de José Pereira e Branquinho no terceiro posto.

As categorias Júnior e Júnior Menor correram juntas nas duas etapas da rodada. Na tomada de tempos a pole da Júnior ficou com João Câmara e Pedro Fortes largou na frente pela Júnior Menor. Apesar de estarem juntas, na primeira corrida Câmara e Ítalo Leão abriram grande vantagem dos demais e fizeram uma corrida à parte. Durante todo o tempo eles se alternavam na pista, mas o resultado final trouxe novamente Câmara em primeiro, seguido de Leão. Pela Júnior Menor Fortes se aproveitou da pole para abrir vantagem e cruzar com tranqüilidade na primeira posição. Logo em seguida estavam Marcos Vieira em segundo e Pedro Piquet no terceiro posto. Na prova da 10ª etapa a rivalidade entre os dois competidores da Júnior teve um final triste para Ítalo Leão. Numa briga muito acirrada com João Câmara, a poucas voltas do fim, Ítalo Leão foi desclassificado por atitude antidesportiva deixando a vitória novamente, para Câmara. A Júnior Menor teve mais uma vez a vitória de Pedro Fortes seguido de Marcos Vieira. Desta vez o terceiro posto ficou com Gustavo Borges, que largou da última posição.

A categoria Novatos correu junto com a Sênior. Esta última teve desde a tomada de tempos a liderança de Rodrigo Piquet. Pela Novatos o nome foi o de Rafael Almeida. Ele venceu as duas corridas com Guilherme de Moura em segundo. Largando do primeiro posto nas duas provas, Piquet liderou de ponta a ponta. Brigando pela segunda colocação estavam Anderson Faita e Sérgio Simão. Contudo, os dois acabaram se chocando e deixaram o posto para Fábio Oliveira que, assim, terminou em segundo nas duas provas. Tino Soares chegou na terceira posição na primeira prova e Arilson Brito ficou com o posto na segunda corrida.

  • 19/08/2009 11:38 Geovane Gonçalves

    O GRANDE PROBLEMA SÃO AS FRAUDES SEM CONTROLE QUE CONSTANTEMENTE MANIPULAM OS RESULTADOS,TRABALHOS COMPETENTES MASCARADOS POR ATOS ESCUSOS QUE TODOS SABEM QUE EXISTEM POREM SEM QUE NINGUEM CONSIGA ESCLARECER ,PARQUES FECHADOS CHEIO DE GENTE QUE FAZ VISTA GROSSA A HONESTIDADE.E AGORA MUITOS TENTAM MANIPULAR MUDANÇAS DE FORMATO E CALENDARIO E SEDES ,UM VERDADEIRO ABSURDO JÁ QUE A COPA CENTRO OESTE JÁ ENTROU EM SUA FASE FINAL.PAREM DE INVENTAR ,DEIXEM A COISA FLUIR E FAÇAM DAS REGRAS UMA BIBLIA A SER SEGUIDA,CHEGA DE PALHAÇADA......

  • 19/08/2009 15:22 Gustavo Ferreira

    Caro Geovane,Concordo com você. Se não forem tomadas medidas enérgicas e moralisadoras a tendência do Campeonato Centro Oeste é acabar, isso pode ser comprovado ao observarmos o esvasiamento constantes e progressivos de pilotos e publico nas provas.Além do mais, um "passarinho" me contou. que ouviu da boca de um dirigente sua vontade de acabar com o Campeonato, o que é um absurdo total.Enquanto a politicagem predominar e dirigentes de "merda" estiverem colocando suas vontades pessoais acima do esporte estaremos f..... . Solução existe, basta haver união e vontade entre aqueles que realmente financiam este esporte. Só para pensar : Em outros estados existem campeonatos particulares, sérios, planejados, muito bem organizados e respeitados nacionalmente. Abraços.

  • 20/08/2009 14:18 Alcelio

    concordo tanto com o geovane como também concordo coa a opinião do gustavo, pois eu só tirei o victor dos campeonatos, justamente pela desorganização, e robalheira dos diligentes, pois nos financiamos o esporte , e ele colocam quem eles quer ganhar. ou seja vocês pagam tudo, e nos ditamos as regras. quem tem mais, "equipamnetos?dinheiro??? ou sorte?, ganha; o resto se f....!,.