O Kartódromo Razem Abrahão Elias Neto, em Anápolis (GO), recebeu neste final de semana a oitava e nona etapas da II Taça Super Centro-Oeste de Kart. Mais de 60 pilotos estiveram na pista do interior goiano disputando a penúltima rodada do certame interestadual.
Pela categoria Mirim nove pilotos estiveram na pista e, diferente de outras categorias, esta classe foi crescendo no decorrer do campeonato e já aparece como uma das mais disputadas da competição. Apesar dos pilotos terem apenas entre seis e oito anos, a adrenalina é garantida. Após fazer a pole position, Fernando Mattos largou bem e manteve-se na liderança da primeira prova até ser superado por Pedro Piquet, que vinha em segundo. Os dois brigaram por toda a prova e Piquet acabou levando a melhor, com Fernando em segundo e Pedro Osório pela terceira posição. Na segunda bateria, Piquet perdeu a liderança logo na primeira curva para Mattos, mas logo foi para cima do conterrâneo e conseguiu a ultrapassagem. Fernando tentou recuperar a liderança, porém, acabou encerrando a prova na segunda posição. Piquet venceu e Jorge Neto, após largar da última fila, fez uma grande prova de recuperação e terminou pela terceira posição.
Na Cadete o dia foi de Yuri Cesário. O piloto, que há quinze dias venceu a Copa Brasil de Kart, dominou completamente e etapa e, desde os treinos passando pela tomada de tempos até as duas baterias, o garoto andou na frente por todo o tempo. Do segundo posto para trás, porém, as disputas foram muito apertadas e, as posições de chegada somente foram conhecidas realmente na bandeirada. Na oitava etapa Victor Guimarães terminou em segundo e Yago Cesário, em terceiro. Na nona etapa, por sua vez, Gabriel Antônio foi quem finalizou na segunda posição. Yago novamente foi o terceiro.
Na seqüência do dia foram disputadas as baterias das categorias Júnior e Júnior Menor. Na primeira prova, após largar da última fila, Gabriel Navarrete (Júnior) fez uma grande corrida e, cinco voltas bastaram para o garoto assumir a ponta do grid geral e não mais perdê-la até a bandeirada. Danilo Estrela foi o segundo da Júnior. Mesmo resultado da segunda bateria. Na Júnior Menor, após largar da pole position geral, João Câmara terminou pela terceira posição em uma bela vitória de Diogo Ribas. Ítalo Leão foi o segundo colocado. A vitória da nona etapa ficou com Ítalo Leão, que guiando de forma muito precisa, superou seus adversários inclusive da categoria Júnior e venceu a prova. Matheus Vieira chegou em segundo e Câmara foi novamente o terceiro colocado.
Na categoria RD 135 o mineiro Marco Aurélio Alves foi bastante rápido e conquistou a pole position da categoria. Na prova, após uma boa largada, ele manteve-se na ponta e, pouco a pouco, conseguiu confortável distância para seus concorrentes e venceu, seguido por Célio Leal e Aibes Alberto. Na prova válida pela nona etapa, porém, outro mineiro, desta vez Carlos Alexandre, foi quem venceu a batalha. Alexandre, após largar da quarta posição, fez uma grande prova e logo já estava na primeira posição. Bruno Lawrence chegou em segundo e Jerry Alexandre na terceira posição.
A prova que reuniu as categorias Master e Sprinter 400 também foi bastante movimentada. Como adicional à emoção nestas classes o grid da segunda bateria é o resultado da primeira prova invertido. Assim, a adrenalina está sempre garantida. Na prova da oitava etapa, após sair da pole position, o piloto de F-Truck José Maria Reis não resistiu à pressão de Thiago Azzalini e perdeu várias posições terminando em terceiro lugar na sua categoria. Murilo Mori venceu e Álvaro Random foi o segundo colocado. Azzalini venceu na Sprinter, seguido por Rogério Mesquita e Weldey Domingues. Na nona etapa, por sua vez, a vitória da Sprinter ficou com Rogério Mesquita. Azzalini terminou em segundo e Leandro Camargo, em terceiro. Já na Master a vitória na etapa ficou com Luiz Cordeiro seguido por Murilo Mori e Galdino Queiroz.
Em ambas as etapas as penúltimas apresentações foram das categorias Sênior “A” e “B”. Pela categoria “A” e também na geral Rodrigo Piquet dominou de ponta a ponta e comemorou bastante as duas vitórias. Na oitava etapa Veberlei Carneiro foi o segundo e Cleyton Cesário, o terceiro. Já na nona etapa Elon Cesário foi quem chegou pela segunda posição enquanto que Cleyton, novamente, ficou em terceiro. Na categoria “B” o vencedor de ambas as etapas foi Marco Aurélio Bernardes. Na oitava etapa Glaucinei Souza foi o segundo e Flávio Motta, o terceiro. Na nona, por sua vez, os pilotos se inverteram com Flávio terminando em segundo e Glaucinei, em terceiro.
Encerrando as atividades do dia estiveram na pista os pilotos das categorias Graduados “A”, “B” e Novatos. Após marcar a pole-position o piloto Luis Felipe Nasr não resistiu aos ataques do multi-campeão Felipe Guimarães, que acabou vencendo a primeira e segunda baterias na categoria “A”. Na “B”, Nasr também venceu as duas seguido por Yann Cunha. Porém, na oitava etapa Igor Veras foi o terceiro enquanto que, na nona etapa, o terceiro colocado foi Júnior Sabino. Pela categoria Novatos o dia parecia ser feminino. A brasiliense Luciana Alves desbancou os marmanjos e garantiu a pole-position da classe. Não satisfeita com isso a piloto ainda venceu a oitava etapa, primeira prova realizada no domingo. Frederic Cunha chegou em segundo. Na prova seguinte, porém, Luciana não teve a mesma sorte e a vitória ficou nas mãos do também brasiliense Lucas Foresti. Luiz Cordeiro Filho terminou pela segunda posição e, ela, em terceiro.
O Super Centro-Oeste agora dá um descanso de duas semanas e, nos dias 17 e 18 de novembro, volta com força total para as etapas finais. As disputas acontecerão no Kartódromo Ayrton Senna, no Guará, e também seguirão a mesma programação deste final de semana, ou seja, treinos na quinta e sexta, tomadas no sábado e, baterias no domingo.
A II Taça Super Centro-Oeste de Kart é uma realização da RBC Preparações de Motores com organização das Federações de Automobilismo de Goiás e Distrito Federal e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA. Apoio de Kart Mini, Birel Sudam, Mega Kart, Mahogany e DMTV.