O piloto Nathan William (Thancar Motors/ Jornal de Brasília/ MotorBiz) adicionou mais um título ao currículo no último final de semana. Ele venceu o Campeonato de Kart do Distrito Federal, pela categoria Mirim, e chegou à invejável marca de três títulos na temporada 2009, ano de estréia do piloto nas pistas.
O Campeonato de Kart do Distrito Federal é realizado em conjunto com o Campeonato do Estado de Goiás, o Campeonato Tocantinense de Kart e a Copa Centro-Oeste de Kart, sendo este último o principal certame, onde são contabilizados todos os pontos obtidos nos demais. Nathan William destacou-se na Copa Centro-Oeste desde o início, vencendo as três primeiras provas consecutivamente, e chegando à marca de cinco vitórias e um segundo lugar nas seis primeiras etapas.
Disputando paralelamente o Campeonato Paulista de Kart, o piloto foi obrigado a deixar de participar de três etapas da Copa Centro-Oeste na segunda metade do ano, pela coincidência de datas com o Paulista. Com isso, o principal concorrente tirou a desvantagem que tinha para William e assumiu a liderança do certame.
Na rodada tripla do final de semana, realizada no Kartódromo Ayrton Senna, no Guará (DF), William precisava tirar uma diferença de 30 pontos em relação ao piloto João Pedro Custódio, e sabia que isso não seria uma missão fácil. Após um intenso programa de treinamentos, o piloto realizou três excelentes provas, conquistando uma vitória, um segundo e um quinto lugares, além de marcar as voltas mais rápidas em duas das três baterias.
Embora tenha chegado à frente do principal adversário em duas das três provas, esses resultados não foram suficientes para Nathan vencer a Copa Centro-Oeste, onde a diferença caiu para apenas quatro pontos. Entretanto, William sagrou-se campeão do Campeonato de Kart do Distrito Federal, seu terceiro título este ano, que veio somar-se ao de Campeão Tocantinense e ao de Campeão da Copa Brasil de Kart.
"Estamos muito felizes com a temporada do Nathan. É o primeiro ano dele no kartismo e os resultados que obteve foram excelentes", comemorou Cleomar Rodrigues, pai do piloto, que acrescentou: "Infelizmente na primeira prova dessa rodada tripla um adversário que não disputava o título colocou o Nathan para fora da pista, em uma manobra inconseqüente. Isso nos custou os quatro pontos que precisávamos para vencer o campeonato. Esperamos que os pais e preparadores orientem melhor os pilotos, pois é frustrante uma situação dessas. Lutamos muito para conseguir esse título, mas ele nos foi tirado por um piloto que não teria benefício algum com aquela ultrapassagem forçada".
Para Ricardo Fávaro, co-responsável pela estratégia de carreira de William, os problemas enfrentados durante o ano e o vice-campeonato não apagam a grande atuação do piloto no certame: "Não dá para dizer o que poderia ter acontecido, mas é quase certo que teríamos vencido o campeonato se o Nathan não deixasse de participar de três provas. Em 15 etapas efetivamente disputadas, foram oito vitórias e três segundos lugares, isso é muito significativo e mostra a qualidade do piloto Nathan William".
Nathan William tem mais um grande desafio nas pistas ainda este ano, a segunda edição do GP RBC de Kart. Participando pela primeira vez da competição, o piloto terá mais uma chance de mostrar toda a sua técnica nas pistas. O evento será realizado no dia 13 de dezembro, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP).