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26/04/2010 17:53

Polêmica dos troféus: conversamos com os dirigentes

Fonte: Portal Kart Gaúcho - Erno Drehmer, de Sapucaia do Sul (RS)


Um fato triste foi notado na prova que abriu a 8ª Copa Centro-Oeste no último final de semana no Kartódromo do Guará, em Brasília (DF). Para ganharmos tempo, podemos adiantar que os troféus entregues aos campeões e vices de 2009 descontentaram pilotos e pais de pilotos. “Não é um troféu digno para um campeão, foi uma falta de respeito. Utilizaram sobras de outras provas e deram aos meninos”, disse Geovane Gonçalves, pai de João Pedro Custódio, campeão da Mirim em 2009.

Reginaldo Fortes, pai do piloto Pedro Fortes, comentou no site Kart Gaúcho, que seu filho também ficou constrangido com o troféu que recebeu e pede mais profissionalismo dos dirigentes. Segundo ele, em todos os pódios de que participaram – e não são poucos – foram tratados com pouca consideração. Os irmãos João e Marcos Vieira, filhos de Antonio Vieira, presidente da Federação Tocantinense de Automobilismo, também ficaram descontentes, e muitos outros, de uma forma ou outra, demonstraram seu aborrecimento.

Todos sabem o quanto é caro correr de kart no Brasil, e neste “caro” estão incluídos itens os mais diversos possíveis, como pneus, combustível, chassi, peças, viagens, hospedagens, motores, preparadores e taxa de inscrição, entre alguns outros não citados.

E sabem todos que, exceção feita à Seletiva Petrobras, o único prêmio que um piloto recebe ao final de uma prova ou de um campeonato é o troféu. A CBA tem dado alguns prêmios diferentes e ultimamente vemos um convite para o GP Brasil de Fórmula 1 e outro para um piloto participar de um novo campeonato mundial organizado pela CIK, este sem dúvida um prêmio de vulto. Mas, são exceções, e não regras.

Voltando um pouco mais no tempo, sabemos que duas competições nacionais, encerradas em 2009, não tiveram seus troféus entregues aos campeões e vices, o Sul-Brasileiro e Centro-Oeste. Em seu regulamento, estas competições continham a indicação de que os troféus deveriam ser entregues pela CBA, o que não ocorreu, já que a tradicional festa para isto não foi realizada em 2010.

Algumas categorias de automobilismo receberam a famosa “Deusa da Vitória”, troféu criado pelo artista Paulo Solaris, enquanto que as competições nacionais de kart que definiam seus campeões em um único final de semana tiveram seus pilotos premiados na hora do pódio. Estes dois campeonatos, porém, ficaram sem troféus, pois a indecisão sobre a responsabilidade, se da CBA ou das federações organizadoras, impediu que fossem entregues.

Depois de reuniões e alguma pressão, o Sul-Brasileiro entregou seus troféus na prova que abriu a sua temporada 2010. As federações providenciaram o troféu, muito bonito e de forte presença, e a CBA, gentilmente, segundo Rubens Gatti, presidente da CNK e da Federação Paranaense de Automobilismo, quitou a fatura.

O mesmo deveria ter acontecido no Centro-Oeste e depois de alguns emails trocados, Napoleão Ribeiro, presidente da Federação de Automobilismo do Distrito Federal (FADF), garantia no último dia 20 a entrega dos troféus no domingo que passou, na abertura da edição número 8 da competição. Porém, Napoleão informava no mesmo email que recebera de última hora a notícia que a CBA não entregaria os troféus e que as federações do Centro-Oeste deveriam agir como as do Sul-Brasileiro. Ou seja, elas mesmas confeccionar os troféus e fazer a entrega.

O que aconteceu? Os pilotos receberam os troféus que todos podemos ver na foto abaixo, no pé da página.

Conversamos com Binho Carcasci, conselheiro da CNK, que estava na competição neste final de semana organizando uma etapa classificatória de seu evento, a Seletiva de Kart Petrobras. “Eu estava lá exclusivamente como Seletiva, não representava a CNK. Ouvi as reclamações e vou encaminhá-las ao Rubens Gatti, presidente da CNK”, disse o dirigente.

Isto posto, conversamos com Rubens Gatti, que foi categórico. “Tanto o Sul-Brasileiro como a Copa Centro-Oeste são competições autorizadas e reconhecidas pela CBA, mas promovidas e organizadas pelas federações que integram estas competições”, disse Gatti. “E é de responsabilidade das federações a entrega dos troféus. A CBA se responsabiliza pelos troféus das competições dela, Brasileiro e Copa Brasil”, emendou.

Segundo Gatti, a nova direção da CBA, que assumiu no início do ano passado, optou por uma mudança de direção e competições por região, como o Centro-Oeste, Sul-Brasileiro e o novo Sudeste, por exemplo, foram entregues novamente às federações locais. E por esta diretriz passa também a premiação. “A CBA devolveu a autonomia destas competições às federações assim que a nova diretoria assumiu”, explicou Gatti.

O próximo passo foi dar a palavra a Napoleão Ribeiro, presidente da FADF, que foi bastante categórico e incisivo. “Pelo regulamento do campeonato, era a CBA quem deveria entregar os troféus. O regulamento de 2009 dizia isso e, se a CBA não queria entregar, que tivesse feito um adendo repassando a responsabilidade”, disse o presidente.

Segundo Napoleão, sua federação assumiu a responsabilidade para não deixar os pilotos sem troféu. “O problema é que as federações não têm como bancar um troféu caro como deve ter sido o ‘Deusa da Vitória’, que acho também que é o troféu que os pilotos deveriam ter recebido”, afirma.

O grande problema, de acordo com o dirigente, foi a expectativa criada pela CBA através de sua assessoria de imprensa, que divulgou nota na mídia dizendo que os campeões receberiam a “Deusa da Vitória”.  “O troféu que entregamos aqui é simples, mas não considero de baixa qualidade, são os mesmos que entregamos aos campeões estaduais ano a ano. Volto a dizer que está dentro das possibilidades que nossa federação tem. Não foram muitos os que reclamaram, apenas dois pelo que sei, mas admito que alguns podem ter se calado para não dar confusão”, diz. “Mas não temos culpa se a expectativa criada foi outra e se quem deveria ter entregue os troféus não os entregou”, completa Napoleão Ribeiro.

O presidente da FADF diz mais. “Fiquei sabendo que a CBA não entregaria os troféus na terça passada, dia 20. Tínhamos um feriado no dia seguinte, quarta, 21, e apenas a quinta e a sexta-feira para tentar providenciar novos troféus. Ou seja, não havia tempo para mais nada, e nos restou apenas esta opção, a de usar troféus que tínhamos conosco”, encerra Ribeiro.

Bem, o balanço final das conversas e reclamações nos leva a pedir que assuntos como este sejam trabalhados de uma forma mais “pensada” pelos dirigentes e/ou promotores. Se estava escrito no regulamento – e realmente está, basta abrir o regulamento e ler – que era a CBA quem deveria ter entregue os troféus, a CBA deveria ter entregue. E pronto.

O troféu é o único prêmio que um piloto leva para casa, depois de tanto gastar para correr, por exemplo, nove etapas espalhadas por Goiás, Distrito Federal e Tocantins. Vamos combinar que este troféu tem que ser “top”, do mesmo jeito que gostaríamos que nosso kartismo passasse a ser.

E vai um alerta: no regulamento de 2010 do Centro-Oeste e Sul-Brasileiro consta que os troféus aos campeões e vices serão entregues pela CBA. Não caberia uma conferida para não termos que passar por isso novamente?

  • 26/04/2010 18:41 Johilton Pavlak Filho

    Lembro bem um dos meus primeiros anos a correr em São Paulo em 2006... eu ficava admirado com os troféus, lindos, bem trabalhados, alguns feitos de vidros .. eu adoraava....
    Acho que, o Troféu alem de tudo, é um simbolo, a única coisa que realmente representa todo o trabalho, a determinação e luta, dos pilotos das equipes e todas as pessoas envolvidas na competição ...
    E de uns tempos pra cá, pra mim particulamente o troféu não ta com aquela estrela toda que era antes, de eu querer chegar em Natal e mostrar a todos meus amigos, familiares, o meu trabalho realizado...
    Acho que estamos numa fase boa, de MELHORIAS, acho que podemos melhorar esse lado também, que é um detalhe, mas bem SIGNIFICATIVO!!
    Atenciosamente,
    Johilton Pavlak Filho
    INPAN
    FACEX
    Quake2
    Tibola Preparações

  • 26/04/2010 20:53 Jean Aguiar

    Concordo com johilton, também quando comecei haviam troféus muito melhores do que hoje em dia.
    Acho que isso deveria mudar !!!

  • 26/04/2010 21:49 Rodrigo Piquet

    O que falar? ... sobrou somente esbravejar ... Uma vergonha o que fazem com os pilotos no Brasil ... passamos o ano inteiro competindo para isto ... uma falta de respeito ... da vontade de parar de correr! Todos são culpados FADF e CBA ... uma vergonha!

  • 26/04/2010 22:17 Russo

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs só rindo!!!

  • 27/04/2010 08:50 Mauro Rodeghiero

    Infelizmente o que falta é INTERESSE, tem muito campeonato com karts de aluguel no Brasil, para amadores, melhor organizado que as corridas para os ditos 'Profi'...
    Falta 'cair a ficha' nos pensantes do kart,
    O que estamos fazendo ???
    pra onde queremos ir ???
    e o que será do futuro ???
    espaço e mercado existem, mas estão matando a 'galinha dos ovos de ouro' aos poucos.
    analisem !!!
    Maurobala


  • 27/04/2010 09:11 Luiz Fernando| Adsive

    Infelizmente isso não é um caso isolado, aqui no paraná o troféu dado aos vencedores é motivo de piada, ganham até apelidos como prato de pizza, caneca de chopp, lapide de cemitério.
    acho que a cba deveria padronizar o trofeu a cada ano, o mesmo trofeu do campeao estadual ou regional deveria ser igual em todo brasil.

  • 27/04/2010 09:12 Beto Maia

    Vivi situações idênticas em outra modalidade esportiva, infelizmente isso é Brasil! meus caros! estou gastando horrores com meu filho no kartismo, fiquei até com dúvida, para que? vergonha isso!

  • 27/04/2010 09:13 Beto Zanini

    Até no Campeonato de Futebo do desafio ao Galo o troféu é descente, q baita desrespeito.
    Q q ta havendo, cada dia mais esta desmoronando a coisa, muda presidencia, muda CNK e parece q nada muda...

  • 27/04/2010 09:23 Jeferson Stutz

    Sensação parecida seria se o prêmio fosse um cheque sem fundos ! Intervenção Já !

  • 27/04/2010 09:46 Rodolfo Melo

    A cada dia que se passa só temos mais e mais provas de como o kart é destratado por aqui, percebe-se que não importa o quando você queira investir ou se dedicar, uma vez que os organizadores e dirigentes não possuem essa mesma atenção.

  • 27/04/2010 10:06 Reginaldo Fortes

    JEFERSON STUTZ ESTOU COM VC AQUI EM BRASILIA TEM DE SER CADEIA E INTERVENÇÃO JA,ACORDA CBA,CNK,PILOTOS E PAIS DE PILOTOS E MECAS JA SE VAI MAIS UM ANO E SÓ FICA PIOR.

  • 27/04/2010 10:13 Ruben Carrapatoso

    So falo uma coisa, da uma olhada no trofeu de 98, era uma etapa do paulista em interlagos: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=5495707341209875243&aid=1234180996&pid=1234207963672

  • 27/04/2010 13:04 Geovane Gonçalves

    SÓ PEDIMOS QUE SE CUMPRA O REGULAMENTO DO SUL-BRASILEIRO E DA COPA CENTRO-OESTE,NESTE CASO POR PARTE DA CBA/CNK.TIVERAM TEMPO SUFICIENTE PARA CANCELAR O DITO EM REGULAMENTO,BASTAVA FAZER O ARTIFÍCIO DO ADENDO,NÃO FIZERAM,RESTA CUMPRIR E ENTREGAR AOS CAMPEÕES DO SUL-BRASILEIRO E DO CENTRO-OESTE O TROFÉU CBA 2010,FEITO POR ARTISTA PLÁSTICO E DIVULGADO PELA ACESSÓRIA DE IMPRENSA DA CBA COMO O TROFÉU CBA,NO CASO O MESMO PROMETIDO EM REGULAMENTO E DENOMINADO TROFÉU CBA.NÃO EXISTINDO PENDÊNCIA DA NOSSA PARTE OU DA PARTE DOS PILOTOS CAMPEÕES E VICES,RESTA A CBA CUMPRIR OQUE ESCREVEU EM TEXTO CLARO E DE FÁCIL ENTENDIMENTO.QUE SE CUMPRA O REGULAMENTO EXISTENTE E VALIDO.

  • 28/04/2010 11:42 Tia Tsuko

    Sabe que é por essas "pequenas coisas" que tem muita gente dizendo por aí que Kart não é automobilismo? Gente de dentro das federações... Se as próprias "federações competentes" dão pouco valor à categoria que é porta de entrada para grandes pilotos em categorias mais avançadas e TODOS sabem disso, o que resta para os outros? PROFISSIONALISMO POR PARTE DAS FEDERAÇÃO E CONFEDERAÇÕES JÁ!!!

  • 28/04/2010 21:08 Luciano Marques | Superrede

    A melhor saída para resolver os problemas do nosso esporte é bater nas portas das emissoras de TV e negociar as transmissões, tenho certeza que corridas de Karts dão muito mais audiência se comparados a outros esportes,sem desmerecer, mas buscando o nosso espaço. Então, os patrocinadores vão aparecer e todo mundo ganha, inclusive os troféus que aparecem nas telinhas não podem ser pequenos. Fica aí a dica para os organizadores. Se alguém discordar da minha opinião fica aqui o espaço para a discussão.

  • 29/04/2010 00:07 Lairton Miranda

    Na verdade! o que vem acontecendo a cada ano que se passa é um verdadeiro desrespeito por parte das federações e também por parte da Cba que faz vista grossa com os acontecimentos e fazem com que aqueles que fazem ou aqueles que tentam fazer um automobilismo por mais amador que ele venha ser se sintam verdadeiros palhaços. Vamos sim! gritar, esbravejar nos unir, pilotos, pais de pilotos, preparadores e a quem mais interessar em fazer automobilismo. E vai aqui uma ídeia!
    A primeira coisa que deveria ser mudada nos estatutos dessas entidades seria a forma de se eleger um presidente de federação, acho eu que quem deveria votar e escolher o presidente de uma federação para representar, defender os filiados, buscar melhorias para o automobilismo de sua região tais como; Autodromos, Kartodromos, campeonatos e etc...
    Deveriam ser os filiados e não os presidentes de clubes como se faz hoje. Enfim, fica aí o meu desabafo perante esse descaso com o nosso esporte.

  • 30/04/2010 11:14 Arilson Brito

    Caros senhores, estava presente ao evento aqui em Brasília, só tenho uma coisa a comentar, acho que o presidente da FADF deveria aprender a respeitar todos que fazem o evento, principalmente quem gasta, afinal de contas não estamos achando dinheiro em arvores e tão menos em meias ou bolsas ... ele deveria pedir pra sair a muito tempo, visto que ele não entende nada de automobilismo, só sabe comentar que os dirigentes da CBA são incompetentes, e ele é o que? Espero que a CBA tome uma providencia urgente, pq o automobilismo tanto regional quanto nacional está amargando um enorme fracasso. Até