publicidade
29/04/2010 08:59

Rafael Rato viveu alegrias e decepções na abertura no Guará

Fonte: Motorbiz - Ricardo Fávaro


O brasiliense Rafael Rato (TPC/ Kart Mini/ Car Park/ A2 Motel/ MotorBiz) viveu sentimentos antagônicos durante o final de semana, na etapa de abertura da Copa Centro-Oeste de Kart 2010.

Rato foi sempre um dos pilotos mais rápidos entre os 11 participantes da categoria Graduados que estiveram na pista, entre eles grandes nomes do kartismo e automobilismo nacionais, como o também brasiliense Felipe Guimarães e o tocantinense Felipe Fraga, que acumulam diversos títulos nacionais.

Um dos motivos de alegria para Rafael foi exatamente poder competir no mesmo nível destes pilotos, com chances reais de vitória, o que mostra a rápida evolução do piloto, que compete há pouco mais de um ano. Além disso, a etapa inicial da Copa Centro-Oeste era válida também pelo Campeonato Brasiliense de Kart, e Rato assumiu a liderança deste certame ao final da rodada tripla.

Entretanto, nem tudo correu como o piloto esperava. A melhor oportunidade de conseguir uma das cobiçadas vagas para a Seletiva de Kart Petrobrás foi perdida em função de acidentes. Rato teve seu kart abalroado nas duas corridas que definiriam mais uma dupla de finalistas da competição que dará 105 mil Reais ao vencedor. “É muita falta de sorte”, lamentou o piloto. “Nas duas provas fui prejudicado, e logo quando corria em casa e tinha um equipamento à altura para lutar pela vitória.”

Rato, que largou para a primeira bateria da quarta posição, recebeu a bandeirada em terceiro após intensas disputas de posição. Na segunda bateria largou da terceira posição, mas foi atingido por um concorrente e o kart ficou muito avariado. Mesmo caindo para as últimas colocações e com problemas no equipamento, fez boa recuperação e terminou em quinto lugar.

Na última bateria um engavetamento antes da largada fez com que o piloto fosse parar fora da pista, com a corrente de transmissão do kart fora de posição. A largada foi anulada, mas Rafael teve que relargar dos boxes, após a passagem de todos os karts. Vindo da última colocação, Rato ainda fez grande prova de recuperação, terminando em sétimo.

Os resultados não garantiram a vaga na Seletiva Petrobrás, mas colocaram Rato na liderança do Campeonato Brasiliense e provaram que o piloto está pronto para disputar os títulos dos certames mais importantes do país.

Daqui a três semanas serão disputadas mais duas vagas para a final da Seletiva Petrobrás, desta fez em Florianópolis, e Rafael Rato vai à capital catarinense lutar por uma delas e preparar-se para o 45º Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado no mesmo local, no mês de julho.

“O que aconteceu aqui em Brasília foi muito desagradável, e eu paguei pelas atitudes inconseqüentes de outros pilotos. Mas isso são coisas de corrida, e agora estou ainda mais motivado para buscar a vaga em Florianópolis e treinar para o Brasileiro”, concluiu o piloto.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!