O Kartódromo Waltinho Ferrari, em Brasília, foi palco no último final de semana da segunda rodada dupla da Copa Centro Oeste de Kart 2009. O clima forçou os pilotos a enfrentarem situações bastante distintas. No sábado, foram realizadas apenas as categorias Sênior e F400 por conta da forte chuva. Já no domingo, o tempo melhorou e os competidores puderam correr com pista seca. Líder da categoria Sênior, Rodrigo Piquet conseguiu manter a ponta na tabela de classificação, vencendo debaixo de chuva no sábado e chegando em segundo no domingo. Já Pedro Piquet, primo de Rodrigo e filho do tricampeão mundial Nelson Piquet, voltou a brilhar na categoria Cadete. Ele conquistou a pole position para a rodada e conseguiu pontuar em ambas as provas, apesar de todos os problemas que enfrentou na pista.
Já no treino classificatório Pedro mostrou que vinha muito bem preparado para esta rodada, marcando a pole position, com o tempo de 56s405. Na primeira prova, logo na primeira curva, Pedro foi atingido por um adversário, caindo da ponta para a nona posição. Após o susto inicial, partiu para uma prova de recuperação, mas quando estava em quarto novamente acabou sendo atingido e perdeu várias posições. Ao final das 16 voltas, Pedro ainda conseguiu receber a bandeirada na sétima colocação. Na 4ª etapa os toques acabaram novamente sendo a tônica da prova da categoria Cadete. Pedro Piquet, que largou em sétimo, sua posição de chegada na prova anterior, conseguiu se manter na pista depois de alguns toques e ainda finalizou a prova na quinta colocação, voltando a somar pontos no campeonato. "Infelizmente, o Pedro acabou sendo prejudicado por estes toques, mas a categoria Cadete é assim mesmo. É muito competitiva e as vezes a molecada exagera. Mas o Pedro está aprendendo muito com essas dificuldades. No ano que vem ele vai para a Júnior Menor e isso muda bastante", afirmou Agnaldo Camba, chefe de equipe que acompanhou Nelsinho Piquet durante muito tempo e agora se dedica à formação de Pedro, irmão do piloto da equipe ING Renault na Fórmula 1. As vitórias nas baterias da categoria Cadete ficaram com Daniel Badra (3ª etapa) e Alex Alves (4ª etapa), ambos pilotos de Brasília.
Na categoria Sênior, Rodrigo Piquet viveu uma situação oposta. Na tomada de tempos ele não conseguiu encontrar o acerto ideal de seu kart, classificando-se para largar na quarta posição. Na chuva, porém, ele conseguiu recuperar-se em alto estilo na primeira bateria da rodada. "Foi uma das melhores corridas da minha vida", admitiu Rodrigo, que venceu com uma vantagem superior a 50 segundos sobre o segundo colocado, Francisco Marques, também de Brasília. "Eu ando muito pouco com chuva em Brasília. Sou mais acostumado a correr com estas condições quando vou a São Paulo, mas sempre me dei bem com a pista molhada", acrescentou Rodrigo.
Na segunda corrida, já com pista seca, Rodrigo Piquet teve um problema de motor no treino de aquecimento e foi obrigado a trocá-lo. Com isso ele perdeu cinco posições no grid. "As disputas foram muito acirradas desde o começo. Quando pulei para o segundo lugar já não havia mais como tentar recuperar o espaço perdido para a primeira posição", analisou Rodrigo Piquet, que nesta rodada ainda pôde comemorar a classificação para GP RBC de Kart, que acontecerá ao final da temporada, reunindo os principais nomes do kartismo nacional. A vitória na bateria de domingo ficou com Sérgio Simão, também de Brasília.
A terceira rodada dupla da Copa Centro Oeste de Kart está programada para os dias 30 e 31 de maio, na cidade de Palmas, capital do Tocantins.