Foi realizado neste final de semana, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), a edição 2012 do Super Kart GP. Com a inovação de contar com as categorias F-400 e FK200, pilotos e equipes de toda a região central do país prestigiaram a competição que já se tornou tradicional.
Contando com um formato que pontua os pilotos desde as tomadas de tempos, os pilotos estiveram competitivos durante todas as atividades e os vencedores somente foram conhecidos, efetivamente, na contagem final dos pontos.
Pablo Alves, de Goiânia, fez a pole-position da primeira corrida da F-400. Em uma prova muito disputada, que contou com seis pilotos brigando pela ponta, o competidor conseguiu se aproveitar bem das oportunidades de vácuo e, depois de muita disputa, ficou com a vitória.
A segunda pole-position foi do piloto Giuseppe Vecci, experiente competidor goiano com passagens inclusive pela Stock Car. Porém, quem levou a melhor na prova foi Jerry Alexandre. Com um estilo de pilotagem agressivo, o piloto conseguiu extrair o melhor de seu equipamento e, com ultrapassagens arrojadas, assumiu a liderança no momento certo, seguindo na frente até a bandeirada final.
Porém, pela soma dos resultados, o grande vencedor do Super Kart GP 2012 foi Pablo Alves, que somou 85 pontos e levou para casa o troféu e o prêmio em dinheiro. Jerry ficou com o segundo lugar, com 83; Ricardo Toledo em terceiro, com 66; Veberlei Gonçalves em quarto, com 64; Olympio Abrão em quinto, com 59 e João Larozzi em sexto, com 57 pontos.
Conforme anunciado, foram distribuídas duas vagas para o GP RBC de Kart, competição a ser realizada no mês de dezembro, em São Paulo. Jerry Alexandre garantiu sua participação pelo resultado na classe Master e Pablo Alves na classe Sprinter. Cabe ressaltar que ambos correrão juntos no GP, pela categoria F-400.
“No ano passado eu fiz o máximo pra vencer esta prova, mas infelizmente não tive como chegar ao topo. Este ano, porém, foi diferente, estava com um kart muito bem acertado. Foi bastante difícil, mas eu consegui. Também estou feliz pela vaga do GP RBC. A minha meta é vencer mais provas nesta temporada e ser campeão do GP em dezembro", comentou Pablo Alves.
Jerry Alexandre também comentou a sua vitória e a participação no GP RBC. "As disputas foram ótimas, foi importante conservar o kart e manter a concentração até a última volta. A pista do autódromo é muito boa. Estou muito satisfeito por conseguir a vaga no GP RBC, mais uma vez. Ano passado conquistei o título e os prêmios da minha categoria e, novamente, estaremos em São Paulo, em dezembro. Parabéns a todos da organização", disse.
Karts chegaram a quase 220 km/h
Atração à parte, a categoria FK200 também levantou o público e teve como destaque a alta velocidade atingida pelos karts. No final da reta principal os “Alfanos” estavam marcando 218 km/h nos karts impulsionados pelos motores TM K9.
Destaques no GP Nacional de Kart, disputado na semana anterior, os irmãos Yago e Yuri Cesário apareciam como favoritos nesta categoria. Mas foram surpreendidos pelo piloto Thiago Marinho que, com experiência neste tipo de equipamento, acabou ficando com o título.