publicidade
03/08/2009 11:56

EXTRA - GP Brasil 2009 está cancelado. Brasileiro de Shifter será na Granja

Fonte: Kart Gaúcho/ Revista Karting News - Erno Drehmer


O Ituano Motor Sport Clube, entidade que administra o Kartódromo Arena Schincariol, em Itu, interior de São Paulo, estava nos últimos meses com toda a sua programação voltada para a preparação e manutenção do kartódromo com vistas ao seu principal evento da temporada. No final de agosto, entre os dias 26 e 29, estava prevista para a pista a realização da terceira edição do GP Brasil de Kart, evento que seria realizado juntamente com o Campeonato Brasileiro de Shifter Kart.

Ocorre que, com a mudança dos dirigentes da Comissão Nacional de Kart – CNK, houve um atraso muito grande no envio do Caderno de Encargos (documento elaborado pela CNK que determina obrigações, direitos e deveres do Clube, da Federação local e da própria Confederação Brasileiro de Automobilismo – CBA, frente ao evento) para a Federação de Automobilismo de São Paulo – FASP e, consequentemente, para o clube.

Após ter recebido este documento somente na segunda quinzena de julho, na última semana os dirigentes da Federação e do Clube se reuniram para discutir a viabilidade do evento e, após analisarem o documento recebido da CBA, fizeram uma contraproposta com relação às obrigações financeiras do evento.

Na tarde da última sexta-feira (31/07), porém, a CBA informou que não aceitaria a contraproposta ofertada pela FASP e, sendo assim, não houve alternativa para o Ituano Motor Sport Clube senão a de informar que não haverá possibilidade de sediar o evento.

“Para nós é uma situação muito difícil ter de dizer não para o principal evento de kart de competição que realizamos aqui na Arena Schincariol. Nos dois anos anteriores a CNK nos encaminhava o Caderno de Encargos com bastante antecedência e conseguíamos nos programar bem, buscar patrocinadores e havia certa coerência com relação aos valores recebidos das inscrições. Tínhamos 50% do valor das inscrições do Brasileiro de Shifter e 50% do Brasileiro de Endurance, que este ano já não existirá mais.(...) A proposta que recebemos da CBA para o evento deste ano foi que arcássemos com 100% das despesas do evento e nossa receita estaria restrita à comissão na venda de pneus e combustíveis. Infelizmente, as despesas do evento são extremamente altas e não temos como fazer, principalmente porque estamos à exatos 26 dias do início do evento. Não temos tempo hábil para pleitear patrocínios e, com isso, o evento se tornaria completamente inviável. Nós fizemos uma contra-oferta onde arcaríamos com 100% das despesas do evento mas, para tal, 90% da receita ficaria para a Federação/Clube gerir a competição. Ou seja, repassaríamos à CBA 10% da receita bruta da prova. Eles não aceitaram e, assim, não nos restou outra alternativa senão a de declinarmos da realização prova”, explicou Eduardo Gozzano, presidente do Ituano Motor Sport Clube.

CNK – Em conversa com Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, apuramos há instantes que o GP Brasil 2009 está cancelado. “O Caderno de Encargos da nossa gestão é melhor do que a da anterior, pois a Federação sede da prova fica com 30% da arrecadação com inscrições de todas as categorias. Antes a federação local não ficava com nada das inscrições, apenas com o lucro do pneu e combustível. E isto foi aplicado em Goiânia e Curitiba, seria aplicado em Itu e será aplicado na Copa Brasil, em Salvador”, explica o presidente.

Cleyton Pinteiro informou que, mesmo assim, a administração de Itu e a FASP disseram que assim não haveria condições de receber o evento. “Por isto o GP Brasil está cancelado”, informou.

O presidente da CBA, no entanto, confirmou a realização do Brasileiro de Shifter. “O Brasileiro de Shifter está confirmado para a Granja Viana, em data a ser anunciada brevemente”, finaliza o dirigente.

  • 03/08/2009 12:40 Fabio

    Pelo que eu entendi a CBA prefere cancelar o GP por estar ganhando pouco? Se eu estiver errado me desculpe. Mais uma vez quem sofre é o Kartismo.

  • 03/08/2009 12:51 Mauricio Diegues

    Política e mais política... os que significam os kartistas, será que só mais um ítem no vocabulário automobilistico?Vergonha!!! Pedimos mais respeito, só respeito, pois o resto vem junto.

  • 03/08/2009 14:03 Wagner

    Atenção aos pilotos e pais de pilotos, até quando ficaremos nas mãos desse pessoal??? Ja param para fazer a conta de quanto agente gasta?Será que precisamos deles?Acho que é a hora de fazermos um movimento em beneficio ao kartismo, pois somos todos pessoas esclarecidas, e sem nós nunca vai existir nenhum evento!!! Gostaria de saber como fica o pessoal que esta treinando a uma semana para esse evento (nivel nacional)? Como fica as despesas? Que palhaçada!!!

  • 03/08/2009 14:18 Claudio Sereia

    Vergonha e mais Vergonha...... só POLITICAGEM.... primeiro foi a mudança do Brasileiro de Florianopolis (FAUESC - QUE É OPOSIÇÃO DA ATUAL CBA) e agora o GP BRASIL (ITU - FASP QUE É OPOSIÇÃO DA ATUAL CBA) só POLITICAGEM...VERGONHA E MAIS VERGONHA...KARTISMO ZERO.....RESPEITO COM OS PILOTOS E EQUIPES... ZERO....ZERO...

  • 03/08/2009 14:53 Giovani

    COMO FOI FALADO A POUCO, A CBA NAO TEM O MENOR RESPEITO COM TODOS OS ENVOLVIDOS COM O KART, ELES NAO ESTAO NEM AI COM PILOTOS, EQUIPES E PAITROCINADORES , NEM NINGUÉM , SÓ PENSAN EM LUCROS PRÓPRIOS, ESTA NA HORA DE TOMARMOS VERGONHA E FAZER O CAMPEONATO SEM CBA NENHUMA. POIS JÁ QUE PATROCINAMOS TODA ESSA BAGUNÇA , VAMOS FAZER UM CAMPEONATO ORGANIZADO E DARMOS APOIO AO ITUANO MOTOR CLUBE SEM CBA.

  • 03/08/2009 15:25 Pedro

    Que palhaçada até quando vai essa falta de respeito com nossos pilotos e filhos.o kartismo não merece isso tá na hora de tomarmos uma atitude e desmontarmos todo esse circo......atenção pais de pilotos e interessados vamos mudar isso porque quem despeja dinheiro ai somos nós.

  • 03/08/2009 17:24 Geovane Gonçalves

    O CAOS É TÃO VOLUMOSO AQUI NOS BASTIDORES QUE AS VEZES SOMOS CONFUDIDOS COM A VERDADEIRA REALIDADE QUANDO POR QUERER O MELHOR ACREDITAMOS NAQUILO QUE NÃO EXISTE.TENDO DADO NO QUE DEU TUDO ATE AGORA NESTE ANO QUE ESPERAVAMOS UMA LUZ FORTE EM NOSSO CAMINHO,NOS RESTA A PREOCUPAÇÃO DE COMO SERÁ CONDUZIDO A PARTE FINAL DA COPA CENTRO OESTE QUE EM SEU REGULAMENTO É UM EVENTO CNK E AINDA SOB A BATUTA DA FASP ,COMO SERA A CONDUÇÃO TANTO DO PAULISTA QUANTO DO LIGHT.FICA AQUI NOSSA SUPLICA PARA QUE PAREM UM POUCO A BRIGA INTERNA DA CBA, EM PROL DE UMA COPA BRASIL QUE NOS DE ALEGRIA E AOS NOSSOS PILOTOS " ANIMO E FÉ "NO FUTURO DESSE ESPORTE NO BRASIL.

  • 03/08/2009 18:40 Fabio

    Quando tivemos a renovação da CBA-CNK pensei comigo que bom vão entrar pessoas do ramo no comando, achava que agora o Kartismo ia tomar um rumo diferente.Pobre ilusão o que vejo´são pessoas visando só interesses próprios. Já não levei meu filho no Brasileiro por não concordar com a segurança que o Sr. Giaffone dizia ter o Kartodromo de Goiania . Agora tenho que dizer ao meu filho que os dirigentes do esporte que eu mesmo fiz ele se apaixonar são os que menos respeitam o esporte e sim os interesses financeiros que o automobilismo proporciona.

  • 03/08/2009 19:21 Fausto

    Muitos são os comentários e grandes são as criticas, mas devemos lembrar que a CBA/CNK, são meros organizadores de eventos e que não são nada sem as estrelas que compõe esses eventos, s´existe um meio de acabar com essa politicagem, encontrando as virtudes existentes em cada pai; cada piloto, cada chefe de equipe. VIRTUDES: Atitude; coragem; perseverança/compromisso; disciplina e organização e planejamento. virtudes que não vejo na atual administração do kart.

  • 03/08/2009 19:22 Adilson Baldin

    VERGONHA,,,,,PARECE KE ESTAMOS NOS TEMPOS DA DITADURA,,,ATENÇAO PAIS PILOTOS VAMOS NOS REUNIR E DAR NOS MESMOS A SEGUENCIA DOS CAMPEONATOS DESTE SEMESTRE AFINAL O DINHEIRO É NOSSO TEMOS TOTAL CONDIÇAO DE ORGANIZAR QUALQUER TIPO DE CAMPEONATO ESPERO VCS NO PAULISTA VAMOR RESGIR A ESTA BAGUNÇA E FALTA DE RESPEITO COM NOSSOS FILHOS E PILOTOS DE TODAS AS CATEGORIAS,,, CORAGEM O DINHEIRO É NOSSO.

  • 03/08/2009 20:31 Gil Zucco

    Okartismo no Brasil acabou quando esta nova direção da CBA assumiu.Sabemos que o DINHEIRO esta acima de pilotos e acima do espirito desportivo,caso claro do Brasileiro em GO. Mas os pais dos pilotos são os culpados por tudo isso, pelo medo e o rabo preso com a CBA. Senhores quem banca o circo inteiro são vcs. Alguns gastam fortunas achando que o filhinho vai virar um Schummi, Senna , Piquet....Besteira não vão mesmo. Se os pais se unirem e formarem uma Liga Brasileira de Kart, bem organizada e com taxas mais baratas nosso esporte revive rapidinho.Pq não temos kart na Globo, Sportv, Espn...Pq os velhos dirigentes que ai estão acabaram com o kartismo e no mundo profissional não admite amadores no comando.Pq a cada dia tá mais dificil arrumar patrocínio? A empresa deles vai aparecer aonde?Acordem...todos os pais de pilotos, me coloco a disposição de todos para começarmos a acabar com esta máfia.

  • 03/08/2009 20:53 Maneco

    ESSA TURMA DA CBA/CNK DEVERIA TER VERGONHA DA EXPLICAÇÃO DADA. DIZER QUE O EVENTO NÃO É ECONOMICAMENTE VIÁVEL SÓ NO BRASIL MESMO, EM QUE O DINHEIRO DOS OUTROS (PILOTOS, PAIS, EQUIPES, PATROCINADORES, ETC) É TIDO COMO PRÓPRIO. VERGONHA NA CARA RUBENS GATTI. AFINAL, VEIO PARA QUE? MUDAR? MUDAR O QUE? SÓ SE FOR PARA TUMULTUAR. ORA, DIZER QUE É MELHOR INVESTIR EM CAMPEONATOS REGIONAIS É OUTRA PIADA. PARA ELES NEM PRECISA DE CBA OU DE CKN, COMO É ELEMENTAR.

  • 03/08/2009 21:00 Roger

    Bem pessoal concordo plenamente com esta PALHAÇADA, tambem acho que se unirmos podemos fazer um campeonato PARALELO E MUITO MAIS ORGANIZADO, E PRINCIPALMENTE MAIIISSS BARATO.

  • 03/08/2009 21:35 Pedro F. Zimmermann

    Primeiro transferiram o Brasileiro para Goiânia, e tivemos que adiar o sonho de fazer um Brasileiro, agora estávamos já com tudo acertado para o GP Brasil em Itú e vem esta notícia. Lamentável, este descaso com os pilotos, preparadores, e nós pais que bancamos a maioria das despesas.Fica o protesto pois como poderemos descobrir novos talentos desta maneira?

  • 04/08/2009 01:46 Carlos Kachan

    Eu tenho um plano infalivel para que esse tipo de ABSURDO nunca mais aconteca: PAREM DE PARTICIPAR DAS PROVAS. PAREM DE ABASTECER O BOLSO DESSES CRAPULAS, PAREM DE ALIMENTAR OS GRIDS DOS CAMPEONATOS NACIONAIS.Acreditem, eh FACIL ASSIM!!!Dessa forma, UNIDOS, voces vao ver que os precos serao mais justos, havera mais organizacao, tudo sera mais justo e honesto.

  • 05/08/2009 04:12 Sergio Moraes Cardoso

    Prezados,Vamos solicitar a CBA uma explicação formal antes de falarmos em um campeonato sem a CBA, eu não acredito que seja tão difícil viabilizar em Itu, na casa da Schincariol, o GP Brasil, ou ainda em outro kartódromo que reuna as mínimas condições.Por favor Sr. Gatti aguardamos um posicionamento formal e a apresentação de sua versão dos fatos.Sr. Pinteiro, por favor se pronuncie, as equipes e pilotos acreditavam que o GP seria uma forma de "esquecer" Goiania, esclareçam em um comunicado oficial detalhado, é o mínimo que esperamos.

  • 05/08/2009 08:20 Renato Russo

    Será que estou enganado ou trocaram seis por meia duzia?Eu concordo plenamente com o Kachan,os pais são os culpados,querem mais que os proprios filhos...Se todos vcs fossem unidos,com certeza não teria essa PALHAÇADA que estão fazendo com o Kartismo Nacional.Só estão vendo o nariz deles,pura politicagem,um falando mal do outro e os kartistas que se danem!!!Essa é a hora de todos se unirem,não corram nem em Itu e nem na Granja,deixem que marquem a data e não vá ninguém,eu duvido se vão fazer essa palhaçada de novo...ESSA É A HORA PENSEM BEM!!!

  • 06/08/2009 06:08 Valencio Campos

    CARTOLAS DE MERDA !!! Tudo isso que leio aqui, não é novidade, sempre as mesmas reclamações contra esses dirigentes parasitas. Pais e pilotos são CULPADOS por essa situação que não é nova . Já é hora de haver um MOVIMENTO EM PROL de uma INTERVENÇÃO NA C.B.A. Chega a ser ridículo os absurdos desses senhores que visam única e exclusivamente DINHEIRO , acabando por deteriorar , para não dizer acabar com o automobilismo nacional ( kartismo incluído ) .Onde estão as categorias de base , formação de nossos pilotos ? Falo do kart e principalmente quando os pilotos passam para carros, categoria monoposto, etc . Não existe absolutamente nada de incentivo ao automobilismo . È uma palhaçada tudo isso !!!Vamos tomar uma providência, já é mais que o momento certo . Simplesmente repudio tudo que está se passando atualmente . Abraço a todos , Valencio Campos