publicidade
04/09/2008 10:29

Giuliano Raucci terminou entre os dez primeiros com performance de lavar a alma

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

Giuliano Raucci


Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) foi um dos destaques da categoria Cadete no II GP Brasil de Kart, certame oficial da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, que teve vez entre os dias 27 e 30/08 no Kartódromo Arena Schincariol, em Itu (SP), encerrando sua participação entre os dez melhores da categoria e direito a show em uma das eliminatórias.

 

O Kartódromo Arena Schincariol é um dos circuitos prediletos e como uma segunda casa para o kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom), que sempre apresenta bons desempenhos nesse ao mesmo tempo veloz e seletivo traçado. Afinal, há exato um ano, foi este o palco de uma de suas mais belas apresentações, quando sagrou-se Campeão do I GP Brasil de Kart, pela categoria Mirim.

 

E essa escrita parecia se repetir, posto que após liderar os treinos oficiais da mais competitiva categoria de kart do Brasil, Giuliano Raucci e a equipe Refrigerantes Dolly/ KartZoom tinham como expectativa a obtenção de um bom posicionamento do grid de largada para a primeira das duas provas eliminatórias que decidiriam os trinta e quatro participantes das provas Pré-Final e Final. Todavia uma falha na estratégia elaborada para a tomada de tempos classificatórios foi decisiva para as pretensões de Giuliano, que ficou apenas com a 19ª melhor marca da pratica, sem conseguir repetir os mesmos tempos de volta que até então apresentara.

 

Na volta de apresentação da primeira bateria eliminatória – entre os grupos A X Bo kart de Giuliano foi abalroado pelo kart de um concorrente mais afoito e, como conseqüência, acabou rodando na pista. Embora o bólido de Raucci não tenha sofrido danos, o prejuízo desportivo foi imenso, já que ante a norma regulamentar Giuliano não pode retomar o posicionamento original no pelotão, tendo de partir da 24ª e ultima posição do grid.

 

Em meio a micromonopostos de desempenho equilibradíssimo, a tarefa de conquistar um bom posicionamento ao final da prova era titânica, mas aguerrido, o Dollynho não se abateu e partiu para uma prova de recuperação nessa corrida de “tiro curto” e apenas dez voltas de duração. Imprimindo alucinante ritmo de classificação desde o momento da largada, Giuliano Raucci cristalizou as atenções do bom publico presente, conquistando várias posições volta a volta, desfiando vasto e brilhante repertório de manobras ousadas para no desfraldar da bandeira a quadros cruzar a linha de chegada na nona colocação.

 

A expectativa de classificação para as finais e, mais ainda, um bom posicionamento de largada na Pré-Final voltava ao box da equipe Refrigerantes Dolly/ KartZoom. Na largada da segunda eliminatória (A X C) Giuliano procurou ser “conservador”, evitando envolver-se em algum dos habituais acidentes da categoria, todavia, ao contornar a primeira curva do circuito deparou-se com a pista obstruída por um verdadeiro “strike”. Com o pé embaixo e sem ter para onde desviar a forte batida na “pilha” de karts foi inevitável. Giuliano Raucci conseguiu recolocar seu bólido em ordem de marcha, mas visivelmente entortado e, mais uma vez, na ultima colocação. Nas voltas seguintes o desempenho de Giuliano na pista comprovava o prejuízo mecânico de seu kart, que não conseguia repetir os tempos de voltas até então apresentados e conquista de posições. Mais uma vez prejudicado pelo consuetudinário bate-bate da Cadete, Giuliano Raucci completou a bateria eliminatória na 18ª posição, garantindo a classificação para as finais, mas tendo de partir na bateria Pré-Final – de novo – em uma posição desfavorável do grid.

 

O sábado (30), dia reservado às provas decisivas do II GP Brasil de Kart amanheceu com tempo encoberto e brusca queda na temperatura ambiente, o que, sobremaneira, alterava o comportamento dos micromonopostos. As equipes rapidamente realizaram novos ajustes nos karts para as novas condições de pista, mas “no escuro”, já que nenhum treinamento havia se realizado com tais condições, eis que sol e altas temperaturas é quase regra no Kartódromo Arena Schincariol.

 

Partindo da 19ª posição do grid e com um set-up “teórico”, Raucci tinha de buscar repetir o desempenho na primeira bateria eliminatória, conquistando rapidamente posições, para finalizar a corrida Pré-Final entre os dez primeiros e permanecer com chances reais de disputa do titulo na bateria Final. Porém o rendimento nas novas condições de pista não era o mesmo e, preso no “trafego” do pelotão intermediário Giuliano não teve como progredir satisfatoriamente no posicionamento. Embora batalhando ferrenhamente por cada palmo de pista, Raucci completou a prova Pré-Final no 14º posto.

 

Na prova finalíssima, que definiria os campeão da Cadete no II GP Brasil, os problemas de desempenho persistiram e Giuliano pouco pode fazer. Lutou bravamente por posições, mas não consegui passar da 10ª colocação, em qual divisou a bandeira a quadros nas mãos de Luis Mann, o Diretor de Provas da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, a mesma que consagrou Yurik Carvalho como Campeão do GP Brasil de Kart de 2008.

 

“Infelizmente o resultado final não foi o que pretendíamos, mas chegamos no top ten e isso não pode ser desprezado, pois aqui estiveram os trinta e sete melhores cadetes do Brasil e praticamente todos andando no mesmo nível. Depois do acidente na segunda bateria nosso kart não foi mais o mesmo, mas o que Giuliano apresentou durante os treino e, principalmente, na fantástica recuperação da primeira eliminatória já deixou a equipe inteira de alma lavada. Vamos para a próxima”, esclareceu Victor Chiarella, chefe da equipe KartZoom, experiente preparador de micromonopostos e ex-construtor de chassis para kart.

 

De volta ao lar

No próximo sábado (6/09), Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) estará de volta ao sinuoso circuito do Kartódromo Internacional Granja Viana, para as disputas da sétima etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

 

A rodada marca o encerramento da fase classificatória do certame e define os dez primeiros de cada categoria, que disputarão no Play-Off – três ultimas etapas – o titulo máximo da temporada 2008 nesse que é o maior certame regional de kart do país.

 

Na categoria Cadete a liderança da tabela de pontos é de Raucci, que leva treze pontos de vantagem sobre Rafael Martins, seu mais direto perseguidor e que já amealhou 98 pontos em seu palmarés. “Nossa intenção é fechar a fase classificatória com chave de ouro e vencer pela terceira vez nesta temporada, que está muito competitiva. Vamos sem lastro no kart e estamos trabalhando nos treinos livres para encontrar um bom ajuste que permita a Giuliano lutar pela vitória, afinal para nós este é o certame regional mais importante na atualidade e estamos focados na corrida pelo tricampeonato do Dollynho”, asseverou Fernando “Selva”, mecânico responsável pelo kart do líder isolado do campeonato.

 

Confira o resultado final da Cadete no II GP Brasil de Kart:

1.- Yurik Carvalho (SP), com 20 voltas em 20m46s197

2.- Pietro Rimbano (SP), a 0s705

3.- Renato Silveira Jr. (RJ),      3s283

4.- Rafael Martins (SP), a 3s576

5.- Gabriel Sereia (MT), a 11s725

6.- Thiago Vivacqua (RJ), a     14s754

7.- Alysson Prestes (PR), a 15s100

8.- Matheus Leist (RS), a 15s659

9.- Augusto Pereira (   GO), a 16s071

10.- Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) – SP -, a 18s590

11.- Thiago Cabrino    (SP), a 19s447

12.- Artur Fortunato (SP), a 22s800

13.- Leonardo Gimenes (SP), a 22s901

14.- Zaya Fontana (SP), a 23s051

15.- Matheus Chequer (SP), a 28s705

16.- Mitsui Duzanowski (SC), a 29s208

17.- João Vieira (TO), a 29s497

18.- Vinicius Papareli (SP), a 29s567

19.- Matheus Jacques (SP), a 30s313

20.- Carlos Cunha Filho (SP), a 32s200

21.- Flavio Matheus (RJ), a     32s695

22.- Vitor Batista (SP), a 37s648

23.- Alex Alves Jr. (DF), a 37s709

24.- Pedro Fonseca (   RN), a 44s037

25.- Breno Borges (SP), a 50s718

26.- Gustavo Souza (DF), a 53s521

27.- Victor Trindade (RJ), a 59s293

28.- Renan Fragoso (ES), a     1 volta

29.- Felipe Bastos (SP), a 20s505

30.- Gabriel Cardoso (DF), a 9 voltas

31.- Ariel Varella (ES), à 10 voltas

32.- Vinicius Balbuena (PR), à 11 voltas

33.- Mauro Auricchio (SP), à 11 voltas

34.- João Manuel (PE), à 2 voltas

  • Não há comentários cadastrados até o momento!