A palavra decepção foi talvez a mais usada no box da equipe Allan Motorsport após a bateria final do GP Nacional de Kart, competição finalizada no último sábado, 26, no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, Grande BH.
O piloto belorizontino João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Allan Motorsport), da categoria Graduados, despontou no certame desde as primeiras atividades como o mais veloz de sua classe. Liderou todos os treinos livres, a tomada de tempos e, naturalmente, surgia como o favorito à conquista do título.
A primeira prova do final de semana foi a Pré-Final, disputada na tarde de sexta-feira. A exemplo do que aconteceu nas atividades extra-oficiais, Archer e Emílio Kevin, seu companheiro de equipe, abriram grande vantagem para seus concorrentes e, até a metade da corrida, disputaram a liderança entre si. Na segunda metade da bateria, porém, João Pedro conseguiu se desvencilhar do adversário e, com quase três segundos de vantagem recebeu a bandeirada na primeira posição.
Tudo conspirava para a conquista do título e João Pedro, muito concentrado, pensava somente no bi-campeonato, já que em 2010 ele foi o campeão deste torneio, ainda pela classe Júnior. Após uma largada conturbada na bateria final, o piloto caiu para a terceira posição. Com muita determinação ele não se abalou e seguiu para tentar a recuperação. Acontece que, duas voltas depois, acabou sendo atingido pelo kart de um adversário, fazendo-o rodar. Seu kart caiu para a últimoa posição e teve alguns componentes avariados, o que lhe impediu, inclusive, de concluir a prova. O título ficou com o também mineiro Wilson Tacchi Jr.
“Não tenho nem o que falar. Dominei todas as atividades do final de semana e a única chance que meus adversários teriam seria o que, infelizmente, aconteceu. O Ítalo Leão me tirou da corrida e acabou com as minhas chances de brigar pela vitória. Os diretores da prova também entenderam isto e deram bandeira preta para ele, mas muito pouco perto do que ele me fez perder. Estou decepcionado por não ter conquistado o título. Mas, por outro lado, saímos desta prova com a certeza de que estamos no caminho certo na preparação para o Brasileiro que, também no RBC Racing, será disputado no final de julho”, concluiu resignado o piloto de 15 anos.