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27/05/2013 08:14

Festa, 104 pilotos, ótimas disputas e novos campeões no GP Nacional IAME / RBC

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Flávio Quick

Foi encerrado neste sábado (25) a terceira edição do GP Nacional IAME/RBC. A competição, que reuniu 104 pilotos no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, consolidou o campeonato como um dos mais importantes da cena do kartismo nacional e reuniu um grande público para acompanhar as corridas finais.

Depois de uma quinta-feira dedicada aos treinos livres e da sexta, quando foram realizadas as tomadas de tempos e as corridas classificatórias, o sábado foi exclusivamente dedicado às finais. As equipes colocaram o que de melhor tinham em seus equipamentos na pista e os pilotos deram o seu máximo em busca do título e, principalmente, dos valiosos prêmios nas sete categorias em disputa.

Antes das provas uma solenidade com a presença de todos os pilotos aconteceu, quando estiveram presentes também o secretário estadual de esportes, Sr. Eros Biondini (representando o governador Antônio Anastasia); o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Sr. Cleyton Pinteiro; o presidente da Federação Mineira de Automobilismo, Sr. Pedro Sereno; além de várias outras personalidades das quatro rodas em Minas Gerais.

Cadete
Após partir da primeira posição na corrida final, o piloto Pedro Rosa sofreu pressão desde os primeiros instantes. Algumas voltas depois o líder acabou perdendo a ponta para Gabriel Crepaldi (SP) e também para Luiz Vinícius Rosate (GO). Ambos protagonizaram uma disputa acirrada que, apenas na última volta, foi marcada por três ultrapassagens. Na penúltima curva Rosate conseguiu a manobra definitiva e seguiu os últimos metros até a bandeirada do primeiro título do dia. Crepaldi chegou em segundo e Ayrton Gil ficou com o terceiro lugar. Com o título, Rosate ganhou um chassi Mini e Crepaldi ficou com um motor Honda GX-160.

Júnior Menor
O paulista Marcel Coletta partiu da primeira posição na corrida da Júnior Menor, mas após uma excepcional largada o mineiro Gabriel Paturle assumiu a ponta. Ainda na primeira volta, porém, ele acabou sendo superado por alguns concorrentes. A briga pelas primeiras posições foi muito intensa na primeira parte da corrida, até porque o pole caiu para a quinta posição. Com uma pilotagem tranquila e muito veloz, Coletta esperou o momento certo e escalou todo o pelotão para, ao final das 22 voltas da corrida, receber a bandeirada do título. João Vitor Rosate terminou em segundo e Gabriel Paturle foi o terceiro. Pela conquista Coletta ganhou um chassi CRG e Rosate ficou com um carburador Botto R-10.

Sprinter
A categoria Sprinter teve o piloto Evandro Bambirra partindo da primeira posição. O piloto de Governador Valadares fez uma boa largada e manteve-se na ponta, muito pressionado por Gabriel Rebouças (RN), que vinha em segundo. Duas voltas depois ambos acabaram sendo superados, dando a liderança para Murilo Coletta (SP). Este, por sua vez, em uma prova irretocável seguiu sem ser ameaçado e recebeu a bandeirada do título com mais de oito segundos de vantagem para o segundo colocado, Lucca Abreu. Pedro Cardoso, de Brasília, chegou em terceiro. Este resultado, porém, acabou sendo completamente alterado. Os três primeiros colocados foram desclassificados por irregularidade técnica e, com isso, o título literalmente caiu no colo de Gabriel Leão, que havia terminado a corrida na quarta posição. Júlio Wolff (MG) ficou com o vice e Nathaniel Bueno (PR) com o terceiro lugar. Com a conquista Gabriel Leão ganhou o direito de disputar o mundial X30 World, na França, e Wolff ficou com um chassi Mega Kart e uma pintura de capacete de Starling Design.

F-400
Dando início às provas do período da tarde, a F-400 teve uma final movimentada da segunda posição para trás. Na frente, assim como aconteceu em todos os treinos e na tomada de tempos, o mineiro Alef Pantuza foi dominador. Com um equipamento muito bem acertado e um estilo de pilotagem suave e muito rápido, ele não demorou para abrir considerável vantagem para os demais. A disputa pela segunda posição foi muito intensa e reuniu quatro pilotos que entre si se revezaram até a bandeirada. Pantuza ficou com o título com mais de cinco segundos de vantagem para André Novaes (MG), o segundo, e Pedro Guilherme (GO), o terceiro. A premiação para Pantuza foi um chassi Birel e para Novaes um motor Honda GX-390.

Super Master
Após ter largado na primeira posição da categoria Super Master, o baiano Euvaldo Luz não conseguiu se posicionar bem para a primeira curva e acabou caindo para o terceiro lugar, deixando a liderança com Marcelo Solmucci (MG), que trouxe consigo Bruno Fusaro (MG). Os dois primeiros abriram um pouco e, algumas voltas depois, Fusaro assumiu a ponta. Com um ritmo muito forte, Bruno logo abriu vantagem. Porém, vindo em corrida de recuperação, seu companheiro de equipe Fernando Buzollo (MG) impunha um ritmo impressionante e, a três voltas para o final, assumiu a ponta da prova e venceu. Fusaro chegou em segundo e Flávio Costa (MG) ficou em terceiro. Buzollo ficou com o segundo prêmio do X30 World do dia e Fusaro ganhou um chassis Thunder.

Sênior A
A prova da Sênior A teve uma participação destacada do gaúcho José Eduardo Dieter. Assim como aconteceu na tomada de tempos e nas classificatórias, o piloto não deu a menor chance para seus adversários. Com uma pilotagem precisa, ele abriu uma vantagem considerável e, a partir de então, administrou esta diferença até a bandeirada final. Diogo Zucarelli (SP) chegou em segundo e Alan Synthes (SP) em terceiro. O prêmio para Dieter foi um chassis CRG e para Zucarelli um carburador Botto R-10.

Sudam
Encerando a programação do GP Nacional IAME/RBC, a Sudam tomou a pista com a corrida mais esperada do dia. A classe mais veloz da competição trouxe à pista experientes nomes do kartismo e algumas esperanças do esporte para os próximos anos. O carioca André Nicastro partiu da ponta, mas, após um toque na primeira curva, caiu para a quinta posição. Sérgio Sette Câmara (MG), em manobra espetacular, conseguiu assumir a liderança. Ainda na primeira volta, porém, o piloto acabou sendo envolvido em um acidente e abandonou a prova. Muito veloz Nicastro não demorou à voltar a liderança, muito pressionado por Matheus Leist (RS), que vinha em segundo. Nitidamente mais veloz Leist analisou a trajetória do concorrente por cerca de dez voltas e, em manobra que não deu chances de recuperação à Nicastro, assumiu a liderança. Daí por diante ele abriu certa vantagem e seguiu sem ameaças até ao título. Nicastro chegou em segundo e Pedro Piquet (DF) em terceiro. Com o título, Leist garantiu o terceiro kit do Mundial X30 World e um dia de testes com a equipe Cesário F-3. Nicastro ganhou um carburador Botto R-10.

"Estamos muito felizes com a realização deste terceiro GP Nacional. Conseguimos o apoio de grandes instituições como o Governo de Minas e do Banco Mercantil, além de uma premiação formidável para todas as categorias. Os pilotos acreditaram em nosso evento e, com isso, tivemos o recorde de 104 inscrições. Agradecemos aos apoiadores, oficiais e a todos pela confiança e empenho. Os esperamos novamente para a Copa Brasil, em outubro, aqui mesmo no RBC Racing", comentou Rafael Cançado, diretor do kartódromo.

O GP Nacional foi uma realização da RBC Preparações e da Federação Mineira de Automobilismo e contou com o patrocínio da IAME. Apoiaram o evento o Governo do Estado de Minas Gerais, Banco Mercantil do Brasil, MG Tires, Birel Sudam, CRG, Mini, Techspeed, Thunder, Mega Kart, Cesário Fórmula, Honda Produtos de Força, Botto Auto Gear e CBA. Na parte de logística o evento contou com a parceria da 4 BTS e do hotel Dom Otto.

  • 28/05/2013 19:38 Marcos Coletta

    Sres Erno e Flávio , Boa Noite !
    Sou grande admirador do trabalho de ambos em pro ao Kart . Porém creio que seria melhor vocês explicarem os motivos das três ¨desclassificações¨ , pois muitos que no GP não estavam e não conhecem a verdade dos fatos podem achar que as tais ¨desclassificações ¨ sejam sinônimo de picaretagem e isso é muito ruim para a imagem e moral das pessoas envolvidas .
    Creio ainda que a notícia nesses casos deve ser claras e precisas para que não haja abalo ao moral das pessoas .
    Abçs !

  • 28/05/2013 21:33 Fábio Abreu

    Boa noite Erno
    como disse o Marcos além de ilustrar melhor os fatos referentes as desclassificações, também devira constar que determinados competidores foram desclassificados 2 vezes.
    abraços