No último sábado (25) o Kartódromo RBC Racing, na cidade de Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu as provas finais do III GP Nacional IAME/RBC. A categoria Sprinter, destinada a pilotos das classes Júnior e Novatos, teve como campeão o piloto Gabriel Leão Almeida, de Unaí (MG).
Atualmente com 14 anos, Gabriel compete desde os oito anos de idade. Residente na região oeste do estado de Minas Gerais, na cidade de Unaí, o piloto desenvolveu sua carreira quase que completamente na Centro-Oeste do país. Dentre provas em Goiânia (GO), Brasília (DF), Itumbiara (GO) e Palmas (TO), ele se desenvolveu bastante como piloto e teve como pontos altos de sua carreira a conquista do Centro-Oeste e Goiano em 2011 e 2012. Outro resultado muito comemorado foi a quarta posição no Brasileiro de 2008, quando ainda disputava as provas da categoria Cadete.
Gabriel, que atualmente cursa a primeira série do Ensino Médio, chegou ao GP Nacional realmente para buscar o título. Neste espírito, ele esteve rápido desde o primeiro dia de atividades, dedicado completamente aos treinos livres, e terminou a terceira e última sessão como o mais veloz ao registrar o tempo de 54s537.
No dia seguinte o piloto voltou à pista para a tomada de tempos e, na sequência, as duas corridas classificatórias. Na sessão classificatória a aderência da pista tinha mudado bastante em relação ao dia anterior. Os tempos pioraram quase um segundo e Leão não conseguiu se adaptar muito bem, registrando apenas o sétimo lugar para a primeira classificatória. Na corrida, após receber um toque, o jovem de Unaí caiu para a última posição do pelotão. Determinado, porém, ele conseguiu superar vários concorrentes para receber a bandeirada em sétimo. Na segunda bateria, ainda na sexta, Gabriel conseguiu recuperar mais uma posição e finalizou as 15 voltas em sexto. Com nove pontos conquistados, ele seguiu para a final com o quinto lugar do grid, abrindo a terceira fila.
Após uma boa largada, ainda na primeira curva, Gabriel recebeu um toque na traseira de seu kart, rodou e caiu para a última posição novamente. Determinado e literalmente "com a faca nos dentes", o piloto começou sua corrida de recuperação. Imprimindo um ritmo impressionante, ele não demorou a chegar novamente ao pelotão e começar a sua recuperação. Com ultrapassagens arrojadas, mas principalmente leais, o piloto superou nove concorrentes e recebeu a bandeirada na quarta posição.
Gabriel registrou ainda a volta mais rápida da corrida com o tempo de 54s479. Contudo, após a vistoria técnica, os três primeiros colocados foram desclassificados por irregularidades em seus equipamentos, deixando, desta maneira, Leão com o título de campeão. Além da conquista, o piloto garantiu também o direito de disputar o Campeonato Mundial X30 World, na França, com todas as despesas pagas pela IAME e MG Tires.
"Estou realmente muito feliz. Na largada da final tomei um toque e caí para último. Acreditei em mim e no equipamento, me mantive sem desistir até o final e terminei em quarto após muita luta. Independente dos outros, o meu equipamento estava todo certo e só tenho a agradecer ao meu preparador Chitão pelo excelente equipamento que me deu. Não acho de forma alguma que o título caiu em meu colo. Desde o treino livre eu estive sempre entre os mais rápidos. Estou muito feliz e quero representar a nossa bandeira com todo o orgulho no Mundial da França. Aproveito para parabenizar a todos os organizadores pelo altíssimo nível do campeonato em termos de organização e competitividade, sinceramente um dos mais difíceis do país", finalizou o jovem de 14 anos.