Na próxima semana, entre os dias 22 e 26 de fevereiro, a Grande BH se tornará a capital do kartismo no Brasil. Neste período o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, sediará o GP Nacional de Kart 2011.
O evento contará com a participação de pilotos das cinco regiões do país e contemplará todas as classes existentes no kartismo. Poderão participar pilotos a partir de seis anos de idade, que se enquadram na classe Mirim, até os que têm 40 anos ou mais, que competirão na Super Master.
A programação do evento terá início na terça-feira, dia 22, com o sorteio de pneus e motores para todas as classes. Também neste dia as equipes deverão lacrar os chassis que serão utilizados na prova. Na quarta e na quinta-feira os pilotos poderão participar dos treinos livres sendo que na quinta também acontecerá a tomada de tempos que definirá o grid de largada para a corrida Pré-Final, que será disputada na sexta-feira. Finalmente no sábado (26) acontecerá a corrida final em que seus vencedores serão os campeões em suas respectivas categorias.
Completando 50 anos de fundação em 2011, a Federação Mineira de Automobilismo - FMA está à frente da organização da prova. Junto com o Serra Verde Kart Clube, entidade que mantém o Kartódromo RBC Racing, a FMA promete realizar um grande evento que servirá como preparação para o Campeonato Brasileiro, que será disputado na mesma pista, no final de julho.
“O GP Nacional de Kart abrirá as competições de grande representatividade para o esporte que marcarão as comemorações dos 50 anos da FMA. Nós criamos um selo comemorativo que será afixado em todos os veículos que competirem em Minas Gerais neste ano. Estamos elaborando uma grande agenda de eventos onde o kart, certamente, terá papel de destaque com as provas do GP Nacional e Campeonato Brasileiro”, explicou Pedro Sereno, presidente da FMA.
Corrida de mecânicos será atração à parte
A base da mão de obra em todas as modalidades do automobilismo são os mecânicos. Os “mecas”, como normalmente são conhecidos, são as principais pessoas no box. Sem eles os veículos nem mesmo entrariam na pista.
Pela primeira vez em uma competição do kartismo nacional estes imprescindíveis profissionais serão lembrados de uma forma que, certamente, se sentirão muito felizes: eles se tornarão pilotos!
O RBC Racing irá promover no início da noite de sexta-feira, dia 25, uma competição com alguns mecânicos que estiverem trabalhando na prova. Cada equipe poderá inscrever até dois profissionais. Na tarde da sexta-feira será feito um levantamento do número de inscritos. As vagas estão limitadas a 27 karts amadores e, caso o número de interessados ultrapasse esta quantidade, haverá um sorteio até preencher todas as vagas. A organização do GP Nacional oferecerá troféus aos três primeiros colocados nesta corrida.
“Os mecânicos formam a base da estrutura de uma equipe. Sem eles o esporte não aconteceria e, quase nunca, são lembrados. Assim, como temos aqui toda a estrutura para a prática do kartismo amador, resolvemos inovar e iremos oferecer para eles um dia de inversão de papéis. Acho que será uma brincadeira legal e uma forma de homenagearmos estes profissionais tão importantes para nosso esporte”, explicou Rafael Cançado, diretor do Kartódromo RBC Racing.
O regulamento geral da competição, seus adendos assim como os horários oficiais já estão disponíveis para consulta e download no site da RBC Preparações através do endereço www.rbcpreparacoes.com.br, ou no próprio site da Federação Mineira de Automobilismo - FMA - www.fma.com.br.